Acesso Rápido

    Superávit Nominal: o que é? Qual a sua importância na economia?

    Superávit Nominal: o que é? Qual a sua importância na economia?

    Todo país possui um orçamento público que é composto por receitas e despesas. Nesse sentido, um dos conceitos utilizados pelo governo em relação as contas públicas é o superávit nominal.

    Assim como uma pessoa faz um planejamento financeiro para organizar os gastos e despesas, um país também precisa utilizar de cálculos e critérios para arrecadar impostos e controlar sua dívida pública. Assim, um dos conceitos analisados é o superávit nominal.

    O que é Superávit Nominal?

    Superávit nominal nada mais é que o resultado de todas as receitas subtraindo todas as despesas do país, incluindo juros e correção monetária.

    Ou seja, é uma das formas de calcular o superávit de um país, conceito essencial na economia.

    Como calcular o superávit de um país?

    O superávit nominal pode ser calculado pela seguinte equação:

    • SN = SP – (J + C)

    Onde:

    • SN: Superávit Nominal;
    • SP: Superávit Primário;
    • J: Juros;
    • C: Correção Monetária.

    Portanto, é possível ver que há uma diferença entre o primário e nominal. Enquanto o nominal subtrai também os juros e correção monetária, o primário somente subtrai as despesas do país.

    No meio desses dois há ainda o superávit operacional que subtrai apenas os juros do Superávit Primário. Portanto, a diferença entre o operacional e o nominal é que esse último considera também a correção monetária.

    Quando ocorre o superávit nominal?

    O superávit nominal ocorre quando o governo consegue arrecadar acima das despesas, dos juros e da correção monetária da dívida.

    Também colabora para isso o resultado da balança comercial, que é a diferença entre exportações e importações.

    Portanto, é o resultado mais completo das contas do país. Pois, ele mostra a real situação fiscal das contas públicas. Em outras palavras, ele mostra realmente se o governo tem condições de suportar as suas dívidas. 

    Quando o governo não consegue ter um SN, a dívida pública cresce. O crescimento dessa dívida pode ser suportado até um determinado ponto. Quando a dívida atinge um volume excepcionalmente alto, a possibilidade de uma moratória aumenta.

    Qual o impacto do superávit na economia?

    O superávit nominal é positivo para a economia, pois significa a arrecadação foi superior as despesas e juros da dívida. Desse modo, o governo pode pagar uma parte da dívida ou até reduzi-la substancialmente,

    Com redução das despesas com juros e correção monetária, o governo melhora ainda mais o seu resultado, criando assim uma situação fiscal favorável para investimentos privados.

    Por se tratar de receitas menos despesas, para melhorar o superávit é preciso que o governo corte gastos ou aumente a arrecadação. Além disso, é preciso criar medidas específicas para diminuir os juros e a correção monetária da dívida pública. 

    Por isso, é essencial estar atento a conjuntura econômica do país, incluindo as informações sobre a balança comercial e superávit.

    Foi possível entender o que é Superávit Nominal? Então deixe o seu comentário e compartilhe esta matéria com seus amigos nas redes sociais.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *