Acesso Rápido

    O que é protesto em cartório e como funciona essa cobrança?

    O que é protesto em cartório e como funciona essa cobrança?

    Protesto em cartório é uma situação que ocorre em momentos de inadimplência, sendo comum conhecer empresas ou pessoas que já passaram por isso em tempos de dificuldades financeiras.

    Um protesto em cartório pode gerar alguns dificuldades, como custo a mais além da dívida em questão. Esse fator é mais um motivo para sempre estar atento ao seu planejamento financeiro.

    O que é protesto em cartório?

    Protesto em cartório é quando uma empresa ou mesmo uma pessoa registra no cartório de protesto uma dívida não paga. Esse ato de registrar a dívida em cartório é conhecido como protestar.

    Em suma, quando isso acontece, a pessoa física ou jurídica notifica judicialmente que uma cobrança a qual ela tem direito de receber não foi quitada no prazo. Essa notificação gera consequências para o devedor. Vários títulos podem ser alvo de um protesto de dívida, alguns deles são:

    • Cheques devolvidos;
    • Contrato de aluguel;
    • Contrato de prestação de serviços;
    • Boletos não pagos;
    • Sentença judicial não cumprida;

    O que fazer quando receber uma notificação de protesto?

    Em caso de recebimento de protesto de títulos, a primeira coisa a ser realizada é solicitar uma certidão de protesto. Esse é o melhor caminho de como descobrir a origem do protesto. Nessa certidão é possível verificar os dados de quem realizou o protesto, além dos dados da cobrança, como valor e data da dívida.

    Para emitir essa certidão, é necessário ir até o cartório em que a dívida foi protestada e apresentar RG e CPF para ter acesso a esse documento. Caso o cartório seja em outra cidade, ou até outro Estado, o mais indicado é telefonar para a instituição e verificar a possibilidade da certidão ser enviada por correio.

    Quer gerir melhor seus gastos periódicos? Baixe a planilha de controle de gastos da Suno.

    Consequências do protesto para o devedor

    Uma pergunta recorrente é: protesto em cartório deixa o nome sujo? E a resposta é sim. Uma das consequências para o devedor é que quando uma dívida é protestada, o nome é enviado diretamente para os órgãos de proteção ao crédito, como SPC Brasil, Boa Vista SCPC e Serasa.

    Dessa forma, para limpar o nome, o primeiro passo é quitar a dívida. Portanto, após ter a certidão de protesto, a recomendação é procurar quem protestou o título e realizar o pagamento ou a renegociação de dívida.

    Após quitar a dívida, e portando o comprovante de pagamento, é necessário se dirigir ao cartório de protestos e solicitar o cancelamento do mesmo. Após essa etapa, o próprio cartório irá notificar os bureaus de crédito para que esses órgãos dêem baixa no protesto e o nome fique limpo.

    O serviço de cancelamento do protesto é cobrado na maior parte dos cartórios do Brasil. Além disso, esse valor pode variar de cartório para cartório. Ou seja, ter um título protestado pode gerar um custo ainda maior do que o da dívida em atraso.

    Assim como qualquer dívida no Brasil, o protesto em cartório também tem prazo de validade. O limite para a prescrição de protesto é de 5 anos. Após esse período, o nome do devedor é retirado da lista de inadimplência.

    Esse artigo ajudou você a entender melhor sobre o que é um protesto em cartório? Deixe suas dúvidas e comentários abaixo.

    Perguntas Frequentes sobre Protesto em Cartório
    Qual cartório procurar para gerar a certidão do protesto??

    O site Serasa Consumidor tem mais informações sobre as dívidas e os cartórios.

    Como resolver pendências específicas do protesto em cartório?

    O procedimento mais indicado é a contratação de um advogado para resolver as pendências.

    Gabriela Mosmann
    Compartilhe sua opinião
    96 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Antonio Mendes 19 de novembro de 2019

      Bom texto, mas ficou uma dúvida. No caso de uma cobrança indevida, qual o procedimento?

      Responder
    • Monique 21 de novembro de 2019

      Mas como vamos saber em qual cartório procurar..? Para gerar a certidão de protesto ?

      Responder
      • Erick 20 de março de 2020

        No site serasa consumidor, diz o valor da dívida e qual o cartório, é só cadastrar no site gratuitamente e ver qual cartório a dívida foi protestada.

        Responder
      • Hugo 16 de julho de 2020

        Vá ate o cartório de protesto da sua cidade, faça a pesquisa que é gratuita com os funcionários do Tabelionato, no resultado da pesquisa, informará qual a cidade de origem da cobrança com os dados de contato e endereço, valor protestado e a data do protesto, não sendo possível saber quem é o credor da dívida, que será informado mediante certidão.

        Responder
    • Daniel Miranda 30 de novembro de 2019

      Qual o Termo Inicial do prazo prescricional de dívidas protestadas em cartório? A data da ocorrência da dívida ou a data da inclusão do protesto no cartório?

      Responder
      • Suno Research 4 de dezembro de 2019

        É melhor procurar um advogado para ter certeza.

        Responder
    • Cleia 27 de dezembro de 2019

      Tenho uma dívida no Santander que já vai fazer 5 anos tem um escritório de advocacia cobrando a dívida dizendo que vai mandar pro cartório caso eu ñ pague é melhor deixa i pro cartório ou resolver com os advogados

      Responder
      • Suno Research 6 de janeiro de 2020

        Melhor resolver com advogados

        Responder
    • estefany 8 de janeiro de 2020

      tendo uma divida e estando em protesto posso perder bens ou eles podem querer meus bens? entrar com ação judicial?

      Responder
      • evandro 21 de julho de 2020

        Sua dívida estando protestada torna-se um titulo executivo, onde o credor poderá entrar com uma ação de execução e caso o juiz sentencie o pagamento e você não o fizer , o advogado do credor poderá requerer bens seus a fim de fazer valer a decisão judicial.

        Responder
    • Lenilda ribeiro sobral 19 de janeiro de 2020

      Dívida protestada em cartório ela também vai para o SCR e BACEN ou fica só no cartório .??

      Responder
      • Eduardo 20 de março de 2020

        Serasa e Cartorio

        Responder
    • Bruno 24 de janeiro de 2020

      Ajudou muito

      Responder
    • Dennys 4 de fevereiro de 2020

      Isso significa que depois de 5 anos ele tá livre da dívida não vai precisar pagar mais o que deve?

      Responder
    • Maria 11 de fevereiro de 2020

      Ligaram do cartório dizendo que se eu não fosse negociar a dívida, que o juiz iria mandar um mandato pra virem pegar meus pertences, como eletrodoméstico e outros no valor da dívida. Isso procede mesmo? Pois me intimidaram bastantes. Todos os dias umas 3 ou 4 vezes por dia me ligavam pra falar isso.

      Responder
      • Erick 20 de março de 2020

        Você recebeu uma correspondência claramente mentirosa e ameaçadora que infringe o artigo 71 do Código de Defesa do Consumidor. De acordo com este artigo, é proibido, na cobrança de dívidas, ameaçar, coagir e constranger o devedor, bem como utilizar afirmações falsas, incorretas ou enganosas. A lei prevê, para quem comete essa infração, detenção de três meses a um ano ou pagamento de multa.

        Ao citar o artigo do Código Civil fora de contexto, a correspondência aproveita o seu desconhecimento sobre a lei para provocar medo.

        Responder
        • Sonete 25 de agosto de 2020

          Podemos receber notificação por sms? Aviso de protesto?

          Responder
      • evandro 21 de julho de 2020

        Olá Maria , Não é prerrogativa do cartório ficar insistentemente cobrando a dívida , ele vai notifica-la pessoalmente em sua casa, através de edital. Feito isso ira lhe dar um aprazo para pagamento caso não ocorra o título será protestado, quem deve estar lhe ligando é a assessoria de cobrança contratada pelo credor .

        Responder
    • claudio luiz 11 de fevereiro de 2020

      recebi hoje uma mensagem de texto dizendo que meu cpf foi protestado em cartorio de uma divida de cartão de 2002 18 anos depois eu nem sei que cartão é isso é legal? apos 18 anos

      Responder
    • sonia mara nascimento fernandes 12 de fevereiro de 2020

      O devedor só é comunicado e ou seja recebe o documento do cartório somente uma vez? ele (devedor)pode pedir baixa do protesto?

      Responder
    • A 5 de março de 2020

      A pessoa pode ser presa ?

      Responder
    • jaqueline 10 de março de 2020

      Tenho uma divida protestado no cartório, fiz o acordo e paguei a primeira parcela já, ai eles me informaram que só vão retirar do cartório após a quitação do débito, isso procede??

      Responder
      • Erick 20 de março de 2020

        O acordo parcelado é uma forma de se extinguir uma dívida, normalmente já em atraso, e se criar uma nova dívida para pagamento em novas parcelas com novas datas de vencimento, a contar da assinatura do acordo.

        Portanto, com o acordo e o pagamento da primeira parcela, a dívida antiga está extinta, ou seja, não existe mais e também não podem existir mais cadastros negativos de SPC ou SERASA em relação a mesma, sendo que o credor tem o prazo legal de 5 dias úteis para retirada do nome do devedor dos cadastros.

        O que existe agora é uma nova dívida, com novas datas para pagamento e que não poderá gerar qualquer restrição em SPC ou SERASA enquanto estiver sendo paga corretamente.

        Se o credor se negar a retirar o nome do devedor dos cadastros restritivos, mesmo após a assinatura do acordo e pagamento da primeira parcela, então é caso de danos morais pela manutenção indevida do registro negativo, cabendo ação judicial para o devedor exigir seus direitos!

        Responder
    • jaqueline 10 de março de 2020

      Tenho uma divida protestado no cartório, fiz o acordo e paguei a primeira parcela já, ai eles me informaram que só vão retirar do cartório após a quitação do débito, eles podem manter meu nome no cartório?

      Responder
    • Miguel 28 de março de 2020

      Como funciona a notificação do cartório? mandam sms? email? carta?
      Tem um cartão querendo me protestar e eu não sei como funciona.

      Responder
    • Adilson de Melo 6 de abril de 2020

      Boa tarde sim entendi perfeitamente q é um protesto em cartório obrigado

      Responder
    • Paulo Cezar 13 de maio de 2020

      Bom dia. Em tempos de pandemia do (covid19), as empresas particulares podem protestar um devedor?

      Responder
    • Elessandra 9 de junho de 2020

      Tem umas pessoas me ligando e passando mensagens pelo zap, falando que é de uma dívida que fiz em 2015. Perguntando se tenho interesse em fazer acordo: eu digo que sim, mas no momento estou sem condições, pois estou desempregada, não ganho renda mensal e não tenho cartão de crédito: aí eles me falam então que vai protestar meu CPF. Tenho impressão que ele querem me obrigar a pagar de qualquer forma: falam pra mim pegar cartão de crédito emprestado ou dinheiro eu falo que já tentei as duas opções e não consegui. Já disse o s motivos por não ter pago a dívida várias vezes.mas toda as vezes eles assim: então vc não tem interesse em negociar e vamos levar seu CPF a protesto. Tanto que até parei de responder as mensagens no zap porque não adianta( e detalhes quando tento liga de volta no número deles ninguém atende) e estou em dúvidas se realmente são de alguma assessoria de cobrança.

      Responder
    • GIOVANNI ALVES 24 de junho de 2020

      Pode uma pessoa de um Estado ser protestada em outro ? Exemplo:
      Morador de Porto Alegre ser protestado em um cartório de Fortaleza.
      Obrigado.

      Responder
    • Matheus vargas 29 de junho de 2020

      Uma duvida que ainda não souberam me responder em outros sites, após estes 5 anos que seria quando prescreve o cobrador pode fazer um novo protesto referente a dívida ou uma vez prescrita ela “more” de fato,não podendo mais ser cobrada?

      Responder
    • Maria das Dores Vicente da Silva 30 de junho de 2020

      Qual cartório procurar para saber sobre o protesto

      Responder
      • Suno Research 30 de junho de 2020

        Boa tarde
        O site Serasa Consumidor tem mais informações sobre as dívidas e os cartórios.
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder
    • Alima 2 de julho de 2020

      O inventário do meu pai ele já foi sentenciado e quando foi feito o inventário,não me convidaram para assinar o inventário então o meu quinhão hereditário ficou reservado até o Ulteor de liberação,estou eu hoje pedindo o meu formal de partilha e até agora o cartório não liberou.No cartório me enviaram uma documentação dizendo que o meu nome está na dívida ativa que não é o inventário do meu pai,desconheço esta dívida então gostaria de saber como é que eu tenho nome na dívida ativa desde quando eu nunca fui notificada nunca recebiboleto informando sobre a dívida então eu gostaria de saber como é que eu faço para que o meu nome venha ser retirado dessa dívida?

      Responder
      • Suno Research 2 de julho de 2020

        Bom dia
        Sugerimos que entre em contato com o cartório que emitiu o protesto.
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder
    • Solange Silva 8 de julho de 2020

      nao consigo contato com a empresa que me protestou como fazer para limpar o nome?

      Responder
    • Rodrigo 13 de julho de 2020

      Mais C meu CPF foi protestando um dia essa dívida pode prescrever porq era uma dívida muito alta paguei mais da metade depois não consegui mais paga isso já vai fazer 5 anos no fim desse ano

      Responder
      • Roseni 26 de janeiro de 2021

        Tenho títulos protestados no cartório mas sei que são de uma empresa que sou sócia.Não entendi pq estão protestando meu Cpf ,isso procede? Muito obrigada

        Responder
        • Suno Research 28 de janeiro de 2021

          Olá, Roseni! Tudo bem?
          Por se tratar de um tema muito específico e fora do nosso escopo, sugerimos que procure um advogado para sanar suas dúvidas.
          Atenciosamente, Equipe Suno.

          Responder
    • Gisele Fabiana faris 19 de julho de 2020

      Quero saber qual é essa dívida que tenho com o cartório de São Carlos protesto

      Responder
    • Erica 5 de agosto de 2020

      Boa tarde! Tive o nome protestado por uma dívida de ipva, porém já foi paga, com multa e juros. Após consulta verifiquei que meu nome permanece com restrição. Vai fazer 5 anos a dívida. Devo pagar para o cartório ou aguardo?

      Responder
    • Pedro Andre 6 de agosto de 2020

      Meu nome foi para o Serasa por ação judicial e por protesto da mesma dívida. Isto é correto? O acordo da ação era cumprido por boletos que não foram pagos e depois protestados, então, fui incluso no Serasa pela ação e pelos boletos.

      Responder
      • Suno Research 7 de agosto de 2020

        Boa tarde
        Sugerimos o auxílio de um advogado para maiores informações.
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder
    • Lucas 27 de agosto de 2020

      Tenho uma divida a mas de 5 anos e so agora a empresa ta me alertando sobre esse protesto,o que devo fazer e porque depois de todo esse tempo so agora a empresa quer protesta porque que não fez antes?

      Responder
      • Suno Research 28 de agosto de 2020

        Olá, Lucas. Tudo bem?
        Por se tratar de um tema muito específico, sugerimos que procure um advogado para sanar suas dúvidas.
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder
    • Rosa 29 de agosto de 2020

      Quando a pessoa não têm condições financeiras de pagar a dívida o quê acontece ?

      Responder
      • Suno Research 31 de agosto de 2020

        Olá, Rosa! Tudo bem?
        A primeira consequência é a inclusão do nome do cliente no cadastro de inadimplentes, que é conhecido como ter o “nome sujo”. Depois disso, o consumidor perde seu crédito e recebe uma série de restrições de crédito. Em casos extremos, podem ocorrer ações judiciais, onde o consumidor pode ter contas bloqueadas e bens penhorados para quitar as dívidas.
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder
    • Rosa 2 de setembro de 2020

      Esse registro em cartório pode fazer com que a empresa venha atrás de algum bem seu pra pagar a dívida? Casa? Carro?

      Responder
      • Suno Research 3 de setembro de 2020

        Olá, Rosa! Tudo certo?
        Em alguns casos, sim.
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder
    • Edson 3 de setembro de 2020

      E se minha dívida já tiver completado 5 anos e MSM assim eles protestar ela.

      Responder
      • Suno Research 4 de setembro de 2020

        Olá, Edson. Tudo bem?
        Por se tratar de um tema muito específico e fora do nosso escopo, sugerimos que procure um advogado para sanar suas dúvidas.
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder
    • Severina 4 de setembro de 2020

      Bom dia me ajuda já tem 5 anos do protesto no cartório e fui pegar a certidão positiva . Vou ter que pagar a dívida que está em cartório sim ou não

      Responder
      • Suno Research 4 de setembro de 2020

        Olá, Severina! Tudo bem?
        Por se tratar de um tema muito específico e fora do nosso escopo, sugerimos que procure um advogado para sanar suas dúvidas.
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder
    • wagner 14 de setembro de 2020

      boleto pode protestar em cartorio

      Responder
    • Nazaré Calvet 20 de setembro de 2020

      A dívida do cartório pode correr juros além do que foi cobrado ou fica o valor que recebemos na carta??

      Responder
      • Suno Research 22 de setembro de 2020

        Olá, Nazaré! Tudo bem?
        Sim, é permitido em Lei a cobrança de juros e multa após a liquidação do título em cartório. No entanto, o que o cartório cobra a mais do devedor são somente as Custas de Protesto.
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder
    • moacyr felipe simões 29 de setembro de 2020

      moacyr felipe simões tive uma conta conjunta em 1996 teve um cheque protestado , mas e nome dela e com meu cpf que não consta protestoem meu nome só cpf ; que fazer não consigo fazer creditos em lojas , que fazer ?

      Responder
    • Ieda Reis 29 de setembro de 2020

      Olá muito obrigada pelos esclarecimentos.
      Uma empressa me protestou quero regularizar, mas só aceitam à vista. Isto é possível não aceitarem parcelamento?

      Responder
      • Suno Research 30 de setembro de 2020

        Olá, Ieda! Tudo certo?
        O ideal seria que aceitassem com parcelamento. Sugerimos que procure um advogado para sanar suas dúvidas.
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder
    • Marcelo 2 de outubro de 2020

      Mesmo que eu tenha entrado com uma ação judicial para cobrar esse cheque, posso protestar em cartório simultaneamente?

      Responder
      • Suno Research 5 de outubro de 2020

        Olá, Marcelo! Tudo certo?
        Por se tratar de um tema muito específico e fora do nosso escopo, sugerimos que procure um advogado para sanar suas dúvidas.
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder
    • Maria da penha pereira Laia 10 de outubro de 2020

      O carrefour me enviou carta disse que minha divida foi para o cartório.Ha dois anos estou devendo uma fatura de cartao crédito de 1.700 para o carrefour.So que ele quer que pague 5.500.
      Estou desempregada sem renda,tenho 58 anos não sou aposentada ainda,e não posso mais trabalhar por motivo de doenças,com Escoliose lombar e Ansiedade e pânico.
      Eles me ligam de hora em hora para cobrar.Estou Apavorada e agora mandaram minha divida para o cartório.Preciso de ajuda pois sou sozinha,vivo de bicos e ajuda de parentes.Preciso de ajuda de advogado mas não posso pagar.O que posso fazer?

      Responder
      • Suno Research 13 de outubro de 2020

        Olá, Maria da Penha! Tudo bem?
        Sugerimos que entre em contato com a instituição que protestou o título, explique a situação e solicite uma renegociação da dívida. Isso te dará tempo para planejar e tomar melhores decisões.
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder
    • Maria da Penha Pereira Laia 10 de outubro de 2020

      Tenho divida de cartão do Carrefour juros altissimos as faturas se multiplicavam não aguentei pagar.Por esta desempregada desde 2015.
      Paguei as faturas até 2018
      E cancelei o cartão.
      Agora em 2020 dizem que devo 5.500.Fizeram parcelas prontas
      Que equivalem a quase 3.ooo reais.Estou sem trabalhar com problemas de saude De coluna e agora com Ansiedade e pânico tenho 58 anos appsentarei so em 2022.O carrefour e cruel pos minha divida no cartório fora do Rio em Alagoas.Moro no Rj como proceder?Não tenho condiçoes de pagar,e tbm não tenho bens pra dar no cartório.Preciso de orientaçao!

      Responder
    • Rejane 12 de outubro de 2020

      Seria muito correto ficar negativado até a quitação da divida ou a vida toda pq vagabundos sempre tem vez
      E ainda riem dizendo 5 anos cai fora

      Responder
    • Júlio Goncalves da Silva 19 de outubro de 2020

      Não sai com 5 anos porque mandaram meu nome pro cartório de notas e protesto de jaboticatubas mg desde 2009 até hoje não conseguir retirar não consigo comprar nada no meu nome..fiz a devolução amigável em juiz mesmo assim o banco Finasa na época enviou meu nome para protesto.ja se passaram 11 anos e até hoje tá la

      Responder
    • Cláudio j.nascimento 27 de outubro de 2020

      O problema é quando vc é protestado em um cartório fora de sua cidade e de seu estado, e vc não tem ciência da dívida.Fica uma lacuna,como saber que dívida é essa,porque fui protestado?Eu estou sendo protestado pel prefeitura Municipal de Itperuna-Rio, desde 2019, e até agora eu não conseguir descobrir que tipo de dívida eu contrair com esse órgão.Como fica lá no Rio,e eu moro na Bahia,fica difícil de saber o porque da dívida e do protesto.A sendo assim, estou aguardando a oportunidade de voltar lá, e procurar o setor de títulos de prefeitura pra me explicarem qual é a causa e a dívida minha com ela.

      Responder
    • Elisete 4 de novembro de 2020

      Gostaria de saber se um escritório de cobrança pode bloquear meu CPF,e protestar o mesmo

      Responder
    • Daniela 6 de novembro de 2020

      Essa dívida pode ser negociada pelo Serasa?

      Responder
      • Suno Research 9 de novembro de 2020

        Olá, Daniela! Tudo bem?
        Depende de cada dívida. De qualquer forma, sugerimos que procure a instituição referente para sanar suas dúvidas.
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder
    • Marcos 12 de novembro de 2020

      Bom dia, meu pai faleceu, mas deixou uma dívida de cartão de crédito, minha mãe está recebendo mensagens de texto em nome dele falando que a dívida foi registrada em cartório. Ela está preocupada pois não tem condições de pagar. O que pode acontecer nesse caso? Ela pode ser obrigada a pagar?

      Responder
      • Suno Research 12 de novembro de 2020

        Olá, Marcos! Tudo bem?
        Por se tratar de um tema muito específico e fora do nosso escopo, sugerimos que procure um advogado para sanar suas dúvidas.
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder
        • Helcio 22 de dezembro de 2020

          Tirem uma duvida.
          Tinha um empréstimo consignado que descontava direto do meu beneficio de aposentadoria , porém o beneficio foi cessado e agora não tenho como pagar, o empréstimo foi atrelado ao beneficio do INSS, como fica agora , o credor pode me processar ou me pegar algum bem ? Vi falar que não podem pegar bens pois é atrelado a beneficio.
          Me ajudem por favor

          Responder
          • Suno Research 4 de janeiro de 2021

            Olá, Helcio. Tudo bem?
            Por se tratar de um tema muito específico e fora do nosso escopo, sugerimos que procure um advogado para sanar suas dúvidas.
            Atenciosamente, Equipe Suno.

            Responder
    • Douglas 13 de novembro de 2020

      Eu tinha uma dívida mais eu paguei eu tenho que ir ate o cartório pra falar que eu ja paguei e levar o comprovante de pagamento ou a empresa que protestou vai fazer isso?

      Responder
      • Suno Research 16 de novembro de 2020

        Olá, Douglas! Tudo bem?
        Apenas para garantir, é melhor levar o comprovante de pagamento.
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder
    • Jennifer 13 de novembro de 2020

      Em meio a pandemia pode colocar o devedor em protesto no cartório? Pois estou sem emprego tenho dois filhos!

      Responder
      • Suno Research 16 de novembro de 2020

        Olá, Jennifer! Tudo bem?
        Por se tratar de um tema muito específico e fora do nosso escopo, sugerimos que procure um advogado para sanar suas dúvidas.
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder
    • Manuel Lopes de Azevedo 15 de novembro de 2020

      Boa tarde. Tentei acodo com a empresa que protestou cheques meu,estes cheques não foram passados por mim na época e sim por terceiros. Pois,eu emprestei estas folhas de cheque,à um “amigo”,o qual fez-me ficar com nome sujo. No entanto, está empresa alega que eu assinei um contrato com ela, se quando eu fui ver o meu nome sujo,fiquei surpreso quando nem mesmo recebi notificações desta empresa ou cartório. E mais ainda,a empresa lesada alega que eu assinei contrato com ela, eu nem conhecia a tal empresa,vim conhecê-la através da consulta ao cerasa,quando fiz a busca. Acho que fui vítima de isteleonato.Podem me dar-me uma opinião sobre este caso, por favor? Muito obrigado.

      Responder
    • Paulo Limberger 15 de novembro de 2020

      Paguei a dívida e ainda tem custo no cartório?

      Responder
      • Fabricio Rodrigues 16 de novembro de 2020

        Boa tarde!
        A faculdade protestou 4 mensalidades em 4 cartórios diferentes no mês de julho de 2020, por falta de pagamento. Neste mês, novembro, realizei o pagamento da dívida junto a faculdade e advogada da faculdade encaminhou a carta de anuência para os cartórios. Quando liguei para saber como realizaria o pagamento das taxas para baixa e retirada da dívida dos órgãos de proteção, fui informado que a taxa para cada protesto estaria em torno de 400/500 reais. São protestos no valor aproximadamente de 1600, 1700, 1800 e 3000. Sou de Minas Gerais, BH, é esse valor cobrado pelo cartório está correto?
        Só mais um detalhe, tenho bolsa de 70% na faculdade, minha mensalidade é de 400 reais, e a faculdade protestou a dívida sem a porcentagem da bolsa.

        Responder
    • Marcelina 20 de novembro de 2020

      E quando o protesto é indevido ?
      E após uma dívida de 10 anos ter saído do seu nome ainda tem como a impreza protestar ???

      Responder
    • João Maria Ferreira da Silva 22 de novembro de 2020

      Tenho um protesto com a dívida ativa com um valor muito alto desde de agosto de 2016 tenho a chance de se beneficiado

      Responder
    • Walace Maurício 2 de dezembro de 2020

      Eu tenho meu nome no Serasa desde junho/2016 embora tenha tentado negociar a dívida. Recebi hoje 02/12/2020 que me nome seria protestado, ou seja, mais 5 anos nome sujo na praça. Pergunto: isso é correto?

      Responder
    • vanessa de s. a. 7 de dezembro de 2020

      Olha, comigo foi erro do banco, pagava faturas e não era posto nos créditos do cartão, era o maior saco sem fundo, liguei para o banco (com provas), não consertaram o erro. Acionei a procon por email com todas as provas, disseram que fariam o melhor mas nada de respostas. Muito feio isso endividarem pessoas de propósito e ainda o Banco ir registrar em cartório, como se eu estivesse em dívida, quando eles me roubavam!

      Preciso de ajuda.

      E ainda por cima, época de crise, o que o banco mais usa para lucrar dos outros por “problemas no sistema”, mas vão culpar a crise.

      Toda empresa só arrumou jeitos de lucrar.

      Responder
    • Mônica Aparecida Marques Birro 11 de dezembro de 2020

      Tenho uma dívida que está sendo protestada em cartório,hoje recebo uma pensão por morte de um salário mínimo. O rapaz que me contacto me disse que parte da minha pensão pode ficar retida. Não tenho como negociar um acordo,pois o que recebo não tem dado para eu sobreviver. Por favor me esclareçam. Obrigada. MÔNICA.

      Responder
    • Igor Oliveira Nunes Queiroz 14 de dezembro de 2020

      Eu ia tirar um empréstimo mais vi que tinha que paga uma parcela de 423 reis então desisti e agora que que eu pago os 10% dia 423 sendo que não dei entrada no processo agora está pendido pra eu paga pra cancelar o que eu faço

      Responder
      • Suno Research 15 de dezembro de 2020

        Olá, Igor! Tudo bem?
        Por se tratar de um tema muito específico e fora do nosso escopo, sugerimos que procure um advogado para sanar suas dúvidas.
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder
    • Zuhaire Magid Danif 4 de janeiro de 2021

      Tenho uma dívida com o imposto de renda referente ao ano de 2002.
      Fui condenado judicialmente a pagar.
      Como não paguei a união me protestou.
      Após tanto tempo esse protesto é possível?

      Responder
      • Suno Research 6 de janeiro de 2021

        Olá, Zuhaire! Tudo bem?
        Sim, é possível.
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder
    • APOLONIA 7 de janeiro de 2021

      Oi! Meu nome provavelmente vai para o SPC e CERASA devido um cheque que foi protestado em cartório, não quitei o combinado devido um desacordo em apartamento comprado em nome da ex nora que logo ter conseguido separou de meu filho dando o golpe, cancelei o queque , pois não teria como pagar uma coisa que logo em seguida colocou outro homem morar com ela no apartamento, nesse caso o dono da imobiliária conseguiu fazer o divórcio para se promover na compra do mesmo já que meu filho tinha o cpf no spc, para poder comprar tiveram que fazer esse procedimento, logo após o separamento largou do marido e colocou outro no imóvel, assim meu nome apesar de nunca estar com restrição vai ser. Nesse caso quais medidas eu deveria tomar por um cheque que simplesmente foi dado como entrada?

      Responder
      • Suno Research 8 de janeiro de 2021

        Olá, Apolonia! Tudo certo?
        Por se tratar de um tema muito específico e fora do nosso escopo, sugerimos que procure um advogado para sanar suas dúvidas.
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder
    • MÁRIO MONTEIRO 25 de fevereiro de 2021

      Prá mim, foi muito esclarecedor.

      Responder
    • Lila 3 de abril de 2021

      Não entendo apareceu que eu tenho protesto mas não devo nada como isso acontece;como faço pra tira minhas dúvidas?

      Responder
    • Flaviane 12 de abril de 2021

      Gostaria de saber se eu pagando a certidão de protesto meu nome já saí do spc ou tenho que pagar a dívida primeiro e depois pagar a certidão de protesto

      Responder
    • Lilian F Babiuk 13 de abril de 2021

      No caso de uma cobrança indevida, qual o procedimento? Estou pensando em entrar com processo, procede?

      Responder