Preço é diferente de valor

Quando você investe em fundos imobiliários ou ações, você troca o seu dinheiro por uma cota ou por uma ação. Ou seja, se você investiu R$ 100,00 para fazer essa compra, por exemplo, você não tem mais esse dinheiro. Agora, você é dono de uma cota ou uma ação.

Essa mentalidade é vital para administrar suas emoções durante seus investimentos e fazer com que você não perca dinheiro e aproveite mais oportunidades.

Quando você se prende demais ao preço pago, você acaba esquecendo o valor adquirido.

Qual a diferença entre preço e valor?

A partir do momento em que você compra uma cota de fundo imobiliário, você passa a ser dono dessa cota e o investidor que negociou com você fica com o dinheiro.

O que você fez foi trocar os R$ 100,00 pelo valor que aquela cota agregará na sua vida, sendo ele os rendimentos mensais e a possível valorização de longo do tempo. Isto é, agora você tem um ativo que passará a gerar renda passiva para você, independentemente do preço pago.

Se você tivesse um imóvel físico, você o venderia só porque outras pessoas estão oferecendo um valor mais baixo do que você entende que ele vale? Imagino que não, porque você sabe o valor dele.

Portanto, quando você olhar em seu home broker e ver que suas cotas estão desvalorizando, isso é apenas o preço, caso você decida se desfazer delas. E, se decidir não vendê-las, elas continuarão gerando rendimentos mensais para você.

Novamente, enquanto você tiver as cotas em sua posse, você carrega o valor delas e o potencial de longo prazo.

Caso decida vendê-las, é neste momento em que você resolve receber o preço em dinheiro e repassar o valor que ela gera para outro investidor. Afinal, apenas o dono da cota pode receber a renda passiva e o potencial crescimento.

WEBINARIO SUNO BLACK 2024

3 reflexões importantes sobre preço e valor

Por fim, antes de toda compra e venda, reflita sobre a relação entre o preço e o valor do fundo imobiliário.

  • Será que vale a pena vender algo barato, mas com tanto valor?
  • Apenas o preço caiu ou o valor também?
  • Da mesma forma, será que vale a pena comprar algo caro que entrega pouco valor?

Em momentos de crise, muitos se desfazem de ativos valiosos geradores de renda por preços muito baixos. Não seja um deles.

Gostou desta edição? Envie seu feedback para [email protected]

EBOOK MANUAL INVESTIDOR

ACESSO RÁPIDO
    Marcos Correa
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *