Casa da Moeda é incluída no Programa Nacional de Desestatização

Por decreto do presidente Jair Bolsonaro, nesta terça-feira (15), publicado no Diário Oficial da União (DOU), a Casa da Moeda do Brasil foi qualificada para o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e incluída no Programa Nacional de Desestatização (PND).

O decreto atribui ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a responsabilidade pela execução e acompanhamento dos processos que são fundamentais para a desestatização da Casa da Moeda.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Em agosto, o governo já havia colocado a Casa da Moeda na lista de estatais que seriam privatizadas.

Casa da Moeda

Fundada em 1694, a empresa estatal atua na fabricação de cédulas e moedas do Brasil, além fornecer outros serviços como a confecção de passaportes. O pacote do PPI conta com 17 empresas estatais anunciadas pelo Governo Federal. Entre as mais conhecidas estão:

  • Correios
  • CBTU
  • Eletrobras
  • Codesp
  • Dataprev
  • Telebras

Em 2017, no governo do então presidente Michel Temer, o Conselho do PPI chegou a recomendar a privatização da Casa. A instituição tem seu capital totalmente atribuído a União.

Veja também: Vendas no varejo crescem 3,6% em setembro, aponta Cielo

Temer afirmava que a empresa gerava muitos prejuízos. A companhia é responsável por fabricar o dinheiro que circula no País.

Contratação de especialista em criptomoedas

Na última semana, o Conselho de Administração da Casa da Moeda fez uma nova contratação. Fernando Loureiro Ulrich, economista-chefe da XDEX, plataforma especializada em criptomoedas, como o Bitcoin, criada por sócios da XP Investimentos, foi indicado para fazer parte da instituição estatal. O economista integra o Conselho de Administração (CONSAD) da estatal.

Veja também: PagSeguro fará novo follow-on; ações apresentam queda em Nova York

Ulrich tem mais de 17 anos de experiência em finanças corporativas. O novo integrante da Casa da Moeda é graduado em Administração de Empresas pela PUC-RS e possui o Mestrado em Economia da Escola Austríaca pela Universidade Rey Juan Carlos, localizada em Madri.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião