Acesso Rápido

    Tenbaggers: o que são e quais as características desse tipo de ação?

    Tenbaggers: o que são e quais as características desse tipo de ação?

    A maioria dos investidores busca aplicar estratégias para auferir ganhos de capital acima da média, nesse sentido, Peter Lynch criou um termo chamado Tenbagger.

    O termo Tenbaggers faz referência ao número 10, porque distingue ações que apreciaram ao menos 10 vezes o valor de compra inicial.

    O que é Tenbagger?

    O termo tenbagger foi cunhado pelo grande gestor de fundos, Peter Lynch, em seu livro “One Up On Wall Street”. Basicamente, Peter Lynch utilizou esse termo para se referir a ações que investiu que valorizaram ao menos 10 vezes o valor inicial de compra.

    No entanto, o termo atualmente é muito utilizado no mercado para se referir aos investimentos com grande potencial de rendimento, que podem se configurar como próximos tenbaggers, de fato.

    Como surgiu o termo Tenbaggers?

    Além de grande entusiasta do mercado financeiro e gestor de fundos, Peter Lynch é um grande fã de baseball.

    No esporte, “bag” é um termo coloquial para base. Então, tenbaggers representa dois “home runs” e um “duplo” que, traduzindo para os leigos no baseball, significa uma jogada de máxima efetividade.

    Quando era administrador do fundo Fidelity Magellan Fund, Lynch identificou e investiu em diversas ações tenbaggers.

    Em aproximadamente 13 anos de gestão de Peter Lynch, o fundo cresceu de U$18 milhões em ativos para U$19 bilhões, até a data da sua saída.

    Nesse período, o fundo registrou uma taxa de crescimento anual de 29,2%, um resultado impressionante para o mercado financeiro.

    Quais são as características das ações Tenbaggers?

    Para identificar e entender bem o que são “tenbaggers”, é interessante conhecer as principais características que marcam esse tipo de ação.

    Evidentemente, para se configurar como uma possível tenbagger, a companhia deve ter indicadores muito bons, que sinalizem um grande potencial de crescimento.

    Entre as principais características dos principais exemplos de ações tenbaggers apresentadas historicamente, estão:

    • Baixo endividamento;
    • Alto potencial de crescimento;
    • Forte geração de caixa e retorno para os investidores;
    • Atuação em um mercado em expansão.

    É preciso notar que nem toda tenbagger segue um padrão. No entanto, geralmente, são ações de empresas com grande potencial de mercado, porque estão em um mercado em crescimento.

    Como encontrar tenbaggers?

    Quando o investidor estiver procurando uma próxima tenbagger, é interessante considerar alguns tipos de situações.

    • Novas tecnologias;
    • Tendências sociais;
    • Investor interest;
    • Novos produtos.

    Novas tecnologias

    Novas tecnologias criam demandas e, em geral, novos mercados. Por isso, quem consegue identificar novas tecnologias muito úteis, pode ter resultados espetaculares.

    No entanto, não é toda tecnologia que se encaixa. A tecnologia que vale a pena investir precisa ter uma enorme base de usuários em potencial, ser facilmente adaptável por massas e ser algo que os usuários utilizem com recorrência.

    Tendências sociais

    Seguir tendência sociais é fundamental. Afinal, quanto mais as pessoas falam e utilizam determinado serviço ou produto, mais a companhia deve ser relevante para os investidores.

    Interesse do investidor

    É impossível saber todas as informações relevantes para todas as empresas com potencial de crescimento no mercado.

    Por isso, uma ótima estratégia para identificar tenbaggers é focar nas suas próprias áreas de interesse.

    Às vezes, investidores têm conhecimento mais aprofundado sobre um tipo de empresa ou mercado específico, o que pode tornar a identificação de próximas tenbaggers mais fácil.

    Novos produtos

    Assim como as novas tecnologias, empresas com novos produtos que se encaixam em novas grandes têndencias do mercado podem ter mais chance de se tornar tenbagger.

    É importante procurar por novos produtos que atendam às necessidades do mercado consumidor, criados por companhias com abilidade de produzir e ganhar mercado.

    Esse artigo te ajudou a entender o que é uma ação tenbagger? Deixe dúvidas e comentários no espaço abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *