CDCA: entenda o que é e saiba como investir nessa modalidade

No mercado financeiro existem alguns tipos de investimentos que ainda são pouco conhecidos entre os investidores muito por conta da sua baixa liquidez. Esse é o caso do CDCA.
O CDCA é um título de renda fixa que pode ser adquirido mercado de balcão da Bolsa de Valores.
O que é o CDCA?
CDCA é a sigla de Certificado de Direitos Creditórios do Agronegócio que é um título de crédito que pode ser emitido por cooperativas rurais, produtores ou até mesmo por empresas ligadas à agricultura ou pecuária.
Esse título foi criado pelo governo federal no final de 2004 e é atrelado a direitos creditórios ligados a todos negócios da cadeia produtiva do agronegócio.
Minicurso: Investindo no Tesouro Direto
Inscreva-se no nosso minicurso gratuito e aprenda os principais conceitos sobre o Tesouro Direto para quem quer começar a investir!
Mesmo sendo emitido por cooperativas agropecuárias ou até mesmo por empresas de pequeno porte, a custódia dos direitos creditórios precisa ser feita por uma instituição financeira.
Além disso, o Certificado de Crédito do Agronegócio precisa também ser registrado na B3.
Como investir em CDCA?
O CDCA é um investimento de renda fixa que é atrelado a direitos creditórios do agronegócio.
Ele possui uma boa rentabilidade por conta da percepção de risco que é oferecida ao emissor. A sua aquisição pode ser feita no mercado balcão visto que ele é registrado na B3.
A sua emissão permite que as empresas ligadas ao agronegócio captem crédito de médio e curto prazo, para investir nas suas atividades no período de entre safra.
Além disso, a emissão desses títulos permite que os produtores tenham acesso a taxa de juros mais competitivas quando comparado a um empréstimo bancário por exemplo.
Quais são as vantagens de se investir em CDCA?
O CDCA é um investimento de renda fixa atrelado ao CDI. No entanto, ele pode usar outros indexadores de acordo com a escolha da empresa emissora ou da aceitação do mercado.
Sendo assim, em alguns casos é possível encontrar CDCA atrelados ao dólar ou até mesmo à inflação.
Além da boa rentabilidade apresentada quando comparado a outros investimentos de renda fixa, o CDCA é também isento de imposto de renda e IOF.
Sem contar que o emissor pode deduzir o título da base de cálculo do Imposto de Renda.
Quer aprender a investir em dividendos? Então baixe agora mesmo o nosso E-book “Investindo em dividendos”.
Por que há pouca procura por esse tipo de título?
Embora seja um investimento atrativo, é possível notar uma baixa procura pelo CDCA.
Alguns argumentam que ele é pouco divulgado pelos agentes financeiros por conta da sua baixa liquidez.
Ou seja, ao adquirir um título CDCA é preciso esperar até a data do seu vencimento, diferente de alguns produtos de renda fixa que contam com melhor liquidez.
Além disso, as próprias empresas ligadas a atividades agrícolas desconhecem essa forma de obtenção de recursos. E muitas vezes, deixam de emitir o título por isso.
E como eles são pouco divulgados pelos agentes financeiros, mesmo quando são emitidos possuem uma baixa procura no mercado de ações.
Foi possível entender o que é o CDCA? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe essa notícia com seus amigos nas redes sociais.