Acesso Rápido

    CIO: conheça o papel desse profissional nas empresas

    CIO: conheça o papel desse profissional nas empresas

    CIO é um dos inúmeros cargos de liderança dentro de uma empresa, sendo essa uma posição que tem aumentado de destaque nos últimos anos.

    Portanto, entender o que é um CIO e qual a sua importância para aumentar o lucro líquido de uma companhia é fundamental no mercado de hoje.

    O que é um CIO?

    O CIO, ou Chief Information Officer, é o profissional responsável por toda a tecnologia da informação de uma determinada empresa. O título de CIO é geralmente concedido àquele profissional que mais tem experiência em TI em uma companhia.

    O papel desse gerente ou diretor, geralmente fica concentrado na prospecção, análise e implantação de novas tecnologias que possivelmente beneficiariam a empresa através da melhoria dos seus processos.

    De fato: nos últimos anos, a demanda por profissionais capacitados para esse cargo subiu exponencialmente, isso se deve obviamente, a uma maior dependência das empresas em relação aos seus computadores e automação industrial.

    O gerenciamento de estoque, por exemplo, é um papel fundamental para a operação de uma companhia e que pode ser constantemente aprimorado por um gerente de TI.

    Normalmente, o CIO de uma companhia reporta-se diretamente ao CEO, ou comumente chamado de diretor presidente.

    O que faz um CIO dentro de uma empresa?

    Ao longo das ultimas décadas o papel desse profissional foi sendo moldado de acordo com a realidade de negócios de sua época. Por isso, é importante saber o que é CIO e como o trabalho evoluiu.

    Por exemplo, no decorrer dos anos 80 o seu papel era muito mais técnico e menos estratégico para as operações de uma companhia.

    Já atualmente, com a mais recente implantação da computação em nuvem, análise de big data, entre outras tecnologias, a necessidade de desenvolver um ecossistema eficiente se tornou primordial para as vantagens competitivas da empresa.

    Portanto, o papel principal de um diretor de informática é estar atento e prever o futuro das tendências tecnológicas que ajudaram a por a sua companhia na vanguarda da competitividade.

    Dentre as principais atividades desse diretor estão a compra e implementação dos produtos de TI, bem como cuidar de todo o processamento e armazenamento de dados. Outro ponto importante é garantir a continuidade das redes de comunicação interna da empresa.

    Desse modo, quanto aos trabalhos tidos mais técnicos, geralmente o CIO delega algum profissional da área para cuidar desse tipo de serviço dentro da companhia.

    Qual é a importância do CIO?

    De fato: a importância do CIO dentro da empresa é cada vez maior, uma vez que praticamente toda companhia passa por digitalização. Isso quando as empresas não nascem diretamente no ambiente digital.

    Portanto, ter um bom CIO significa que a integração tecnológica será feita da melhor forma possível e que gerará bons resultados para a companhia e aumentar a sua receita total.

    Como esse profissional é responsável por toda a gestão de TI da companhia, ele precisa ter boas habilidades para comunicação, de forma a integrar todas as tecnologias da melhor forma possível.

    Assim, é possível garantir a infraestrutura de TI necessária para que os processos da empresa ocorram corretamente, trazendo também inovação para as operações e otimizando-as.

    Quais as qualificações e habilidades de um CIO?

    Normalmente, as empresas exigem que o profissional dessa área tenha alguma qualificação. Seja no segmento de ciência da computação ou sistemas de informação, ele deve demonstrar domínio da tecnologia que pretendem gerir.

    Adicionalmente, é muito importante que ele tenha alguma formação na área de gestão e administração de empresas. Isso é desejável pois o mesmo também assumirá um cargo de diretoria do qual possivelmente terá muitos subordinados.

    Mas não somente isso: todo um conjunto de habilidades e desenvoltura deverão também fazer parte das qualidades desse profissional.

    Pois como muitos sabem, as tendências tecnológicas caminham a passos extremamente rápidos. Isso exige que as companhias estejam constantemente se reinventando para não sucumbirem à concorrência.

    Desse modo, um diretor de tecnologia da informação deve se adiantar às necessidades de sua companhia bem como saber por o seu cliente sempre em primeiro lugar em suas decisões estratégicas.

    Também exige-se desse profissional uma boa habilidade de relacionamento, pois o mesmo terá que atuar em praticamente todas os segmentos de uma companhia.

    Além disso, é necessário o conhecimento de termos técnicos voltados para a tecnologia da informação. Outro ponto importante é saber repassa-los aos seus subordinados e para toda a companhia de modo que possa ser compreendido da melhor forma.

    Qual a diferença entre CEO e CIO?

    Apesar dos termos parecerem, vale notar que CEO ou CIO são muito diferentes – e precisam ser diferenciados para compreender a dinâmica de uma empresa.

    Como já foi observado, o CIO empresa é o executivo responsável pela área de setor de tecnologia da empresa. Portanto, sua importância tem crescido de forma relevante nos últimos tempos.

    Por outro lado, o CEO é o executivo chefe da empresa, sendo muitas vezes responsável pela visão de negócios da companhia e sua direção no longo prazo. De forma geral, o CEO é o executivo de maior importância dentro de uma companhia.

    Vale notar, no entanto, que nada impede que um CEO tenha conhecimentos de tecnologia, de forma que ele saiba utilizá-los na gestão de sua companhia. Entre famosos CEOs com domínio tecnológico, destacam-se Mark Zuckerberg e Steve Jobs.

    Portanto, fica clara a elevada importância de um CIO dentro de uma companhia que espera estar continuamente competitiva dentro do seu mercado de atuação.

    Você ainda tem dúvidas sobre o papel do CIO dentro de uma empresa? Comente abaixo para que possamos tirar os seus questionamentos.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *