Acesso Rápido

    Fechamento do mercado: entenda o que é e como funciona

    Fechamento do mercado: entenda o que é e como funciona

    Quem investe na bolsa de valores precisa diariamente ficar atento tanto para a abertura quanto para o fechamento do mercado.

    Afinal, após o fechamento do mercado não é mais possível negociar ações à vista no home broker, sendo necessário então esperar pela abertura da do dia seguinte.

    O que é o fechamento do mercado?

    Fechamento do mercado é o encerramento das negociações de compra e venda na B3 que acontecem diariamente.

    No Brasil, o fechamento do mercado financeiro acontece de segunda à sexta-feira às 16h55 ou 17h55 dependendo da época do ano e o horário da bolsa estabelecido.

    Normalmente a abertura do mercado acontece de segunda à sexta-feira às 10h00. Antes da abertura do mercado de ações à vista, acontece a pré-abertura às 09h45.

    Assim como há a pré-abertura, há o call de fechamento, também conhecido como leilão de fechamento que acontece entre 16h55 às 17h00.

    Quer aprender a investir na Bolsa de Valores? Então baixe gratuitamente o nosso e-book “Manual do Investidor”.

    O que é o leilão de fechamento?

    A abertura e fechamento do mercado possuem algumas características. No caso da abertura, ela é antecedida pela pré-abertura que acontece sempre 15 minutos antes.

    Já, após o fechamento do mercado da B3 acontece o leilão de fechamento nos últimos cinco minutos de pregão. Ou seja, entre às 16h55 e 17h00 na maior parte do ano.

    Durante esse período a negociação entra em um modo especial, acontecendo sob a forma de leilão. Desse modo, o call de fechamento da bolsa tem por objetivo determinar o preço de ajuste dos contratos no término do pregão.

    Sendo assim, as últimas negociações de um determinado ativo permitem o acompanhamento e participação dos investidores no fechamento do papel.

    Contudo, não são todos os papéis que fazem parte do call de fechamento. Dessa maneira, só poderão fazer parte ativos pertencentes à carteira teórica dos índice Bovespa.

    No entanto, isso não é uma regra, visto que em alguns casos a própria bolsa pode determinar a entrada de uma ação em particular para participar do leilão do dia.

    Qual o horário do pregão da B3?

    Durante a maior parte do ano, o pregão da B3 acontece das 10h00 às 16h55. Sendo que às 09h45 começa a pré-abertura, e das 16h55 às 17h00 acontece o leilão de fechamento.

    Porém, entre novembro e março, esse horário se altera por conta do fim do horário de verão nos EUA, e a bolsa brasileira passa a operar com uma hora a mais.

    Nesse caso, o horário de pregão da B3 passa a ser das 10h00 às 17h55, respeitando as mesmas regras para a pré-abertura e encerramento.

    Portanto, durante toda a semana há um horário específico para abertura e fechamento do mercado.  Sendo assim, após a abertura e antes do fechamento, qualquer investidor pode realizar negociações na bolsa de valores.

    Vale ressaltar que o horário da pregão da bolsa pode variar em cada páis, dependendo das regras e cronogramas pré-estabelecidos em cada região.

    Foi possível entender o que é o fechamento de mercado? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe esta matéria com seus amigos nas redes sociais.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *