Veja 10 ações queridinhas dos gestores, segundo a Suno Asset

O ano é turbulento, repleto de indefinições e volatilidade. Motivos como a guerra entre Rússia e Ucrânia, alta da inflação global e a escalada da taxa básica de juros levam os investidores a procurar as melhores opções para investir na bolsa de valores. Com tantas incertezas internas e externas em 2022, o brasileiro tem deixado ações de lado e procurado refúgio em renda fixa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

O último dado divulgado pela B3 (B3SA3) aponta que o volume financeiro médio diário de negociações no segmento ações recuou 12,6% no período, em comparação com março do ano passado. Já as emissões de renda fixa avançaram 28%.

Mas a gestora da Suno Asset ainda vê boas oportunidades no mercado acionário e por esse motivo listou 10 ações queridinhas dos gestores.

Veja as 10 ações queridinhas dos gestores da Suno Asset

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Banco do Brasil

Um dos maiores bancos do país, o Banco do Brasil atua em todo o território nacional, com mais de 78 milhões de clientes.

São 3 as principais linhas de negócio:

  • crédito
  • investimentos (asset e investment banking)
  • serviços e seguros, tendo avançado nas 3 frentes em resultados nos últimos anos.

Segundo o Analista de Equities da Suno Asset, Leonardo Souto, a instituição financeira possui o melhor índice de eficiência em custos da indústria, além de um índice de cobertura da carteira de crédito bem confortável.

“A asset do BB é uma das que mais crescem no país, além de avançar ano após ano no lançamento e expansão de sua linha de serviços e seguros. Apesar de tudo isso, negocia hoje com desconto em relação aos seus pares, com uma projeção de valor de apenas 4x P/L e 0,7x P/VP para o ano de 2022. É também um grande pagador de dividendos, tendo um DY estimado em 2022 próximo a 10%”, disse Souto.

Alibaba

A gigante de e-commerce chinesa fundada por Jack Ma é uma das maiores empresas de varejo e tecnologia do mundo. Conta hoje com mais de 800 milhões de consumidores anuais ativos no segmento de varejo na China, mais 200 milhões de consumidores anuais ativos internacionais.

A Alibaba divide-se em 4 grandes ramos de atuação:

  • varejo,
  • computação em nuvem,
  • mídia digital e entretenimento
  • iniciativa de inovação e outros.

Além do grande segmento de varejo, que corresponde hoje por cerca de 80% da receita, a companhia vem avançando nas outras linhas de negócio: tem o 4° maior serviço de computação em nuvem do mundo, e a expande as frentes de mídia e entretenimento e de produtos e serviços no ramo de inovação.

“Considerando apenas o resultado do segmento de varejo China, a empresa negocia hoje a 8x EV/EBITDA. Ao preço atual da empresa em bolsa, leva-se a operação de varejo da China de Alibaba por apenas 8x o EBITDA gerado em 2021, além do restante de todas as outras linhas de negócio de graça. Consideramos uma grande barganha atualmente.”

Braskem

A gigante do ramo petroquímico atua na fabricação de resinas, mais especificamente de polipropileno (PP), polietileno (PE) e cloreto de polivinila (PVC), todos insumos-base para a indústria de fabricação de plástico.

Entre os destaques de empresas, o balanço da Braskem
Braskem. Foto: Divulgação

Possui plantas no Brasil, México e Estados Unidos. Em 2020 e 2021, devido ao aumento dos spreads petroquímicos (o valor dos insumos utilizados pela Braskem em seu processo produtivo ficou muito barato em relação ao valor final das resinas vendidas por ela no mercado), a companhia foi capaz de gerar um fluxo de caixa muito grande, que auxiliou na redução do endividamento e na distribuição de grandes dividendos.

“Mesmo com a redução desses spreads para os próximos anos, ainda temos uma companhia sendo negociada com desconto em relação aos pares, com um valuation projetado de 3,5 EV/EBITDA para 2022, além de um DY (dividend yield) de 13%”, comenta Souto.

Facebook

O Facebook é uma das maiores empresas de tecnologia, mídias e redes sociais do mundo. Fundada por Mark Zuckerberg, concentra hoje mais de 3,6 bilhões de usuários mensais ativos em todas as suas plataformas.

É primariamente uma empresa de ads, já que possui 97% da sua receita proveniente dessa linha de negócios. É uma das empresas que mais investem em P&D no mundo em relação à receita líquida, com projetos de desenvolvimento de novas tecnologias, como o metaverso, projetos em realidade virtual, desenvolvimento do reels, entre outros.

“Possui diversas vantagens competitivas, como efeitos de rede, além de um excelente management e capacidade comprovada de execução de projetos. Negocia hoje a 14x P/L e 7% fluxo de caixa livre/ EV, no que consideramos um preço bem atrativo. É a mais barata das FAANGs (Facebook, Apple, Amazon, Netflix e Google).”

G2D Investimentos

A G2D é uma holding de venture capital. A companhia atua investindo em empresas menores, de capital fechado, com grande potencial de crescimento e consolidação de seus mercados.

Entre as investidas pela G2D estão:

  • Mercado Bitcoin, grande player do setor de criptomoedas no Brasil
  • The Craftory, que busca investir globalmente em empresas e marcas inovadoras de bens de consumo que tenham uma causa grande, além de impacto social e ambiental positivo
  • CERC, fornecedora de infraestrutura para os mercados financeiros de crédito, oferecendo serviços de validação, registro e compensação de recebíveis
  • Quero Educação, que opera um marketplace que conecta estudantes com escolas no Brasil

“O investimento nas ações da G2D proporciona acesso em bolsa ao mercado de private equity/venture capital no Brasil, restrito a poucos investidores institucionais ou profissionais. Com isso, é possível diversificar o portfólio em outras estratégias.”

Souto analisa que a empresa negocia hoje a 0,4x P/NAV (ou preço dividido pelo net asset value, que é a soma das participações detidas pela G2D em suas investidas), o que pode representar um grande potencial de valorização para os próximos anos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Grupo Mateus

O Grupo Mateus é uma varejista que atua nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, com lojas físicas nos formatos de atacarejo, atacado e varejo. O grupo conta hoje com mais de 200 lojas, além de 7 centros de distribuição. Para isso, dispõe de uma grande rede logística capaz de atender toda operação nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia.

Essa é, inclusive, uma das grandes vantagens competitivas da empresa:

  • atuação regional, que confere vantagem competitiva de nicho
  • enfoque logístico muito forte, que confere abertura de lojas em rotas e locais não explorados por concorrentes, consolidando o mercado nas regiões em que atua.

“Além disso, possui uma grande vantagem em preços, garantindo sua posição competitiva. Negocia hoje a aproximadamente 14x P/L, abaixo de pares de mercado, tendo um grande potencial de expansão na sua região de atuação, com vantagens competitivas fortes que sustentam o modelo de negócio.”

Petrobras

A Petrobras, uma dos maiores produtoras de petróleo e gás do mundo, trabalha principalmente na exploração e produção, refino, geração e comercialização de energia.

Petrobras (PETR4): CVM abrirá processo para investigar 'insider'
Petrobras (PETR4). Foto: Agência Petrobras

O analista comenta que, depois de passar por um período difícil e de resultados fracos nos últimos anos, tem se tornado uma nova companhia, reduzindo drasticamente sua alavancagem, desinvestindo sua operação de ativos non-core, com foco na exploração do pré-sal (com menor custo de extração e mais margem).

“Negocia hoje a 2,5x EV/EBITDA e possui um DY LTM de 17%. Possui uma grande geração de fluxo de caixa, que sustenta o grande pagamento de proventos realizado no último ano, e que tende a ser mantido para o próximo. Ao nível atual de preço, consideramos uma grande barganha”, diz Souto.

Irani

A Irani é uma das líderes no segmento de confecção de papelão ondulado, papel e resinas. Depois de uma aquisição mal executada no início da década de 2010, que alavancou a empresa e comprometeu seus resultados, um turnaround vem sendo executado de forma precisa pelo management nos últimos anos.

Após o desinvestimento de ativos de baixa performance, a realização de um re-IPO e investimentos na modernização e expansão de suas unidades fabris, vem reportando excelentes resultados, tendo diminuído o endividamento, com crescimento da receita e lucro.

Souto observa: “Possui diversas vantagens competitivas, como exposição a um setor resiliente que desempenha bem em diversos cenários, uma base de clientes pertencentes ao setor alimentício (também resilientes nos mais diversos cenários), além de unidades fabris e plantas estrategicamente localizadas, que garantem competitividade logística. Negocia com grande desconto em relação a pares domésticos e internacionais.”

Boa Safra

A Boa Safra Sementes é a maior produtora de sementes de soja do Brasil. Atua em um modelo asset light, em que licencia o material genético das sementes junto a químicas multinacionais, cultiva as sementes junto a produtores parceiros e as distribui prontas aos clientes (produtores de soja). Em função de seu processo, possui uma das sementes com maior taxa de germinação do mercado, superior a 94%.

Opera em um mercado muito pulverizado, em que, mesmo sendo líder, possui apenas 6% de market share.

“As ações possuem um grande potencial de consolidação do mercado, à medida em que expande suas operações pelo Brasil e evolui a logística de entregas aos seus clientes. Negocia a um P/L de 12x, atrativo para o potencial de crescimento da companhia”, lembra o analista da Suno.

Trisul

A Trisul é uma companhia que do setor de construção civil, concentrando suas operações na cidade de São Paulo.

Com a escalada dos juros e da inflação pelo mundo, o financiamento imobiliário tornou-se menos atrativo, fazendo com o que o mercado penalizasse as ações da companhia.

“Negocia hoje a 8x P/L 2022E, a um valor de ação de R$ 5,00 aproximadamente, muito inferior a seu valor de liquidação (empreendimentos + landbank), de R$ 7,81 por ação. Consideramos as ações uma grande barganha”, acrescenta Souto.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião