Azul: Airbus atrasa entrega de 1º jato A330-900neo

A Airbus irá adiar a entrega de aeronaves do modelo A330-900neo. Nesta terça-feira (30), a Azul cancelou o evento de entrega dos aviões por conta do atraso, que seria entregue em uma cerimônia na fábrica da Airbus, em Toulose, na França.

Em 2017, a Azul encomendou cinco unidades do A330-900neo. A capacidade do modelo é de 298 passageiros, 27 a mais que o A300 utilizados pela companhia aérea.

Saiba mais: Azul desiste de oferta pela Avianca e acusa Gol e Latam de evitar concorrência

A previsão era que os modelos fossem entregues no último trimestre do ano passado. Assim, a Azul se tornaria uma das primeiras companhias aéreas do mundo a possuir a aeronave na frota. Além disso, a empresa não informou detalhes técnicos para o adiamento da entrega.

Inseridos na estratégia de expansão da empresa, o A330-900neo seria importante para aumentar a malha internacional da companhia nos Estados Unidos e na Europa. O modelo possui um consumo de combustíveis por assento 14% menor do que as atuais aeronaves. De acordo com a empresa, o avião permitirá “explorar possíveis novos destinos”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Azul e Avianca

Com o objetivo de alavancar ainda mais o crescimento da companhia, a Azul considerou comprar as operações da Avianca, que passa por uma recuperação judicial. Porém, a empresa retirou a oferta. A companhia aérea acusou as rivais do setor, Gol e Latam, de agirem para evitar a concorrência na ponte aérea São Paulo-Rio de Janeiro.

Saiba mais: Presidente da Azul critica plano que divide Avianca

A decisão acaba com um acordo de US$ 105 milhões feito pela Azul para compra de ativos da Avianca. Logo depois do acordo não vinculante, as duas principais rivais anunciaram ofertas de US$ 70 milhões pelos ativos. Para o CEO da Azul, John Rodgerson, a atuação protecionista das companhias aéreas causa prejuízos ao consumidor que precisa viajar do trecho que parte de Congonhas para o Rio de Janeiro.

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião