Acesso Rápido

    Capital estrangeiro: Descubra os prós e contras da entrada deste capital

    Capital estrangeiro: Descubra os prós e contras da entrada deste capital

    Você sabe o que é capital estrangeiro?

    Capital estrangeiro, mais especificamente, a entrada deste no Brasil, é um tema que algumas vezes divide opiniões no campo da economia.

    O capital estrangeiro é todo aquele investimento que vem de fora do país. Seja ele feito por pessoas físicas ou pessoas jurídicas. Toda entrada de recurso estrangeiro deve ser registrada no Banco Central.

    Existem prós e contras que são elencados quando a discussão sobre os recursos estrangeiros é levantada. Ao longo deste artigo serão descritos os principais pontos a respeito deste assunto.

    Capital estrangeiro no Brasil

    Capital estrangeiroO Brasil, como país emergente, é de certa forma bastante dependente deste tipo de financiamento.

    Isto porque no Brasil as taxas de juros são muito altas. Enquanto que, no exterior, as taxas de juros são muito baixas.

    Assim, captar dinheiro no exterior é muito mais barato do que fazer o mesmo no Brasil.

    Por isso, o capital estrangeiro acaba sendo muitas vezes um opção óbvia de financiamento.

    As vantagens do capital estrangeiro

    As vantagens do capital estrangeiro no Brasil são bastante intuitivas.

    Mais investimentos significam uma maior geração de empregos para a população, que irá gerar mais renda, gerando mais desenvolvimento.

    Este ciclo, se bem desenvolvido, pode retroalimentar um caminho de sucesso para a economia.

    Fazendo, assim, com que o país se desenvolva e diminua a distância em relação aos países de primeiro mundo.

    Este ciclo se torna ainda mais virtuoso quando o lucro do empreendimento é reinvestido no país. Pois isto irá gerar mais empregos e iniciar um novo ciclo de desenvolvimento.

    Por isso, muitas pessoas ressaltam a importância de exigir que o capital seja reaplicado no Brasil. Por outro lado, tirar a liberdade do investidor estrangeiro de decidir o que fazer com o seu lucro pode desencorajar o investimento.

    Com o capital estrangeiro no Brasil também significa que existirão mais empresas no país. Mais empresas geram mais concorrência.

    Por sua vez, uma maior concorrência gera diminuição de preços, o que colabora com o aumento do bem-estar do consumidor. Este seria, portanto, mais um beneficio da entrada de recursos estrangeiros na economia.

    Por fim, um outro grande benefício é que alguns projetos podem sair do papel apenas com a entrada do investidor estrangeiro. Pois esses seriam rentáveis apenas com este tipo de financiamento. Lembre-se que a taxa de juros fora do país é muito mais baixa.

    Imagine, por exemplo, que um empresário tem um projeto com retorno estimado de 10% ao ano.

    Suponha que um investidor brasileiro consiga captar crédito com taxa de 12% ao ano. Este projeto, portanto, não é rentável no ponto de vista do investidor. Pois o custo de captação é maior que o retorno esperado.

    Porém, imagine que um investidor estrangeiro pode captar recursos com juros de 5% ao ano. O projeto, dessa forma, será rentável do ponto de vista deste investidor.

    Desvantagens do capital estrangeiro

    A principal desvantagem apontada por pessoas contrárias à entrada de recursos estrangeiros é que os lucros, ao serem remetidos ao exterior, inviabilizariam um maior desenvolvimento da economia Brasileira.

    Empregos ainda seriam criados, porém, boa parte do benefício da produção seria remetida para fora do Brasil.

    Um outro ponto algumas vezes elencado é que o capital estrangeiro criaria uma concorrência injusta em relação às empresas brasileiras. E que isto poderia ocasionar com que algumas empresas fechassem as suas portas.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    1 comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Edilson 15 de fevereiro de 2020

      O Brasil precisa se reorganiza especialmente por entende que paTESARACpor um período conhecido como TESARAC.
      O capital estrangeiro deve ser visto com bom olhos pois forca a economia brasileira a se readaptar(desenvolver /evoluir) e assim quebrar seu monipolio severo sobre o brasileiro

      Responder