Acesso Rápido

    Startup: entenda o que é e como criar esse modelo de empresa

    Startup: entenda o que é e como criar esse modelo de empresa

    Uma empresa startup pode atuar nos mais variados segmentos como finanças, educação, saúde, bem-estar, tecnologia, dentre outros. Nesse sentido, existem diversas companhias listadas na bolsa de valores que eram startups e atualmente já são consideradas unicórnios.

    Porém, para a empresa ser classificada uma startup, é necessário apresentar algumas características específicas.

    O que é startup?

    Startup é uma empresa que desenvolve um produto ou serviço inovador com potencial de crescimento acelerado. Ou seja, apresenta um modelo de negócio escalável.

    Apesar de não ser necessariamente associada a negócios digitais, é mais comum encontrar startups nesse segmento, visto que diante do crescimento tecnológico, há mais chances de crescimento neste mercado.

    Uma startup funciona como qualquer outra empresa em fase inicial, porém elas oferecem um produto ou serviço com características totalmente inovadoras, além ter grandes experienciais de crescimento.

    Quais são as principais características das startups?

    Uma lean startup possui algumas características que as diferenciam das outras empresas existentes no mercado. Inclusive, uma das características essenciais de uma startup é a sua escalabilidade que é mais facilmente alcançada por meio da tecnologia.

    Nesse contexto, as principais características das ‘startups’ são:

    • Inovação;
    • Escalabilidade;
    • Flexibilidade.

    Inovação

    A criação de uma startup está associada a ter uma ideia inovadora. Ou seja, identificar uma oportunidade de mercado que possa ser suprida através de um produto ou serviço.

    A Inovação diz respeito a criar um produto ou serviço diferente dos que já existem no mercado. Ou seja, inovar é utilizar algo que já existe e desenvolver um diferencial, ao ponto de mudar o próprio funcionamento do mercado. Por exemplo, o Netflix revolucionou a forma que as pessoas consomem filmes e séries.

    Escalabilidade

    Outra característica de uma startup é ser escalável. Ou seja, ela precisa conseguir atingir o maior número de pessoas de maneira rápida e sem um custo muito elevado. Por exemplo: um banco digital pode conseguir conquistar muitos usuários rapidamente.

    Flexibilidade

    Uma startup por ser inovadora está inserida em um ambiente de incertezas, e por isso a flexibilidade é uma característica que deve acompanhá-la.

    Sendo assim, ela precisa ter a capacidade de se adaptar muito rapidamente às demandas de mercado, e por isso, os colaboradores possuem mais autonomia para agir.

    Portanto, independentemente dos cargos que eles ocupam, é possível que a todo momento precise tomar decisões para aumentar a lucratividade da empresa.

    Como criar uma startup?

    Para criar uma startup ou qualquer outra empresa, é fundamental avaliar o custo necessário para iniciar o projeto. Nesse caso, pode ser necessário buscar aporte financeiro de sócios ou interessados em investir no negócio. Em geral, uma startup recorre a um investidor-anjo ou então ao chamado crowdfunding.

    Feito isso, é importante identificar quem será o público-alvo para direcionar o produto ou serviço para ele, e então desenvolver um protótipo que é uma primeira versão básica desta solução.

    Essa primeira solução é conhecida como Produto Mínimo Viável, e ela será importante para fazer a validação do mercado. Ou seja, saber como o público-alvo reagirá a esse novo produto que está sendo oferecido.

    Após a validação do produto ou serviço, então será o momento de encontrar sócios e parceiros para investirem na ideia. O importante é que eles possam colaborar com capital ou até mesmo com gestão e ideias para o negócio.

    Foi possível entender o que é uma startup? Então deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe esta matéria com seus amigos nas suas redes sociais.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *