Como fazer uma avaliação de empresas? Saiba mais sobre o valuation

A fim de se estudar e conhecer melhor as diversas companhias existentes no mercado, muitos investidores se utilizam da avaliação de empresas para se localizarem e terem ciência de quais ativos valem ou não a pena aplicar no âmbito de seus investimentos.

A avaliação de empresas consiste num estudo de vários fatores a fim de se chegar a um valor justo da ação de uma companhia.

O que é avaliação de empresas?

Avaliação de empresas são métodos usadas para identificar o valor real de uma empresa. Também chamada de valuation, a avaliação de uma empresa pode ser feita por diversos métodos diferentes, e dependendo da análise, pode resultar em valores que nem sempre são iguais.

VALUATION PRECIFICACAO DE ATIVOS

Os principais métodos de avaliação de empresas mais utilizados pelo mercado são os seguintes:

  • Avaliação por Valor Patrimonial;
  • Avaliação por Valor de Mercado;
  • Avaliação por Múltiplos;
  • Avaliação por Fluxo de Caixa Descontado.

Neste sentido, é importante que se destaque os principais pontos de cada uma dessas vertentes.

Avaliação de empresas por Valor Patrimonial (ou Contábil)

O Valor Patrimonial é o valor contábil dos ativos ou do Patrimônio Líquido da empresa que, normalmente, vem apresentado nos seus balanços trimestrais.

Para calculado, divide-se o valor do Patrimônio Líquido da companhia pela sua quantidade de ações.

Vantagem desse processo é a facilidade de calculá-lo, ao passo que sua desvantagem se faz no fato de o balanço ser uma fotografia momentânea da empresa, podendo não corresponder, fielmente, à realidade do empreendimento naquele momento e, dessa forma, não reflete o potencial de geração de caixa e nem os possíveis benefícios futuros que aquele negócio pode gerar.

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Avaliação de empresas por Valor de Mercado

Também conhecido como VWAP (Volume Weighted Average Price), é definido como sendo a média ponderada do preço das ações pelo seu volume negociado na bolsa de valores.

Nesse cálculo, é preciso se estipular uma janela de tempo (3 meses, 6 meses ou 1 ano, por exemplo) e calcular a média ponderada do preço das ações da empresa naquele período e dividir pelo volume.

As vantagens dessa metodologia é a sua praticidade e facilidade de ser calculado, e também a consideração da perspectiva do mercado sobre os fluxos de caixa futuros da companhia.

As suas desvantagens se fazem na limitação de ser utilizado apenas para empresas de capital aberto e ainda, para ações com alta liquidez, além de apresentar, também, muita variação de valores no curto prazo e considerar, ainda, a premissa de que o mercado precifica de maneira justa e coerente os ativos, o que sabemos que pode ser uma grande inverdade.

Avaliação de empresas por Múltiplos

Este modelo estima o valor de um ativo analisando-se a sua precificação de outros ativos comparáveis – normalmente empresas do mesmo segmento – em relação a uma variável comum.

As vantagens são a praticidade do método, a utilidade num universo de um grande número de empresas comparáveis e, ainda, a praticidade quando o preço médio do mercado está coerente.

Já as desvantagens são que a definição de empresas comparáveis é, normalmente, uma tarefa muito subjetiva, além de os valores também poderem ser manipuláveis.

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Avaliação de empresas por Fluxo de Caixa Descontado

Esse cálculo basicamente utiliza a projeção de todo o fluxo de caixas futuros da companhia e considera-os ao valor presente.

Suas vantagens se fazem devido a, normalmente, serem métodos que exigem dos analistas uma compreensão aprofundada dos negócios que estão avaliando, o que diminui o nível de amadorismo no estudo e, por conta disso, força os analistas a buscarem fundamentos sólidos a respeito das companhias.

As desvantagens é a alta demanda de tempo no seu desenvolvimento, além da consideração de pressupostos que, em muitas vezes, podem não condizer com a realidade naquele momento.

Qual o melhor método para avaliar uma empresa?

Apesar de serem diferentes entre si, essas quatro metodologias de valuation são complementares. Isto porque cada uma acaba por tender a se chegar até outra a fim de se confirmar algum resultado.

Por isso, é importante que o investidor compreenda muito bem todos esses processos de avaliação de empresas de modo que uma margem de segurança satisfatória possa ser estabelecida no âmbito de um investimento de longo prazo.

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    Tiago Reis
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