Cade aprova parceria de Klabin (KLBN11) e Timber em Santa Catarina

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a associação da Klabin (KLBN11) com a Timber XXI para a constituição de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) com objetivo principal de explorar a atividade florestal no estado de Santa Catarina. A decisão está publicada no Diário Oficial da União (DOU).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no mês passado, a Klabin informou que a contribuição da empresa para a formação do patrimônio da SPE se dará por meio do aporte de cerca de 9,7 mil hectares de florestas plantadas. A Timber, por sua vez, contribuirá com o montante de até R$ 500 milhões em caixa, parte no fechamento da operação e o restante em até 3 anos.

Os recursos aportados na SPE serão utilizados para aquisições e arrendamentos de cerca de 19,5 mil hectares de efetivo plantio, bem como o financiamento do plantio, substancialmente de Pinus, dessas áreas.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“Como justificativa para realização do negócio, as requerentes indicaram que, para a Klabin, a Operação tem como objetivo assegurar, no longo prazo, o abastecimento de madeira para suas fábricas de celulose e papel, localizadas no estado de Santa Catarina, cuja expectativa é de aumento de demanda nos próximos anos”, cita parecer do Cade.

Já para a Timber XXI, a operação representaria, segundo o órgão, uma boa oportunidade para ampliar seu portfólio de investimentos no ramo de ativos florestais, em uma região com crescente demanda de madeira proveniente de florestas plantadas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

XP Investimentos definiu expansão como positiva

A XP Investimentos vê movimentação da Klabin como positiva, permitindo a expansão e combinação de esforços da companhia no estado, onde já atua no Alto Vale do Itajaí e no Planalto Catarinense.

Com isso, na época do anúncio, os analistas da corretora Yuri Pereira e Thales Carmo mantiveram a recomendação para as ações unitárias da Klabin em compra e o preço-alvo em R$ 32.

(Com Estadão Conteúdo)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião