Cade aprova venda da fatia da CaixaPar no Banco Pan (BPAN4) para BTG (BPAC11)

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a compra das ações ordinárias da CaixaPar no Banco Pan (BPAN4) pelo Banco Sistema, uma subsidiária integral do BTG Pactual (BPAC11). A decisão está publicada no Diário Oficial da União (DOU).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Antes da operação, o capital votante do Banco Pan estava dividido entre BTG Pactual (50,8%) e CaixaPar (49,2%). Depois da transferência das ações, o BTG Pactual terá 50,8% e o Banco Sistema deterá 49,2% do capital votante.

O negócio conclui, portanto, o processo de desinvestimento da participação da Caixa no Banco Pan, e, com isso, o BTG Pactual consolida o controle acionário da instituição.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O acordo foi anunciado pela Caixa e pelo BTG no início do mês passado, no valor aproximado de R$ 3,7 bilhões.

Pela operação, o BTG adquire a totalidade das ações ordinárias do banco em poder do banco estatal, um equivalente a 26,8% do capital social da empresa.

Ministério Público pede suspensão de venda do Banco Pan  para BTG

No início de abril, o Ministério Público Federal (MPF) pediu, ao Tribunal de Contas da União (TCU) a suspensão da venda do Banco Pan  ao BTG Pactual pela Caixa Econômica Federal, segundo informações do Valor Econômico.

O banco público detém 26,8% do capital social da instituição negociada através da sua subsidiária Caixa Participações.

O subprocurador Lucas Furtado, que entrou com a medida cautelar no TCU no último dia 8, utilizou como base para a sua argumentação contra a venda do Banco Pan a Ação Direta de Inconstitucionalidade 5.624, que estabelece que é necessária lei específica para a criação de empresas estatais e também para as suas privatizações ou extinções.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“Se a Constituição garantiu ao Poder Legislativo a criação de empresas estatais, entendo que o Poder Executivo não poderia alienar empresas sem que o Poder Legislativo referendasse a decisão, motivo pelo qual preocupa-me a continuidade da privatização da Caixa Econômica Federal sob os efeitos de uma medida provisória”, afirma no documento.

A área técnica do TCU optou por indeferir a medida cautelar contra venda do Banco Pan para o BTG Pactual.

Com informações do Estadão Conteúdo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião