Data-Com e Data-Ex: significado e como influenciam

A Data-Com e Data-Ex é um assunto muito importante para quem investe e simples de entender.

Mas apesar disso, gera confusão para alguns investidores de ações que esperam receber dividendos.

O que é Data-Com e Data-Ex?

Data-Com e Data-Ex são termos utilizados no mercado financeiro para se referir a datas importantes relacionadas ao pagamento de dividendos de ações. A Data-Com é a data em que a empresa anuncia que irá distribuir dividendos aos seus acionistas. Já a Data-Ex é a data a partir da qual quem comprar ações não terá mais direito ao recebimento dos dividendos.

A Data-Com é uma data importante para os investidores, pois indica que a empresa irá distribuir dividendos e quem possui ações até essa data terá direito ao recebimento desses dividendos. Já a Data-Ex é a data a partir da qual quem comprar ações não terá mais direito a esses dividendos. Isso ocorre porque o pagamento de dividendos é feito com base na quantidade de ações que o investidor possuía até a Data-Com.

Por exemplo, se uma empresa anuncia que irá distribuir R$ 1,00 de dividendos por ação para seus acionistas, e um investidor possuía 100 ações até a Data-Com, ele terá direito a receber R$ 100,00 de dividendos. Mas se outro investidor compra 50 ações da mesma empresa a partir da Data-Ex, ele não terá mais direito a receber esses dividendos, pois as ações foram compradas após a data de corte para distribuição dos dividendos.

EBOOK COMO ANALISAR UMA ACAO

Exemplo de Data-Com

Um exemplo de Data-Com seria quando uma empresa anuncia que irá distribuir dividendos aos seus acionistas e define a Data-Com para o dia 10 de abril de 2023. Isso significa que todos os acionistas que possuírem ações da empresa até o dia 10 de abril de 2023 terão direito ao recebimento dos dividendos.

Vale lembrar que a Data-Com é importante para os investidores, pois indica a data limite para se ter direito ao recebimento dos dividendos. Portanto, é fundamental que os investidores estejam atentos às datas de corte para garantir que possam receber os dividendos a que têm direito.

Exemplo de Data-Ex

Um exemplo de Data-Ex seria quando uma empresa anuncia que irá distribuir dividendos aos seus acionistas e define a Data-Ex para o dia 12 de abril de 2023. Isso significa que quem comprar ações da empresa a partir do dia 12 de abril de 2023 não terá mais direito ao recebimento dos dividendos.

A Data-Ex é importante para os investidores, pois indica a partir de qual data quem comprar ações da empresa não terá mais direito ao recebimento dos dividendos. Portanto, é fundamental que os investidores estejam atentos às datas de corte para evitar comprar ações após a Data-Ex e perder o direito ao recebimento dos dividendos.

VALUATION PRECIFICACAO DE ATIVOS

Como a Data-Com e a Data-Ex são definidas?

A definição da Data-Com e da Data-Ex é de responsabilidade da própria empresa, que estabelece suas políticas de distribuição de dividendos e comunica ao mercado financeiro por meio de comunicados oficiais.

A Data-Com é a data em que a empresa anuncia que irá distribuir dividendos aos seus acionistas, e é geralmente definida após a aprovação da distribuição em assembleia geral. Já a Data-Ex é definida com base nas regras estabelecidas pela Bolsa de Valores onde a ação é negociada, que determina um prazo para que as informações sobre os proventos sejam disponibilizadas e a data a partir da qual quem comprar ações não terá mais direito ao recebimento dos dividendos.

É importante destacar que as datas de corte para a Data-Com e a Data-Ex são informações fundamentais para os investidores, pois afetam diretamente o valor das ações e o direito ao recebimento de dividendos. Por isso, é fundamental estar atento aos comunicados oficiais da empresa e das corretoras de valores, bem como às informações divulgadas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e pela própria Bolsa de Valores onde a ação é negociada.

EBOOK GRATUITO APOSENTADORIA

Qual a importância da Data-Com e Data-Ex?

A Data-Com e a Data-Ex são importantes para os investidores que possuem ações de empresas que distribuem dividendos. Essas datas influenciam diretamente no valor das ações, já que o direito ao recebimento de dividendos é um dos fatores que afetam a cotação dos papéis.

A Data-Com é importante pois indica a data limite para que o investidor possua ações da empresa e tenha direito ao recebimento dos dividendos anunciados. Já a Data-Ex indica a partir de qual data quem comprar ações não terá mais direito ao recebimento dos dividendos.

Essas datas são fundamentais para a tomada de decisão de compra ou venda de ações por parte dos investidores, já que podem afetar diretamente o valor das ações. Além disso, as datas também podem indicar a saúde financeira da empresa, já que o anúncio e pagamento de dividendos está diretamente relacionado à geração de lucro e fluxo de caixa da companhia.

Portanto, é fundamental que os investidores estejam atentos às datas de corte para garantir que possam receber os dividendos a que têm direito e tomar decisões de investimento com base em informações atualizadas e precisas.

CONSULTORIA DE INVESTIMENTOS

Qual é o preço das ações na Data-Com e na Data-Ex?

O preço das ações na Data-Com e na Data-Ex pode variar, dependendo das expectativas do mercado em relação à empresa e seus dividendos.

Na Data-Com, é comum que as ações apresentem uma valorização, uma vez que a empresa irá distribuir dividendos e os investidores que possuem ações até essa data terão direito ao recebimento desses proventos. Isso pode gerar uma maior demanda pelas ações, o que pode resultar em uma valorização dos papéis.

Já na Data-Ex, é comum que as ações apresentem uma desvalorização, uma vez que quem comprar ações a partir dessa data não terá mais direito ao recebimento dos dividendos anunciados. Isso pode gerar uma menor demanda pelas ações, o que pode resultar em uma desvalorização dos papéis.

No entanto, é importante destacar que essas variações de preço não são uma regra e podem variar de acordo com diversos fatores, como a situação econômica do país e do setor em que a empresa atua, além de outras notícias e acontecimentos relevantes que possam afetar a confiança do mercado em relação à empresa.

Portanto, é importante que os investidores avaliem esses fatores antes de tomar decisões de investimento, considerando não apenas as datas de corte para a Data-Com e a Data-Ex, mas também outras informações relevantes sobre a empresa e o mercado em que ela atua.

EBOOK INVESTINDO EM FIIS

Onde olhar as datas de corte?

As datas de corte para a Data-Com e a Data-Ex são divulgadas pela própria empresa e também pelas corretoras de valores e plataformas de investimento.

Os comunicados oficiais são disponibilizados no site de Relações com Investidores da empresa, na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e também nos canais de comunicação das corretoras e plataformas de investimento.

Você ainda tem alguma dúvida sobre Data-Com e Data-Ex? Comente abaixo para que possamos te ajudar.

PLANILHA DA VIDA FINANCEIRA

ACESSO RÁPIDO
    Rodrigo Wainberg
    Compartilhe sua opinião
    29 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • antunes 6 de agosto de 2019
      Boa noite. a data "ex" é dia 07/12 , entao se comprarmos esta acao em 06/12 receberemos os dividendos . certo? minha duvida é : demora 2 dias uteis para que seja descontado o valor da compra da acao . estes 2 dias sao contados? ou seja , será que tenho que comprar tal acao em 04/12 ? Antunes - Hortolandia - spResponder
      • Michel 21 de outubro de 2019
        Minha dúvida é, se eu vender no dia DATA COM, tambem participo do Dividendo a ser pago?Responder
        • Vinicius Temponi. 4 de dezembro de 2019
          Não participa.Responder
          • Isabel 12 de agosto de 2020
            Mesmo vendendo no finalzinho da tarde depois do leilão?Responder
        • José Carlos da Costa Régo 20 de fevereiro de 2023
          Eu recebi ontem,,,,,,,,02 julgamento de ações eu nem sabia quê tinha ações e dividend pra receber, pois não sei e que pasta do meu celulares onde buscoResponder
          • Dezinha 16 de agosto de 2023
            No site da B3, se ainda não fez seu cadastrao lá pode fazer que tem todas essas informações, ex: proventos recebidos, a receber, etc. E você pode filtrar por mês e ano. Na sua corretora também tem, mas acho os relatórios da B3 mais simples e completos. Espero ter ajudado.Responder
      • Nei 28 de novembro de 2021
        Bom dia Antunes, acho que você faz uma pequena confusão aí já que não devemos confundir a data da compra com a data que vai ocorrer o débito na sua conta. Então se você comprou efetivamente no dia 06/12 você vai fazer juz aos dividendos sim.Responder
      • JOÃO TRIBOSANTA 11 de março de 2024
        DATA.COM: Você TEM QUE POSSUIR O PAPEL EM SUA CARTEIRA, INDEPENDENTEMENTE SE JÁ FOI DEBITADO DE SUA CONTA. EX: DATA COM 11/03 DATA EX 12/03, VC COMPRA 1000 ATIVOS (AÇÕES) NO DIA 11/03 AS 15:00, VC SE TORNA ELEGÍVEL A RECEBER OS DIVIDENDOS SE MANTER ESSA COMPRA ATÉO DIA SEGUINTE E NO DIA 12/03 VC VENDE ESSES 1000 ATIVOS (AÇÕES). EM 2 DIAS APARTIR DE 11/03 SERÁ DEBITADO DE SUA CONTA E DE FORMA SIMILAR EM 2 DIAS APARTIR DA VENDA SERÁ CREDITADO EM SUA CONTA.Responder
    • Rosi 6 de dezembro de 2019
      Boa tarde! Eu tinha ações da Arezzo, vendi 02/12 e ela ficou ex em 03/12 eu ganho dividendos?Responder
      • Marco Ramos 23 de dezembro de 2019
        Qdo vc as vendeu, ela nao estava na condição "EX", ou seja, nao teve o valor reduzido pelo recebimento dos dividendos. Quem comprou recebe o dividendo, mas o valor de mercado da ação passa a ser menor que o valor que vc vendeu prá essa pessoa. Ou seja, vc nao perdeu nada.Responder
      • JOÃO TRIBOSANTA 11 de março de 2024
        Se ao final do pregão da b3 do dia 02/12 vc as vendeu e a data ex é 03/12 vc abriu mão de ser elegível ao dividendo. Geralmente há investidores que vendem ativos na data com visando a valorização do ativo pela alta procura do mesmo em face de sua valorização pela alta demanda para obter o dividendo. se vc vendeu seu ativo justamente no dia da data com, temos 2 hipóteses: 1- vc esperou o ativo valorizar e o vendeu em seu ¨pico¨ momentâneo, 2- se vc vendeu pois não desejava mais manter o ativo e não se atentou a valorização momentânea (relação preço de compra/ preço de venda) e nem mesmo ao dividendo ora ofertado, amiga, sugiro fazer um curso básico de investimentos em renda variável. Há um sem número de empresas oferecendo esses serviços. Espero ter colaborado!Responder
    • Fábio 3 de março de 2020
      Se eu estivesse vendido na data COM, meu gain seria de 3,26 ou 0,59?Responder
    • Nicolas 31 de maio de 2020
      Existe algum site que eu possa saber a data ex de todos os FIIS ? GratoResponder
      • Akino Sylar 7 de julho de 2020
        Geralmente é no último dia útil do mês para todos os FIIs, com raras exceções. Eu não conheço site que mostre de maneira direta a data ex, mas no site fundsexplorer.com.br você encontra todos os avisos de um FII na página dele. Nesse site você encontrará na última parte da página de qualquer FII uma sessão de "comunicados" e a data ex geralmente fica descrita como "aviso aos acionistas".Responder
      • Marcelo 16 de outubro de 2020
        https://fiis.com.br/ Por exemplo , fala do xpml11Responder
    • Juliana Kodama 31 de julho de 2020
      Rodrigo, peguemos os dividendos das units da AES Tiete (TIET11), Data ex 01/08 (final de semana) Eu tenho que comprar minha posição até hoje (30/07) e, aqui é a dúvida, eu vendendo a posição na segunda (03/08) eu continuo tendo direito aos dividendos? Ou tenho que dormir 03/08 com eles por ser o primeiro útil após a data ex? ObrigadaResponder
      • Suno Research 31 de julho de 2020
        Boa tarde Caso venda, não terá direito ao recebimento de dividendos. Atenciosamente, Equipe Suno.Responder
    • Betania 17 de novembro de 2020
      Me ajudou muito essa matéria. Obrigada!Responder
      • Suno Research 18 de novembro de 2020
        Olá, Betania! Tudo bem? Ficamos felizes em ajudar. Muito obrigado! Atenciosamente, Equipe Suno.Responder
    • Jotabe 6 de janeiro de 2021
      Muito bem explicadoResponder
    • Bolsonaro 8 de janeiro de 2021
      Boa noite. a data “ex” é dia 07/12 , entao se comprarmos esta acao em 06/12 receberemos os dividendos . certo? minha duvida é : demora 2 dias uteis para que seja descontado o valor da compra da acao . estes 2 dias sao contados? ou seja , será que tenho que comprar tal acao em 04/12 ?Responder
      • Suno Research 11 de janeiro de 2021
        Olá, Lucas! Tudo bem? A primeira afirmação está correta. A segunda, nem tanto. O "valor descontado" não tem data específica para ser realizada, mas é apenas precificada pelo mercado. As ações costumam subir logo após o anúncio do pagamento de dividendos (o que é muito difícil de prever), e não dois dias antes da data ex. Por isso, o ideal é investir em boas empresas pagadoras de dividendos com uma visão de longo prazo. Atenciosamente, Equipe Suno.Responder
    • Flávio 14 de agosto de 2021
      "Como ocorre uma transferência de dinheiro da empresa para o bolso do acionista, então logicamente, a empresa valerá menos." Isso não tem nada de lógico, pois nos EUA, o maior mercado de renda variável do mundo, não se desconta o dividendo pago do preço da ação. Poder viver de dividendos no Brasil é uma piada, pois sempre o dividendo será pago com o próprio capital do investidor.Responder
      • JOÃO TRIBOSANTA 11 de março de 2024
        Se uma empresa tem valor de 10 bilhões e ela repassa 1 bilhão em dividendos o mercado precifica o valor do papel descontando esse repasse, porém, se é uma empresa sólida, geradora de caixa, a evolução patrimonial a elevará novamente aos 10 bilhões ou mais. E se vc considerar o médio e longo prazo, esse valor ficará ainda maior. por ex, o Banco do Brasil se encaixa nessas condições primárias que citei e se vc tivesse investido 100 mil reais em 2010 e tivesse mantido os papéis, vc teria recebido muitos dividendos e provavelmente seus 100 mil reais, seriam hoje, algo em torno e 1,5 milhões de reais considerando o número de ações comprados aquela época e o valor que elas representam hoje. Luiz Barse comprou ações do BB a 0,11 centavos e hj ela custam 57,27 (11/03/2024), além da valorização imagina a quantidade de dividendos recebidos nesse período?Responder
    • Itamar f. Silva 17 de setembro de 2021
      Se eu vendi no data Com, ou seja 1 um dia antes da data ex e recomprei no dia ex, terial algum problema com meu ganho operacional?? Ex. Uma empresa vai pagar 1(um)real de dividendos p acao. tem sua acao cotada a 10 reais na data com, amanhece a 9 na data ex. Se vendo a 10 na data com e recompro a 9 na data ex. Tem algum problema com lucro da operacao??Responder
    • FRANCISCO UMETSU FILHO 14 de agosto de 2022
      Minha acao Petrobras era 26 passou Pará 21 .Esta certo o exdividendos?Responder
      • JOÃO TRIBOSANTA 11 de março de 2024
        O valor de um ativo sobe ou desce levando em consideração muitas questões.No caso da Petrobrás, além das variáveis de mercado, há o componente governo e suas políticas de interferência na empresa. Um governo liberal na economia como foi do presidente Bolsonaro, ter papéis da Petrobrás era uma mina de ouro, já no governo desse ladrão descondenado do pt, é extremamente temerário. Porém, se vc investir focado em dividendos e aposentadoria, quando mais peripécias os ladrões do pt fazerem melhor será, pois o preço do ativo tende a derreter e vc poderá aportar tudo que conseguir a preços de pechincha e no momento que entrar um governo correto o papel tende a elevar-se e vc poderá colher os frutos dos dividendos e da valorização em si.Responder
    • Chunda 2 de janeiro de 2023
      CARALHO, TU ENTRA NO SITE ANIMADO PARA LER E APARECE UMA PORRADA DE COISA NA TELA E TEM QUE FICAR FECHANDO, VÃO PRO CARALEO, ESTÃO PASSANDO FOME ?Responder
    • Ricardo 21 de novembro de 2023
      Olá! O que acontece com a Opção, no dia posterior a Data.com? O valor da ação tem descontado o valor do dividendo, enquanto que a Opção sofre alguma influência?Responder