Bolsas mundiais voltam a subir com perspectivas econômicas, de olho nos EUA

As bolsas mundiais operam em alta nesta sexta-feira (8), estimuladas pelas perspectivas econômicas norte-americanas. Os principais índices norte-americanos encerraram o pregão da última quinta-feira (7) em máximas históricas após uma queda inesperada no número de pedidos de seguro-desemprego.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Por volta das 07h35, o S&P 500 futuro subia 0,32%, para 3.807,62 pontos. A Nasdaq, por sua vez, tinha uma alta de 0,40%, para 12.979,88 pontos. As bolsas mundiais viram com bons olhos a leve queda no número de pedidos-desemprego, contrariando Wall Street. O número total de pessoas recebendo benefícios também diminuiu.

O mercado estava atento à uma possível alta do número de pedidos em função da força da segunda onda da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) nos Estados Unidos, que tem registrado recordes de mortes diárias e contaminações, o que pressupõe o fechamento da economia para contenção da disseminação da doença.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A confirmação da vitória de Joe Biden como presidente eleito — embora tenha vindo junto a um caos político em Washington causado por protestantes pró-Donald Trump –, também traz certa expectativa nos investidores quanto a novos pacotes de estímulos financeiros.

Os gastos governamentais podem voltar a curso pois o Partido Democrata, favorável a estímulos a famílias e empresas, dominou o Congresso norte-americano.

Na última quinta, o Credit Suisse elevou a sua projeção para o S&P 500 neste ano, de 4.050 pontos para 4.200 pontos, destacando que os democratas assumindo o controle do Senado abrem caminho para o presidente eleito implementar sua agenda de forma mais ampla — o que significa mais dinheiro na mão da população.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Além disso, o Federal Reserve (Fed), Banco Central estadunidense, disse que os juros devem continuar perto de zero até ao menos 2024, o que impulsiona os investidores a tomarem mais risco.

No que se refere às commodities, o barril de petróleo Brent opera em alta no mercado futuro, com avanço de 0,94%, a US$ 54,89. O minério de ferro voltou a subir na Bolsa de Dalian, na China, cotado a 1.067,50 iuanes por tonelada, equivalente a US$ 165,14.

Desempenho das bolsas mundiais

Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 7h55:

As bolsas mundiais e os mercados futuros, que tem registrado máximas históricas, demonstram certo otimismo com o avanço das vacinas que combatam o coronavírus. A espera por um medicamento sustenta a esperança dos investidores, que projetam a volta da normalidade na atividade econômica em todo o mundo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião