Acesso Rápido

    Melhores ações que pagam dividendos para 2022: descubra quais são

    Melhores ações que pagam dividendos para 2022: descubra quais são

    Com a chegada de um novo ano, os investidores passam a procurar por oportunidades de investimento na bolsa de valores. Neste sentido, entre os mais procurados estão as melhores ações que pagam dividendos para 2022.

    Especialmente no próximo ano, a demanda pelas melhores ações que pagam dividendos para 2022 é maior. Isso porque os anos de eleição costumam trazer maior volatilidade à bolsa de valores, o que possui menor impacto nos papéis com maior payout e dividend yield.

    Esse conteúdo faz parte do nosso guia completo dos Melhores Investimentos para 2022.

    Por que investir nas melhores ações que pagam dividendos para 2022?

    Apesar da procura incessante de alguns investidores por essas ações, alguns ainda possuem dúvida sobre por que investir nas melhores ações que pagam dividendos para 2022. No entanto, é fundamental compreender essas razões, porque os papéis dessas empresas podem fazer bastante sentido para uma carteira de renda variável no ano que vem.

    Isso está relacionado ao fato de que o ano de 2022 contará com eleições presidenciais no Brasil, o que interfere bastante na negociação dos ativos. Na prática, a bolsa de valores fica muito sensível aos assuntos políticos, com os preços dos ativos reagindo a:

    • Divulgação de pesquisas de intenção de votos;
    • Debates televisionados entre os candidatos;
    • Discursos dos candidatos à presidência;
    • Promessas de campanha.

    Todos esses fatores, e muitos outros, trazem grandes oscilações dos preços na bolsa, tanto para cima quanto para baixo. Em outras palavras, quando o candidato mais desejado pelo mercado é bem avaliado, os preços costumam subir; por outro lado, quando é mal avaliado, costumam a cair.

    Esse vai e vem de notícias, debates e promessas de campanha causam uma volatilidade financeira que desagrada uma parte dos investidores. Então, as melhores ações que pagam dividendos para 2022 podem ser uma boa alternativa.

    Isso porque essas empresas, na média, costumam apresentar uma volatilidade menor. Afinal, tendem a ser companhias mais maduras, estáveis e com receitas previsíveis, possibilitando um payout financeiro mais elevado e um dividend yield mais atrativo para os investidores que desejam renda passiva.

    Assim, as ações de dividendos para 2022 podem garantir não só uma maior estabilidade de cotação, mas também um retorno compatível com a renda variável. Além disso, há ainda a distribuição periódica de proventos, que também é outra importante vantagem

    Quais as melhores ações que pagam dividendos para 2022?

    Como foi colocado, investir em companhias pagadoras de proventos em um ano de risco mais elevado na bolsa é uma boa estratégia para obter maior estabilidade na carteira de investimentos. Assim, surge a dúvida de quais as melhores ações que pagam dividendos para 2022.

    Apesar de ser uma dúvida simples, a resposta sobre quais os ativos específicos que irão performar melhor em um ano de tantas incertezas é difícil de ser respondida. Afinal, a renda variável é imprevisível no curto prazo.

    No entanto, existem algumas características em comum das empresas que podem vir a ser as melhores ações que pagam dividendos para 2022, como:

    • Atuação em setores perenes da economia;
    • Elevado índice de payout financeiro;
    • Alto indicador de dividend yield;
    • Maior estabilidade de receitas;
    • Maturidade de crescimento.

    Com base nessas características, alguns dos papéis que podem se tornar as melhores ações pagadoras de dividendos em 2022 são:

    Petrobrás (PETR4)

    A primeira empresa selecionada que deve ter as melhores ações para dividendos em 2022 é a Petrobras (PETR4). Atualmente, a companhia está sendo capaz de gerar muito caixa e resultados para seus acionistas, o que tem se refletido em dividendos altos.

    Na prática, o brent do petróleo disparou recentemente, juntamente com o dólar norte-americano, fazendo com que o resultado da empresa fosse levado para um outro patamar. Com isso, a companhia foi capaz de controlar bastante a sua dívida, alcançando níveis de alavancagem financeira bastante confortáveis.

    Então, com uma geração de caixa e lucro em patamares recordes e com dívida controlada, a Petrobras deve continuar sua política robusta de distribuição de dividendos aos acionistas. Ainda, somado a isso, a cotação das suas ações estão subvalorizadas, devido aos ruídos do âmbito político e econômico brasileiro.

    Assim, surge a oportunidade dos investidores de investir em uma companhia rentável, com dívida saudável, com resultados recordes e por um preço bastante atrativo.

    Engie (EGIE3)

    A segunda companhia com ações pagadoras de dividendos para 2022 é a Engie (EGIE3). Essa é uma empresa do setor elétrico bastante conhecida pelos investidores pelo excelente histórico de gestão e de rentabilidade.

    Basicamente, a Engie possui uma série de características favoráveis que contribuem para a distribuição de proventos aos acionistas no ano que vem. Os principais pontos são:

    • Dívida líquida sob controle;
    • Preço atrativo das ações;
    • Empresa muito bem administrada;
    • Resultados estáveis e previsíveis;
    • Projetos de crescimento em andamento;
    • Payout financeiro historicamente alto, de 50% a 100% do lucro líquido.

    Considerando a projeção de resultados para 2022 e o histórico de pagamento de proventos aos acionistas, a Engie deve continuar sendo uma ótima pagadora de dividendos no ano que vem.

    Bradespar (BRAP4)

    Por fim, outra companhia que deve ser uma das melhores ações de dividendos em 2022 é a Bradespar (BRAP4). A empresa é uma holding detentora de ações da Vale (VALE3), sendo que o investidor que comprar ações da Bradespar se expõe à mineradora com um certo desconto.

    Para o próximo ano, a Vale pode continuar tendo uma elevada geração de caixa, mesmo considerando a queda do preço do minério de ferro ao final de 2021, já que seu custo de extração está bastante baixo. Além disso, é preciso destacar que mesmo com os preços internacionais mais baixos, a empresa possui uma importante vantagem competitiva.

    Isso porque a qualidade do minério de ferro da Vale é muito superior em comparação com os seus principais concorrentes, sobretudo as mineradoras australianas. Sendo que isso é em parte compensado pelos fretes mais caros no transporte do minério brasileiro.

    De qualquer forma, considerando a queda relevante da alavancagem financeira da Vale e também as suas perspectivas operacionais para 2022, a mineradora deve seguir pagando dividendos expressivos no ano que vem. Assim, a Bradespar, como acionista, deverá receber os proventos e, posteriormente, distribuí-los aos seus acionistas.

    E então, conseguiu entender melhor o cenário para as melhores ações de dividendos para 2022? Deixe abaixo suas dúvidas e comentários sobre esses papéis.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    4 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Jonatas M Sousa 5 de janeiro de 2022

      Brap encerrou sua participação em Vale, segue mesmo assim q estimativa de altos dividendos?

      Gratidão, feliz 2022

      Responder
      • Jonatas M Sousa 5 de janeiro de 2022

        com estimativa *

        Responder
    • Dady 7 de fevereiro de 2022

      Sempre que vou investir em alguma ação, faço uma varredura na gestão, financeiro e pagamento de dividendos bons! Preferencialmente, trimestrais ou bimestrais.
      Att
      Dady

      Responder
      • Suno Research 16 de março de 2022

        Olá Dady!
        É muito importante mesmo fazer essa análise.
        Atenciosamente, equipe Suno.

        Responder