Acesso Rápido

    Índice de Eficiência: importante indicador para avaliar em um banco

    Índice de Eficiência: importante indicador para avaliar em um banco

    Avaliar como um banco utiliza seus recursos e os transforma em faturamento é essencial para conhecer a qualidade da sua operação. Para os analistas de investimentos e gestores da empresa, essa situação pode ser calculada por meio de um indicador: o índice de eficiência.

    O índice de eficiência é uma das principais informações para os bancos que pretendem abrir seu capital em uma Oferta Pública Inicial — ja que, por meio dele, o mercado consegue saber como a empresa utiliza seus efetivamente seu capital para investir na sua própria operação.

    O que é o índice de eficiência?

    O índice de eficiência é indicador que aponta quanto custo para o banco para gerar receita. Nesse caso, quanto menor for o índice de eficiência, melhor para a instituição.

    Esse indicador é uma importante ferramenta para os investidores avaliarem em quais bancos investir.  Além disso, o índice é capaz de comparar um banco com vários outros. Criando assim um dos principais parâmetros para avaliar o investimento na empresa.

    Minicurso: Valuation e Precificação de Ativos

    Inscreva-se no nosso minicurso gratuito de Valuation e aprenda os principais conceitos sobre como avaliar ativos e empresas do jeito certo!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    O que é a eficiência financeira de um banco?

    Eficiência financeira de um banco é quanto ele consegue gerar de receita com seus custos. É importante lembrar que para saber se um banco está mais o menos eficiente, é preciso analisar a evolução histórica do seu índice de eficiência.

    Por exemplo, se pegarmos uma banco X que teve uma receita de 50 mil reais, em determinado ano. Já no anos seguintes, a receita foi 75 mil reais e 100 mil reais. Se suas despesas permaneceram constantes, pode-se dizer que a empresa vem melhorando seu índice de eficiência.

    Como se calcula o índice de eficiência?

    índice de eficiência

    A fórmula do índice de eficiência é bem simples. É necessário apenas dois valores, as despesas e as receitas:

    • Índice de Eficiência= Despesas/Receitas;

    Retornando ao exemplo do banco X, suponha que as despesas nos últimos anos foram 15 mil, 25 mil e 53 mil reais. Assim, os índices dos três anos são: 30%, 33% e 53%. Desta forma é possível constatar que o índice de eficiência vem piorando.

    Em resumo, as despesas foram proporcionalmente maiores que a receita. Com base nos dados do exemplo, fica claro que o desempenho da empresa caiu nos dois últimos anos. Assim, o índice aponta para os investidores que pode haver mais risco nesse negócio.

    Por que a divulgação do índice de eficiência é tão importante?

    Os bancos divulgam o índice de Eficiência para informar os acionistas e também para atrair investimentos. O índice de eficiência dos bancos costumam ser índices entre 50% e 70%. Vale ressaltar que observar apenas esse dado ao realizar a analise de uma instituição financeira, pode não ser a melhor opção.

    Demonstrar um bom índice de eficiência ao longo dos anos é crucial para atrair capital. Além disso, o índice é uma ferramenta para analisar uma empresa que se pretende investir. Há outras ferramentas que ajudam a examinar a qualidade de um negócio. Acesse o nosso E-book gratuito “Contabilidade para investidores” e aprenda outras ferramentas que podem ajudar você antes de investir em alguma empresa.

    Foi possível saber mais sobre índice de eficiência? Deixe suas dúvidas nos comentários.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *