Acesso Rápido

    Principais Índices de Ações: conheça os índices de referência mundial

    Principais Índices de Ações: conheça os índices de referência mundial

    Principais Índices de Ações: afinal, quais são eles? Essa é uma dúvida que muitos investidores fazem quando começam a entender sobre bolsa de valores.

    Assim, para compreender melhor o funcionamento do mercado de capitais, é fundamental conhecer os principais índices de ações.

    Quais são os principais índices de Ações?

    Os principais índices de ações são aqueles que possuem relevância tanto para o seu mercado de ações local quanto para mercado de outras regiões (ou até mesmo do mundo todo). Sendo assim, esses índices pertencem a países com maiores economias do mundo.

    De fato: cada um dos índices internacionais aqui refere-se a economias influentes em todo o mundo, dado que a economia mundial está cada vez mais globalizada.

    Sendo assim, é fundamental entender o funcionamento desses índices para compreender mais sobre o mercado de ações.

    Além disso, conhecer sobre os índices pode ser um primeiro passo para investir no exterior através de ETFs que replicam suas carteiras.

    10. CAC 40 (Paris)

    Por fim, a CAC 40 representa as 40 maiores empresas da bolsa de valores de Paris, responsável por acompanhar o mercado francês.

    A França também possui uma das maiores bolsas mundiais. Por isso, investidores de todo o mundo, acompanham seu desempenho econômico.

    9. FTSE 100 (Londres)

    Para acompanhar o desempenho do mercado inglês, foi criado o FTSE 100, composto pelas 100 maiores empresas em valor de mercado listadas na London Stock Exchange (LSE).

    De fato, a Inglaterra também é um país de grande influência na Europa e no mundo. Sua bolsa de valores, em Londres, é uma das maiores do mundo. Por isso o FTSE 100 é tão relevante para o mercado.

    8. DAX (Xetra)

    O DAX é um índice da bolsa de valores da Alemanha, país de grande desenvolvimento econômico da Europa e muito importante para a região.

    Esse índice é composto pelas 40 maiores empresas do país, refletindo o desempenho da bolsa de valores de Frankfurt em tempo real, que pode ser negociada digitalmente através da plataforma Xetra.

    7. S&P/BMV IPC (México)

    De fato: assim como Canadá e os Estados Unidos, outro país com importância regional é o México, com sua grande economia e empresas relevantes.

    O S&P/BMV IPC é o principal índice de ações do mercado mexicano, com uma carteira composta por diversas empresas do país.

    6. Ibovespa (BM&F Bovespa)

    O índice Ibovespa é o mais famoso índice de ações do mercado brasileiro, composto por empresas de diversos tamanhos e setores do país.

    Vale notar que esse índice é muito concentrado nas principais empresas do país, como Vale, Petrobrás, Ambev e os grandes bancos, pois sua composição é proporcional ao valor de mercado.

    Entretanto, o índice Ibovespa é muito usado como benchmark do mercado brasileiro. Diversos ETFs buscam replicar a composição do índice para que os investidores possam alocar capital de forma passiva.

    5. S&P/TSX (Toronto)

    O TSX Composite Index é o principal índice de ações do Canadá, grande parceiro econômico dos EUA e país importante para o continente americano.

    Esse é um dos principais índices econômicos do mundo, composto por cerca de 250 empresas canadenses que representam por volta de 70% do total do mercado do país.

    4. S&P 500 VIX (CBOE)

    O S&P 500 VIX é, de fato, um ponto fora da curva nos principais índices de ações do mundo: isso porque ele mede a volatilidade do mercado de ações norte-americano com base no S&P 500.

    Dessa forma, ele é um famoso indicador do sentimento do mercado, avaliando o medo e a ganância dos investidores ao longo do tempo.

    3. Russell 2000 (NASDAQ)

    O Russell 2000, mais conhecido como índice NASDAQ é um índice composto por mais de 2500 ações listadas na famosa bolsa de valores da Nasdaq, uma das principais bolsas de valores do mundo.

    Além disso, esse índice que representa uma das bolsas americanas apresenta ADRs (ou seja, ativos que representam ações no exterior) e os REITs, Real Estate Investiment Trusts, em sua composição.

    Como o índice é composto por mais da metade de empresas de tecnologia e engloba empresas de diversos países, ele passou a ser o principal benchmark do mercado tech no mundo.

    2. S&P 500 (Nova York)

    O S&P500 (Standard & Poor’s 500) engloba as 500 maiores empresas listadas nas bolsas de valores dos EUA, sendo talvez o índice de ações mais conhecido do mundo.

    O S&P500 é considerado como o principal benchmark para a economia americana, rastreando centenas de empresas de diversos tamanhos. E como a economia americana influencia todo o globo, investidores de todo o mundo, analisam o índice.

    Existe o ETF IVV que acompanha esse famoso índice, é encontrado em corretoras no exterior ou até mesmo em corretoras brasileiras.

    1. Dow Jones (Nova York)

    O Dow Jones Industrial Average (DJIA) é um índice norte-americano que acompanha o desempenho de 30 grandes empresas negociadas nas bolsas de valores dos Estados Unidos. Por isso, também se chama Dow 30.

    É, de fato, um índice bem antigo: começou em 1896. Entre as ações presentes no índice, estão Apple, Visa, 3M, Nike, Proctor & Gamble (P&G), entre outras.

    O índice tem foco em blue chips e possui poucas empresas em sua composição. Entretanto, a variação frente a outros índices americanos não são tão grandes.

    Você ainda tem alguma dúvida sobre os principais índices de ações? Comente abaixo para podermos te ajudar!

    Perguntas frequentes sobre os principais índices de ações do mundo
    Quais são os principais índices de ações?

    Os principais índices de ações do mundo são: Dow Jones, S&P 500, Russell 2000, S&P500 VIX, S&P/TSX, Ibovespa, S&P500/BMV IPC, DAX, FTSE 100 e CAC 40.

    Quais são os principais índices americanos?

    Existem três índices americanos principais no mercado: o S&P 500, o Russell 2000 (também chamado índice Nasdaq) e o Dow Jones.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *