Acesso Rápido

    Recebíveis: o que são e como realizar a antecipação?

    Recebíveis: o que são e como realizar a antecipação?

    Para garantir o capital de giro e o fluxo de caixa, muitos negócios recorrem à antecipação de recebíveis.

    Esse é uma estratégia utilizada relacionada com recebíveis, que dessa forma pode ter caixa para realizar suas atividades e fomentar seu desenvolvimento.

    O que são recebíveis?

    Recebíveis são valores monetários devidos a uma empresa, derivado, normalmente, da venda a prazo de um produto ou serviço.

    Diversos negócios recebem majoritariamente suas receitas a partir de recebíveis.

    Isso é comum em negócios que vendem produtos de valores mais altos, o que muitas vezes requer uma venda a prazo, já que o comprador opta por dividir o valor.

    Minicurso: Contabilidade para Investidores

    Inscreva-se no nosso minicurso gratuito e aprenda os principais conceitos de contabilidade para quem quer investir em empresas na Bolsa de Valores!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Portanto, os recebíveis, também conhecidos como contas a receber, são de grande importância para os negócios, que devem desenvolver uma estratégia inteligente de gestão dos seus recursos e planejamento financeiro para conseguir antecipar o recebimento dos valores sem comprometer a eficiência financeira da companhia.

    Os recebíveis são componentes importantes do universo financeiro empresarial. Quer conhecer mais termos e estratégias importantes relacionadas às finanças empresariais? Então Inscreva-se no Telegram da Suno Research.

    Como funciona a antecipação de recebíveis?

    Muitos negócios realizam a grande maioria das suas vendas a prazo, mas precisam dos recursos antecipados para conseguir realizar suas atividades e operações.

    Para isso, é possível utilizar uma estratégia de antecipação de recebíveis para receber de forma antecipada os recursos derivados das vendas à prazo.

    Basicamente, para realizar essa estratégia, basta procurar alguma instituição financeira, principalmente aquelas especializadas em trabalhar com pessoas jurídicas.

    Todavia, é fundamental que o empresário ou gestor do negócio busque as operações com taxa de juros mais atrativa do ponto de vista financeiro.

    Normalmente, as taxas cobradas pelos bancos para esse tipo de operação costumam ser menores que as cobradas para pessoas físicas , já que existe pouco risco de inadimplência, uma vez que os recebíveis demonstram uma garantia de entrada de recurso futuramente no caixa da empresa.

    Mas, mesmo assim, é fundamental comparar entre as insituições financeiras disponíveis e escolher aquela que contemple todas as necessidades do empresário a um menor custo, que no caso é representado pela taxa de juros cobrada.

    A antecipação de recebíveis é arriscada?

    Por funcionar de forma similar a um empréstimo financeiro, empresários podem ficar receosos em relação ao risco e custo da antecipação de recebíveis.

    No entanto, diferente dos empréstimos comuns, a antecipação de recebíveis possui a garantia dos valores futuros que entraram na conta do empresário, derivados das vendas a prazo, por exemplo.

    Portanto, não é possível classificar a antecipação desses valores como uma estratégia arriscada.

    No entanto, caso a gestão financeira da empresa não seja bem-feita, é possível que o adiantamento dos recebíveis acabe não sendo uma operação vantajosa para a empresa do ponto de vista financeiro.

    Por isso, é fundamental estudar as taxas praticadas no mercado, além de organizar as contas da empresa de forma eficiente, para garantir o capital de giro sem comprometer a eficiência econômica do negócio.

    Esse artigo te ajudou a entender o que são os recebíveis e como funciona a antecipação? Deixe comentários e possíveis dúvidas no espaço abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *