Acesso Rápido

    Custo de vida: entenda a sua importância e como calcular esse índice

    Custo de vida: entenda a sua importância e como calcular esse índice

    O tema custo de vida é bastante comentado no Brasil, principalmente por conta da dificuldade que o brasileiro médio tem em conseguir arcar com todas as suas despesas e organizar suas finanças pessoais.

    O custo de vida pode variar muito de um local para o outro, sendo necessário ter isso em mente no orçamento familiar, ou seja, é algo que sempre deve ser calculado, sendo necessário um planejamento financeiro para evitar imprevistos.

    O que é Custo de vida?

    O custo de vida é a quantia necessária para sustentar certo nível de vida. Esse é um indicador muito usado para comparar o custo para viver em uma cidade em relação a uma outra localidade.

    Normalmente o custo de se viver em uma cidade está intimamente ligado a salários. Isso acontece porque os níveis salariais são medidos em relação às despesas necessárias para manter um padrão básico de vida.

    Como funciona o custo de vida?

    Geralmente quando uma localidade é muito cara de se viver, esse fator exerce uma influencia bastante significativa sobre o acúmulo de riqueza pessoal. Isso acontece porque um salário menor pode apresentar um poder de compra maior em uma cidade onde não custa muito para sobreviver.

    O custo de vida no Brasil é algo bastante comentado, principalmente por conta da dificuldade que o brasileiro médio tem em conseguir arcar com todas as suas despesas.

    Além disso, é preciso estar ciente que, normalmente, o custo de se viver em uma cidade está intimamente ligado a salários mínimo. Uma vez que os níveis salariais são medidos em relação às despesas necessárias para manter um padrão básico de vida, entende-se por que isso acontece.

    Por fim, quando uma localidade tem um custo de vida alto, esse fator exerce uma influência bastante significativa sobre o acúmulo de riqueza pessoal. Isso acontece porque um salário menor pode apresentar um poder de compra maior em uma cidade onde não custa muito para sobreviver.

    Como calcular o custo de vida?

    Primeiramente, um método bastante prático de medir esse indicador é calculando o índice de custo de vida. Esse índice funciona comparando o quão caro é viver em uma cidade em comparação com outra.

    Além disso, o índice introduz as despesas de vários dos componentes que abrangem as necessidades humanas mais básicas.

    Desse modo, para os que se interessam em calcular custo de vida de uma determinada cidade, basta procurar pelo índice da respectiva cidade.

    No entanto, é preciso notar que esse índice não é tão facilmente calculado, pois ele considera preços de itens básicos e despesas fixas, tais como: alimentação, roupas, transporte, moradia, cuidados pessoais e entretenimento.

    Por fim, é possível encontrar e comparar esse índice nas maiores metrópoles do planeta, tais como Nova York, Tóquio, Londres e muitas outras.

    Como é o custo de vida no Brasil?

    As cidades com maior custo de vida no Brasil são:

    • Rio de Janeiro;
    • São Paulo;
    • Brasília;
    • Porto Alegre;
    • Salvador.

    1. Rio de Janeiro

    De fato, a capital carioca, apesar de estar sofrendo bastante crises, ainda apresenta o maior custo parar morar no país.

    Sendo assim, muito disso se deve a sua beleza natural e ao seu clima favorável à atração de turistas, pois é uma cidade de natureza histórica.

    2. São Paulo

    Por outro lado, a maior cidade da América Latina também não costuma ser fácil para a maioria dos seus moradores. Portanto, São Paulo é a segunda cidade mais cara de se viver no país.

    3. Brasília

    Além disso, a capital do Brasil é conhecida por ter um alto custo de vida. De fato, Brasília é uma cidade bastante cara, muito por conta da quantidade de funcionários e órgãos públicos lotados nessa localidade (o que pode gerar altos gastos e dívida pública para o governo).

    4. Porto Alegre

    Por outro lado, a capital do Rio Grande do Sul é uma das cidades com o transporte e moradia mais custosos do país.

    5. Salvador

    Por fim, a capital da Bahia, apesar de não apresentar uma elevada qualidade de vida para a média de sua população, ainda assim se firma como a 5° cidade mais cara de se viver no Brasil.

    Qual é a importância do custo de vida?

    Uma vez que essa métrica está diretamente relacionado com o modo de viver de uma pessoa, entende-se a sua importância.

    Por exemplo: quando alguém decide se mudar para outra cidade, é preciso verificar se esses valores cabem no orçamento total.

    Por outro lado, não considerar esse fator pode acabar estragando planos profissionais, fazendo com que a pessoa tenha que voltar para sua cidade de origem.

    Ainda que a pessoa deseje apenas tirar um período de férias, é preciso estar ciente da variação nesses valores, que pode acabar sendo muito grande.

    Sendo assim, com a devida noção da importância do custo de vida, é possível estar preparado quanto aos gastos que surgem ao viver em uma cidade.

    Ainda possui dúvidas sobre o custo de vida? Comente abaixo!

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *