Grana na conta

Black Friday: funcionários da Amazon (AMZO34) são convocados para greve em escala global

Funcionários de sites da Amazon (AMZO34) em todo o mundo foram convocados para uma greve nesta sexta (25), data em que é realizada a Black Friday, um dos dias mais movimentados de compras do ano. Esse movimento foi planejado em mais de 30 países, incluindo Estados Unidos, França e Alemanha.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-3.png

Segundo informações da Reuters, o movimento Make Amazon Pay (Faça a Amazon Pagar) protesta por melhores salários na companhia.

Na Alemanha, o sindicato Verdi afirmou que foram planejadas paralisações em dez centros de atendimento. A associação sindical solicita que a gigante do e-commerce reconheça os acordos coletivos de trabalho para o setor de varejo e comércio por correspondência. Além disso, eles pedem um novo acordo coletivo por melhores condições de trabalho.

“Esta é a primeira vez que a Amazon tem um dia de greve internacional. Isso é muito importante, porque uma grande corporação global como a Amazon não pode ser confrontada local, regional ou nacionalmente sozinha”, destacou Monika Di Silvestre, representante do sindicato para os trabalhadores da Amazon.

Na França, oito depósitos registraram paralisações. No entanto, dirigentes sindicais locais afirmaram que não esperam um alto engajamento no protesto, devido ao aumento do custo de vida no país, o que leva os colaboradores a realizarem horas extras.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240.jpg

O que diz a Amazon?

Em comunicado, um porta-voz da empresa na Alemanha afirmou que a Amazon “oferece ótimos salários, benefícios e oportunidades de desenvolvimento, tudo em um ambiente de trabalho atraente e seguro”.

No posicionamento, o representante da companhia disse que houve um aumento salarial entre os funcionários de logística alemães em setembro.

Na manhã desta sexta, a companhia explicou que a maioria dos seus funcionários na Alemanha estão trabalhando normalmente nesta Black Friday, e que o movimento estava limitado a nove dos seus 20 centros de atendimento no país.

Procurada pela Suno Notícias, a Amazon não respondeu aos questionamentos se a greve atingiu a sua operação brasileira. Confira o posicionamento na íntegra:

Estes grupos representam uma série de interesses e entendemos que, mesmo não sendo perfeitos, se olharmos objetivamente o que a Amazon tem feito nestas áreas, é evidente que levamos a sério nosso papel e impacto. Temos inovado e feito grandes investimentos em diversos setores.

Assumimos compromissos importantes quanto à mudança climática com a nossa meta de zerar as emissões de carbono até 2040; continuamos a oferecer salários benefícios e competitivos; e investimos em novas maneiras de preservar a segurança e a saúde de nossas equipes, para citar apenas alguns exemplos. Tudo isso pode ser comprovado em qualquer um de nossos Centros de Distribuição ou Estações de Entrega no Brasil e no Mundo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/07/1420x240-Minicurso-FIIS.png

Erick Matheus Nery

Compartilhe sua opinião