Acesso Rápido

    Vida com dinheiro: saiba como ganhar mais e fazer sobrar dinheiro

    Vida com dinheiro: saiba como ganhar mais e fazer sobrar dinheiro

    Grande parte das pessoas deseja ter uma vida com dinheiro abundante. Independente da quantia, isso seria possuir um montante de recursos financeiros suficiente para garantir um padrão de vida confortável.

    Em outras palavras, uma vida com dinheiro é aquela em que o indivíduo não fica apertado financeiramente e não acumula dívidas, sendo capaz, inclusive, de poupar recursos. Confira alguns passos e dicas para conseguir viver com dinheiro e fazer um bom planejamento financeiro.

    O que é uma vida com dinheiro?

    Uma vida com dinheiro é aquela em que existe um conforto econômico para possuir um padrão de vida e de gastos confortável. Isto sem a necessidade de acumular dívidas ou de ficar limitado financeiramente.

    Em outras palavras, é o estágio em que é possível pagar as contas básicas, como aluguel, luz, transporte, possuir luxos, como viagens, restaurantes e outras experiências, e ainda sobrar para poupar e investir, diferentemente de uma vida sem dinheiro, sendo que:

    • Vida com dinheiro: acúmulo de recursos;
    • Vida sem dinheiro: acúmulo de dívidas.

    Como ter uma vida com dinheiro?

    É preciso ressaltar que com planejamento, controle e foco grande parte das pessoas pode atingir um padrão financeiro com recursos suficientes.

    Obviamente, o valor nominal que cada indivíduo necessita para ter uma vida com dinheiro varia bastante. Afinal, cada pessoa possui um tipo de gasto, um perfil familiar e, principalmente, um histórico de hábitos formados.

    Além disso, vale ainda destacar que mesmo com hábitos mais simples é possível ter uma vida com dinheiro. Isto já que existem diversas pessoas que possuem um padrão de gastos elevados, mas desproporcionais à renda obtida. Ou seja, não vivem com dinheiro, mas com dívidas.

    Para ter uma vida com mais recursos financeiros, é preciso que o indivíduo tenha dois principais focos: viver com dinheiro no presente e também no futuro. Basicamente, isso significa ajustar os gastos e aumentar as receitas no presente, sabendo aproveitar a vida com equilíbrio, mas também se planejar para ter recursos no futuro.

    Isso porque de nada adianta ser alguém com recursos no presente — acumulado passivos financeiros ao invés de ativos — e deixar de ter a oportunidade de viver com dinheiro no futuro. Apesar de óbvio, a maior parte das pessoas acaba fazendo isto.

    Por isso, abaixo algumas formas de como ter uma vida com dinheiro tanto no presente quanto no futuro:

    Vida com recursos com controle dos gastos

    Para evitar ficar sem dinheiro, o primeiro passo que todos devem realizar é o controle dos gastos, gerenciando melhor as finanças pessoais. Isso significa transcrever todas as despesas existentes na vida de uma pessoa de modo a identificar quais são aquelas que podem ser eliminadas.

    A limpeza das contas fará não só com que a renda disponível fique maior, mas também ajudará o indivíduo a compreender melhor sua situação financeira, um passo fundamental para conseguir traçar estratégias futuras para ganhar mais dinheiro.

    Além disso, com um planejamento financeiro e aumento da fonte renda disponível, será possível ter mais recursos para investir para obter ganhos maiores no futuro. Sendo que esse investimento pode ser tanto em conhecimento profissionalizante quanto em ativos geradores de renda.

    Obviamente, para ter uma vida com dinheiro pelo controle de gastos não é a mais ideal. Afinal, todos sonham poder gastar e investir à vontade, sem precisar fazer conta. No entanto, para isto acontecer, o primeiro passo a ser dado é ter disciplina e gerenciar as despesas.

    Vida com dinheiro pelo trabalho

    A vida com dinheiro pelo trabalho é aquela em que várias pessoas conseguem atingir um padrão de vida elevado, com ganhos financeiros que fazem com que o controle de gastos seja flexibilizado e, em casos mais sucedidos, até mesmo dispensado.

    Isso porque é justamente com o trabalho e com a criação de riqueza que será possível aumentar a renda consideravelmente, podendo o indivíduo viver uma vida confortável com dinheiro mais do que suficiente.

    Para conseguir isso, existem dois principais caminhos no trabalho, que são:

    • Se desenvolver como profissional, para obter maiores ganhos;
    • Iniciar novos trabalhos em paralelo, para obter renda extra.

    Na primeira estratégia, o indivíduo procura se profissionalizar mais, obtendo novos conhecimentos e desenvolvendo suas habilidades, de modo a ser promovido em seu emprego ou a obter maiores ganhos em sua empresa.

    Já no segundo caminho, os maiores ganhos para viver com dinheiro vêm do início de novos trabalhos em paralelo com a profissão atual. Entre essas novas atividades, existem as opções de prestação de serviços em festas e eventos e até mesmo por meio de aplicativos.

    Vida com dinheiro pelos investimentos

    Por fim, há ainda a vida com dinheiro pelos investimentos, que é, sem dúvida, a melhor de todas. Isso porque neste estágio o recurso financeiro advém de forma passiva dos ativos investidos, responsáveis pela geração de uma renda passiva.

    Isso significa que aquele que vive com recursos financeiros oriundos dos investimentos não precisa controlar tantos seus gastos ou trabalhar ativamente para ter os recursos. Afinal, eles são gerados periodicamente pelos ativos investidos no passado, como:

    Apesar de tentador, é preciso ressaltar que não é possível atingir uma vida com dinheiro pelos investimentos em pouco tempo, no curto prazo. Isso porque para isso é preciso realizar aportes mensais por longos períodos e aguardar os efeitos dos juros compostos.

    No entanto, não há porque desanimar, já que grande parte daqueles que vivem de renda dos investimentos no presente foram aqueles que economizaram e investiram por muitos anos. Por isso, a melhor estratégia é não adiar os planos e começar a investir logo para conseguir viver com dinheiro dos investimentos no futuro.

    E então, conseguiu entender melhor o que é e como ter uma vida com dinheiro? Deixe abaixo suas dúvidas e comentários sobre esse assunto.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *