Acesso Rápido

    Febraban: o que é e como funciona a Federação Brasileira de Bancos?

    Febraban: o que é e como funciona a Federação Brasileira de Bancos?

    A Febraban é uma das mais importantes instituições financeiras do país, tendo uma grande importância para o funcionamento do setor bancário e do mercado financeiro em geral.

    Desta forma, é válido conhecer a atuação do Febraban e quais os importantes papéis que essa instituição desempenha, além de suas certificações disponíveis.

    O que é Febraban?

    A Febraban é a Federação Brasileira de Bancos, que é a principal entidade representativa dos bancos brasileiros. Estima-se que existem aproximadamente 155 instituições financeiras em atividade no Brasil. Mais de 70% dessas instituições são associadas ao Febraban.

    A Febraban é uma instituição de grande representação do setor bancário. Desta forma, essa associação traz uma grande robustez ao sistema bancário nacional, tendo uma grande importância para o seu funcionamento.

    Através do site da Febraban, por exemplo, é possível consultar agência bancária pelo número, checando se há alguma irregularidade ou problema que possa prejudicar o correntista.

    Ainda no site, é possível encontrar informações de extrema relevância, como:

    • Estatísticas econômicas;
    • Informativos de regulação bancária;
    • Dias de feriados bancários;
    • Dicas de segurança bancária.

    Para que serve a Febraban?

    Um dos principais objetivos da é representar o interesse do mercado bancário dentro de qualquer instância do poder público.

    Assim, o trabalho da associação pode ser importante para a redução do risco atrelado aos bancos, assim como promover cada vez mais um maior acesso para a população aos serviços financeiros.

    É importante destacar que o trabalho Febraban pode ser bom para os clientes de instituições financeiras.

    Por exemplo, ajuda a evitar cobrança de taxas de juros abusivos ou outras práticas abusivas por parte dos bancos.

    Portanto, pode-se dizer que o objetivo do Febraban é preservar os interesses dos bancos, mas também olhando para os correntistas e possíveis clientes das instituições financeiras, garantindo serviços de boa qualidade, justos e acessíveis.

    Além disso, assim como outras grandes instituições do mercado financeiro e mercado de capitais, o Febraban tem por objetivo qualificar profissionais para atuar no setor bancário.

    Quais são as certificações e cursos da Febraban?

    Assim como outras grandes instituições do mercado financeiro e mercado de capitais, o Febraban tem por objetivo qualificar profissionais para atuar no setor bancário.

    Dessa forma, é possível que os serviços prestados por profissionais deste setor seja o mais apropriado possível.

    Portanto, com todas essas certificações, o objetivo é capacitar os profissionais em diversas funções, o que é muito importante para o bom funcionamento do setor bancário.

    São várias as certificações da Febraban, divididas em quatro grupos:

    • Correspondentes;
    • Agronegócio;
    • Suitability;
    • Ouvidoria.

    Correspondentes

    Essa cerificação criada para atestar o grau de conhecimento dos profissionais que atuam como correspondentes. Existem alguns certificados como:

    • FBB100;
    • FBB110;
    • FBB120;
    • FBB130.

    Agronegócio

    Certificação criada para atestar o grau de conhecimento, que desempenham atividades relacionadas aos processos de crédito rural, Proagro ou outra atuação na área.

    Existem alguns certificados do agronegócio como:

    • FBB410 (Proagro);
    • FBB420 (Crédito Rural).

    Suitability

    Certificação para profissionais de instituições financeiras para garantir que a oferta de produtos e serviços financeiros estejam alinhados com às necessidades, interesses e objetivos dos consumidores. A certificação tem o código FBB310.

    Ouvidoria

    Por fim, a certificação para profissionais que atuam na ouvidoria de instituições financeiras, em condição de liderá-las e de responder pelas atividades dessa área. A certificação de ouvidoria é FBB200.

    Qual a importância da Febraban no sistema financeiro nacional?

    A Febraban é importante pois visa adequar a normas do sistema financeiro para buscar desenvolver o mercado. Sendo assim, ela é a responsável por estimular o desenvolvimento desse setor.

    Além disso, essa associação desenvolve e mantém canais de comunicação com os três poderes do governo federal, além de sindicatos, associações de classes e outros.

    Ela também realiza estudos e pesquisas que visem o aperfeiçoamento do sistema financeiro, de forma a gerar melhores resultados para as instituições e para os consumidores.

    Desse modo, seu papel na formação e qualificação de funcionários do setor bancário também é importantíssimo, pois tende a melhorar o nível desses profissionais.

    Entretanto, engana-se quem acha que o papel da Febrapan é só normativo. Ela deve se encarregar de explicar ao público o funcionamento do sistema financeiro, bem como se manifestar em caso de interesse de opinião pública.

    Ainda tem dúvidas sobre o funcionamento da Febraban? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo!

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    3 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • iza 25 de julho de 2020

      Bom dia !
      Ficou confuso diferencia o Conselho Monetario Nacional da Febraban.

      Responder
      • Carla 19 de agosto de 2020

        Mas nenhum momento foi falado de Conselho Monetário Nacional, Iza.

        Responder
    • Carla 19 de agosto de 2020

      Mas nenhum momento foi falado de Conselho Monetário Nacional, Iza.

      Responder