Sinergias: Descubra o que é e veja 3 exemplos reais de sinergias

Sinergia é uma palavra que vem cada vez sendo mais utilizada pelas corporações em todo o mundo, e obter sinergias é o objetivo de várias empresas que querem crescer seus resultados sempre com eficiência e procurando os melhores meios de resolver qualquer problema.

As sinergias empresariais podem ser definidas como o esforço realizado pelas várias partes de uma empresa em prol de um bem comum ou um resultado financeiro desejado. Esse comportamento é cada vez mais visto nas empresas com ações negociadas na bolsa de valores.

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O que é sinergia?

Sinergia é um termo de origem grega que significa cooperação, se referindo ao esforço para realizar algo muito complexo e ter êxito no final, ou seja, é quando o trabalho conjunto acaba sendo maior que a soma dos trabalhos individuais.

As pessoas ou empresas de um conglomerado lançam mão de estratégias de sinergias para unirem forças e cooperarem entre si mirando o desenvolvimento de um determinado projeto.

Você já ouviu a frase de que o todo é maior que a soma de suas partes?

Pois bem, esta frase advém exatamente do conceito de sinergias. Pois, ao agregar partes que compõem uma determinada empresa ou projeto, o resultado que se tem é maior do que a simples soma de cada parte separadamente.

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Imagine, por exemplo, uma grande empresa que contém apenas o departamento de RH. Esta empresa teria dificuldades em realizar as suas operações.

Da mesma forma, se está empresa é composta apenas pelo seu corpo diretivo, sem o apoio de um RH, a empresa pode ter dificuldades em realizar as suas tarefas da maneira mais eficiente possível.

No entanto, se o corpo diretivo, for aliado a um bom departamento de RH, que dê apoio às operações da empresa, ela provavelmente terá sucesso.

A união entre os dois departamentos agrega muito mais para a empresa do que se cada departamento trabalhasse sozinho, portanto, isto é um exemplo de sinergia.

  1. Composição de sinergias
  2. Exemplo hipotético de sinergia empresarial
  3. Exemplo de Ultrapar – Sinergias
  4. Ambev – Sinergia empresarial
  5. Senior Solution – Sinergia através de aquisições
  6. Aquisições de empresas visando sinergias
  7. Conclusão sobre sinergias

Composição de sinergias

sinergia empresarial

Normalmente, a sinergia empresarial é constituída por seis pontos essenciais:

  1. cooperação
  2. lealdade
  3. respeito
  4. comprometimento
  5. união
  6. foco coletivo

Ainda, sinergias empresariais bem implantadas geram resultados bem maiores para uma companhia. Pois, os esforços coletivos agregam vantagens competitivas difíceis de serem replicadas por concorrentes.

No entanto, para garantir que a sinergia dê certo, o engajamento da equipe deve ser bastante elevado, alinhando constantemente todas as partes envolvidas nesse projeto.

Antes de pensar em criar esse engajamento no corpo executivo de uma empresa, é preciso que seja elaborado um plano estratégico. Desta forma é possível estimar quais são as principais prioridades da companhia e alinhá-las de acordo com as disponibilidades que a empresa possui.

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Essa tarefa nem sempre é simples de ser realizada, mas é de suma importância para a correta implantação dessa estrutura em um negócio.

Após realizado o planejamento estratégico, então é hora de mostrar a equipe que as mudanças na organização trarão benefícios a todos.

Nessa hora, planos de remunerações variáveis e bonificações de acordo com os resultados que forem gerados a partir das sinergias devem ser expostas a todos os colaboradores.

Essa é uma forma prática de que funciona muito bem para manter toda a equipe focada num mesmo objetivo.

Mais ainda, as sinergias empresariais elevam o patamar de lucratividade das empresas. Afinal, uma empresa com grandes sinergias é uma empresa eficiente.

E empresas eficientes tendem a ter maiores margens de lucro.

Assim, é possível entender porque as empresas estão sempre buscando cada vez mais sinergias. Pois toda empresa deseja maximizar o seu lucro e entregar maiores retornos ao seu acionista.

Ao longo do texto, trouxemos exemplos bastante interessantes de empresas que buscam este modelo de operação que vem dando muito certo no mercado.

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Exemplo hipotético de sinergias

exemplo hipotético sinergia

Antes de partimos para exemplos reais de sinergias, vamos a um exemplo hipotético mais simples, para fixarmos este importante conceito

Suponha que você seja dono de um pequeno comércio, e que vende refrigerantes.

Você possui apenas um pequeno lucro vendendo refrigerantes, e por isso deseja descobrir novas formas de aumentar o lucro de seu comércio.

Uma possibilidade, por exemplo, seria você passar a comercializar também sucos, comprando da mesma fornecedora dos seus refrigerantes.

Ao passar a vender também sucos, seu comércio terá em vários benefícios.

Por exemplo, você terá um aumento do poder de barganha sobre o fornecedor, através da compra de um maior volume de produtos.

Outro benefício é explorar um novo mercado de consumidores, aqueles que consomem apenas suco e não refrigerante.

Uma outra vantagem clássico de sinergias que você terá é a diluição do custo fixo. Como você já possui o ponto do seu comércio, o único custo que você terá a mais por comercializar o suco é o custo do próprio produto, sendo assim, sua empresa tornar-se mais eficiente.

Esta é uma forma de se adquirir sinergias dentro de sua empresa, mas há outra forma muito recorrente no mercado, que é através de fusões e aquisições.

Suponha que, do outro lado da rua onde se localiza o seu comércio, você possua um concorrente que vende exatamente o mesmo produto que você.

Uma forma de vocês obterem sinergia empresarial seria, por exemplo, unindo os dois negócios. De tal forma que, com um volume de compra de maior, o poder de barganha sobre o fornecedor aumentaria, e além disso, com o fim da concorrência, seria possível elevar o preço do produto e lucrar mais.

Ou seja, a fusão dos dois negócios é mais lucrativa do que a soma do lucro de cada negócio individualmente.

Exemplo de sinergia – Ultrapar

Ultrapar-sinergias
Empresas do Grupo Ultra

A Ultrapar é uma companhia que pode ser considerada um exemplo de gestão e alinhamento de equipes aqui no Brasil.

A companhia é composta por 5 negócios, quase todos sinérgicos entre si.

Essa dinâmica garantiu à Ultrapar ser uma companhia líder ou vice-líder em praticamente todos os negócios em que está envolvida.

Para começar, a Ultrapar é dona da marca Ipiranga, vice-líder em vendas de combustíveis no país, com mais de 7 000 postos distribuídos em todo território nacional.

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Dessa forma, é possível inferir que a empresa tem uma característica única de pulverização em seus pontos de comércio, e, tentando se aproveitar disso, a companhia adquiriu a rede de farmácias Extrafarma, que é uma das líderes de vendas nas regiões norte e nordeste do país.

Além disso, a Ultrapar é dona da Ultragaz, a maior distribuidora de gás liquefeito de petróleo do Brasil.
Assim, de olho em aproveitar sinergias, a Ultragaz também vem se aproveitando do canal de vendas único da Ipiranga, para realizar suas vendas de botijões para os clientes que tem o posto da rede próximo da sua casa.

Ambev – Sinergia empresarial

Ambev sinergias
Ambev – Apresentação institucional

Um dos maiores exemplos de sinergias do mercado brasileiro é, sem dúvida, a cervejaria Ambev.

Ao longo dos seus vários anos de existência, a empresa colecionou ganhos de sinergias empresariais, e por isso hoje é referência no assunto. Não só no Brasil, como também no mundo todo.

Os ganhos vindos de sinergias são retratados na imagem acima, que mostra o grande crescimento exponencial do EBITDA da Ambev, além, é claro, da elevação da margem EBITDA, o que é um claro sinal de ganhos de sinergias.

A Ambev opera atualmente em 16 países, com diversas marcas. Entre elas, duas das marcas de cerveja mais consumidas do mundo: Skol e Budweiser.

Além disso, a empresa comercializa também no Brasil cervejas do segmento premium, como Budweiser e Stella Artois, diversificando assim, o seu tipo de consumidor.

A história da empresa é, sem dúvidas, a história de ganhos de sinergia.

A título de comparação, a cervejaria Heineken, uma das principais concorrentes da Ambev, apresenta em média uma margem EBITDA de 17%, muito inferior aos números superiores a 30% comumente apresentado pela empresa brasileira.

A Ambev atingiu os seus ganhos de sinergias através da consolidação de suas marcas, grandes fusões e aquisições, que foram eficientes para a empresa, e principalmente, através do grande trabalho de sua gestão.

Um exemplo de senso de oportunidade da empresa, é o trabalho da Ambev com a Pepsi. A Companhia mantém contrato com a PepsiCo International Inc. (“PepsiCo”) para engarrafar, vender e distribuir os produtos Pepsi no Brasil e em outros países da América Latina, incluindo Pepsi Cola, 7Up, Lipton Ice Tea, Gatorade H2OH!.

Utilizando de sua grande capacidade logística, a Ambev consegue incorporar para a sua operação a distribuição destas fortes marcas, e assim gerar valor aos seus acionistas.

Senior Solution – Sinergias através de aquisições

A Senior Solution é uma empresa do setor de softwares voltada para o mercado financeiro.

Fornecendo softwares para estas empresas, pode-se dizer que a Senior Solution realiza um serviço essencial para as companhias operarem.

A Senior Solution é um claro exemplo de ganhos de sinergias através de aquisições, pois foi esta a forma que a empresa achou mais eficiente de realizar o seu crescimento.

A empresa opera em um setor altamente diversificado e ainda não consolidado, ou seja, existem várias empresas pequenas no segmento.

Empresas pequenas, geralmente, conseguem ser compradas a múltiplos bastante acessíveis quando comparadas a grandes empresas. Por isso, a Senior vem realizando várias aquisições ao longo de sua história.

As aquisições passam por um critério de qualidade, sendo a empresa adquirida analisada exaustivamente. Além disso, a gestão preza muito pelo preço do negócio.

E ainda, foca em negócios complementares ao da Senior, de forma a obter maiores ganhos de sinergia empresarial.

A empresa possui mais de 8 aquisições realizadas, em diversos setores, tais quais:

  • Tesouraria
  • Gestão de negócios
  • Consórcio
  • Crédito

A empresa realizou o seu IPO em 2013, e com os recursos advindos da oferta, realizou 4 aquisições.

Ao analisar o setor de atuação da empresa fora do Brasil, é possível constatar que ele é dominado por grandes empresas.

Portanto, a Senior enxerga um futuro semelhante neste segmento para o Brasil. Sendo assim, a empresa quer ser responsável pela consolidação de sua área atuação no Brasil.

Através da aquisição de negócios complementares a empresa busca:

  • Ampliar a oferta de serviços aos clientes
  • Ampliar o número de clientes
  • Diversificar os seus setores de atuação

No vídeo abaixo, esta a conversa exclusiva da Suno com o RI da Senior Solution.

Aquisições de empresas – exemplos de sinergias

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É bastante comum no mercado de capitais empresas adquirirem outras buscando ganhos de sinergias.

Inclusive, pode ocorrer de empresas adquirirem outras companhias já listadas em bolsa.

Vamos tratar aqui de duas das grandes aquisições recentes ocorridas no mercado de capitais brasileiro.

Itaú compra operação de varejo do Citi

Após o Citi declarar a intenção de vender a sua operação de varejo no Brasil, alguns potenciais compradores deram atenção ao negócio.

Entre eles, o Santander e o Itaú. Ao fim, o Itaú arrematou o negócio por R$700,00 milhões. Sendo, posteriormente, aprovado no CADE sem restrições.

Com a aquisição o Itaú buscou ganhos de sinergia empresarial, buscando adquirir a base de clientes de alta renda do Citi. Além disso, o Itaú viu a possibilidade de inserir a sua expertise no campo digital no Citi, tendo assim, ganhos de produtividade.

O Itaú, com uma posição de capital bastante confortável, viu nesta operação uma possibilidade de crescer de forma sustentável, e ampliar ainda mais sua posição no setor bancário brasileiro.

A aquisição ocorreu em meio à recessão econômica nacional, quando negócios costumam ser adquiridos a múltiplos muito atrativos. E é comum, nestes momentos, o apetite de grandes empresas por aquisições.

Kroton compra a Somos educação

A Kroton, gigante do setor educacional brasileiro, realizou a compra da Somos Educação. A aquisição se deu como parte do seu plano operacional para os próximos anos.

A companhia adquirida é, inclusive, uma empresa já listada em bolsa, e a Kroton pagou um prêmio expressivo em relação à cotação das ações da empresa.

A companhia viu na Somos uma oportunidade de expandir a sua atuação no setor de educação básica. Este segmento, inclusive, costuma apresentar boas margens de lucratividade.

Além disso, a Kroton busca diminuir, com a aquisição, a sua exposição ao FIES, o que é um fator de críticas em relação à à empresa.

A empresa estima ganhos de sinergias de até R$300.,00 milhões com a aquisição, o que justifica o prêmio pago em relação às ações da Somos Educação.

Conclusão sobre sinergias

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É possível concluir, com os exemplos citados ao longo do texto, que as companhias – inclusive aquelas listadas em bolsa – atualmente, seguem implantando, com sucesso, as sinergias aproveitáveis em diversos negócios complementares, de forma a criar um modelo de negócios completo, pois pode ofertar muito dos produtos e serviços necessários para o dia a dia das pessoas através do seu modelo de operação.

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Tiago Reis
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