Acesso Rápido

    Bolsa de Frankfurt: conheça a maior bolsa de valores da Alemanha

    Bolsa de Frankfurt: conheça a maior bolsa de valores da Alemanha

    A Bolsa de Frankfurt é uma das mais importantes bolsas de valores do mundo. Por isso, diversos investidores, com interesse em alocar parte dos recursos em renda variável no exterior, costumam investir por lá.

    No entanto, para investir na Bolsa de Frankfurt é necessário estar atento nos requisitos necessários e ativos disponíveis.

    O que é a Bolsa de Frankfurt?

    A Bolsa de Frankfurt é a maior bolsa de valores da Alemanha e uma das mais importantes do mundo. Ela pertence a Deutsche Borse, que também é proprietária de outras bolsas alemãs.

    É a Deutsche Borse responsável pelo bom funcionamento do comércio de câmbio no país, sendo que o principal índice desta Bolsa é o DAX-30 com base no sistema xetra.

    Quando surgiu a Bolsa de Valores de Frankfurt?

    A Frankfurter Wertpapierbörse é uma das mais antigas do mundo, sendo o seu surgimento atribuído ao ano de 1585. Ou seja, ela possui mais de 500 anos de história.

    Na época os comerciantes da Europa ocidental se encontravam no local de negociação mais desenvolvido que era a cidade de Frankfurt.

    No início, o que acontecia no local eram as feiras comuns, nas quais os participantes vinham de toda a parte da Europa, isso data até antes de 1585.

    A data de 1585 foi estabelecida como o início da Bolsa de Valores porque foi a partir de então que foram inseridas taxas de câmbio uniformes.

    No ano de 1625 foi adotada a primeira folha oficial de diferenças de câmbio para a troca de moedas. Na ocasião, a lista incluiu 12 moedas com datas de transações de fechamento de prisioneiros na feira.

    Atualmente existem centenas de ações que são negociadas na Bolsa de Valores de Frankfurt, sendo que nela são listadas algumas das maiores empresas do mundo.

    Dentre as principais organizações presentes na Bolsa de Frankfurt estão a Bayer, Volkswagen Group, Siemens, Daimler, Deutsche Telekom, BMW, Allianz, BASF, Merck, SAF, dentre outras.

    Quais são os índices negociados na Bolsa de Frankfurt?

    O principal índice que representa a Bolsa de Frankfurt é o DAX 30. Ele é composto pelas ações das 30 empresas alemãs que possuem a maior capitalização financeira do país.

    Além disso, esse índice é acessível através de qualquer plataforma credenciada, sendo que o seu acompanhamento indica a situação econômica do país.

    Ou seja, para saber como está a valorização ou desvalorização da Bolsa de Frankfurt, basta acompanhar o índice DAX 30 que dá uma importante leitura para o investidor.

    Como investir na Bolsa de Valores de Frankfurt?

    Para investir na Bolsa de Valores de Frankfurt é preciso abrir uma conta em uma corretora de valores do país, mas antes disso é necessário fazer a tradução juramentada dos documentos para o alemão.

    Depois será preciso procurar o cartório do consulado da Alemanha mais próximo da sua cidade, antes de realizar a abertura da sua conta no país.

    Na hora de abrir a conta é preciso ter o montante exigido pela corretora, assim como apresentar outros documentos como passaporte, documento com foto e comprovante de residência.

    Será preciso então, entregar um formulário de investidor estrangeiro com todas as informações preenchidas. Depois é só expatriar o dinheiro e escolher as ações que se deseja investir.

    Foi possível entender o que é a Bolsa de Frankfurt? Então deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe esta matéria com seus amigos nas suas redes sociais.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *