Juros devem permanecer próximos a zero até 2024, diz Fed

O presidente da distrital de Chicago do Federal Reserve (Fed), Charles Evans, afirmou nesta quinta-feira (7) que o banco central dos Estados Unidos provavelmente vai manter as taxas de juros próximas a zero até 2024. As informações são da agência Reuters.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

“Com a continuidade da melhoria do mercado de trabalho, o desemprego recuando para 4% e com sorte abaixo disso, provavelmente vamos até 2024 antes de vermos as taxas de juros começarem a subir”, declarou Evans em reunião online realizada pela Wisconsin Bankers Association e Indiana Bankers Association.

A ideia é dar tempo para que a inflação volte ao patamar de 2%. “Podemos começar a aumentar suavemente as taxas de juros enquanto o instrumento ainda será acomodatício, a fim de alcançar esse avanço e uma média de 2% (de inflação)”, salientou o presidente da unidade distrital de Chicago.

Na ata da autoridade monetária norte-americana, divulgada na última quarta-feira (6), os dirigentes do Fed reafirmaram seu compromisso de manter uma política monetária “acomodatícia”, até que a meta de inflação nos Estados Unidos seja alcançada.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Segundo eles, a demanda mais fraca e a queda nos preços do petróleo têm contido a inflação ao consumidor. O BC americano atualizou para “levemente em baixa” sua projeção para a inflação em 2020.

Fed sobre alta de juros

Os dirigentes do Federal Reserve afirmam que o mercado “consolidou a expectativa” de que a próxima alta de juros nos Estados Unidos ocorrerá “por volta do primeiro semestre de 2024”.

Eles reafirmaram sua promessa de manter uma política monetária acomodatícia, diante de uma recuperação incompleta da economia e de riscos importantes, por causa da pandemia da covid-19.

Para os dirigentes, as condições no mercado financeiro estão acomodatícias agora, em parte como reflexo das medidas para apoiar a economia e o fluxo de crédito das empresas e famílias dos EUA.

O Fed ainda comenta que seu programa de swap tem contribuído para o bom funcionamento do mercado de Treasuries, bem como para a melhora do mercado global de dólares. No encontro, o BC aponta que seria estendido um acordo de swap cambial do Fed, para apoiar a liquidez.

Pequenas e grandes empresas

Ainda de acordo com a ata, os dirigentes do Fed também avaliam que a recuperação econômica tem sido desigual entre empresas e setores nos Estados Unidos.

Algumas áreas, como bens duráveis e habitação, relatam progressos, mas outros negócios, especialmente aqueles ligados às indústrias de lazer, viagens e hospitalidade, seguem encontrando mais dificuldades. Além disso, nestes casos, seus problemas estão se intensificando por causa do ressurgimento da covid-19.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Outra desigualdade está no fato de que, enquanto as empresas maiores foram geralmente vistas como se recuperando “razoavelmente bem”, as condições permaneceram preocupantes para os pequenas negócios, que enfrentam condições financeiras mais restritas. Vários dirigentes notaram que muitas pequenas empresas estavam em posições “especialmente vulneráveis”, e que mais apoio fiscal ajudaria a resistirem ao aumento contínuo da pandemia, especialmente nos próximos meses.

O Fed observou que acontecimentos positivos relativos à vacina poderiam apoiar ainda mais investimento empresarial, ajudando a reduzir o estresse em indústrias sensíveis à pandemia e aumentando a confiança.

(Com informações do Estadão Conteúdo)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião