Acesso Rápido

    CDCA: entenda o que é e saiba como investir nessa modalidade

    CDCA: entenda o que é e saiba como investir nessa modalidade

    No mercado financeiro existem alguns tipos de investimentos que ainda são pouco conhecidos entre os investidores muito por conta da sua baixa liquidez. Esse é o caso do CDCA.

    O CDCA é um título de renda fixa que pode ser adquirido mercado de balcão da Bolsa de Valores.

    O que é o CDCA?

    CDCA é a sigla de Certificado de Direitos Creditórios do Agronegócio que é um título de crédito que pode ser emitido por cooperativas rurais, produtores ou até mesmo por empresas ligadas à agricultura ou pecuária.

    Esse título foi criado pelo governo federal no final de 2004 e é atrelado a direitos creditórios ligados a todos negócios da cadeia produtiva do agronegócio.

    Minicurso: Investindo no Tesouro Direto

    Inscreva-se no nosso minicurso gratuito e aprenda os principais conceitos sobre o Tesouro Direto para quem quer começar a investir!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Mesmo sendo emitido por cooperativas agropecuárias ou até mesmo por empresas de pequeno porte, a custódia dos direitos creditórios precisa ser feita por uma instituição financeira.

    Além disso, o Certificado de Crédito do Agronegócio precisa também ser registrado na B3.

    Como investir em CDCA?

    O CDCA é um investimento de renda fixa que é atrelado a direitos creditórios do agronegócio.

    Ele possui uma boa rentabilidade por conta da percepção de risco que é oferecida ao emissor. A sua aquisição pode ser feita no mercado balcão visto que ele é registrado na B3.

    A sua emissão permite que as empresas ligadas ao agronegócio captem crédito de médio e curto prazo, para investir nas suas atividades no período de entre safra.

    Além disso, a emissão desses títulos permite que os produtores tenham acesso a taxa de juros mais competitivas quando comparado a um empréstimo bancário por exemplo.

    Quais são as vantagens de se investir em CDCA?

    O CDCA é um investimento de renda fixa atrelado ao CDI. No entanto, ele pode usar outros indexadores de acordo com a escolha da empresa emissora ou da aceitação do mercado.

    Sendo assim, em alguns casos é possível encontrar CDCA atrelados ao dólar ou até mesmo à inflação.

    Além da boa rentabilidade apresentada quando comparado a outros investimentos de renda fixa, o CDCA é também isento de imposto de renda e IOF.

    Sem contar que o emissor pode deduzir o título da base de cálculo do Imposto de Renda.

    Quer aprender a investir em dividendos? Então baixe agora mesmo o nosso E-book “Investindo em dividendos”.

    Por que há pouca procura por esse tipo de título?

    Embora seja um investimento atrativo, é possível notar uma baixa procura pelo CDCA.

    Alguns argumentam que ele é pouco divulgado pelos agentes financeiros por conta da sua baixa liquidez.

    Ou seja, ao adquirir um título CDCA é preciso esperar até a data do seu vencimento, diferente de alguns produtos de renda fixa que contam com melhor liquidez.

    Além disso, as próprias empresas ligadas a atividades agrícolas desconhecem essa forma de obtenção de recursos. E muitas vezes, deixam de emitir o título por isso.

    E como eles são pouco divulgados pelos agentes financeiros, mesmo quando são emitidos possuem uma baixa procura no mercado de ações.

    Foi possível entender o que é o CDCA? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe essa notícia com seus amigos nas redes sociais.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *