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    Como fazer uma avaliação de empresas? Saiba mais sobre o valuation

    Como fazer uma avaliação de empresas? Saiba mais sobre o valuation

    A fim de se estudar e conhecer melhor as diversas companhias existentes no mercado, muitos investidores se utilizam da avaliação de empresas para se localizarem e terem ciência de quais ativos valem ou não a pena aplicar no âmbito de seus investimentos.

    A avaliação de empresas consiste num estudo de vários fatores a fim de se chegar a um valor justo da ação de uma companhia.

    O que é avaliação de empresas?

    Avaliação de empresas são métodos usadas para identificar o valor real de uma empresa. Também chamada de valuation, a avaliação de uma empresa pode ser feita por diversos métodos diferentes, e dependendo da análise, pode resultar em valores que nem sempre são iguais.

    Os principais métodos de avaliação de empresas mais utilizados pelo mercado são os seguintes:

    • Avaliação por Valor Patrimonial;
    • Avaliação por Valor de Mercado;
    • Avaliação por Múltiplos;
    • Avaliação por Fluxo de Caixa Descontado.

    Neste sentido, é importante que se destaque os principais pontos de cada uma dessas vertentes.

    Avaliação de empresas por Valor Patrimonial (ou Contábil)

    O Valor Patrimonial é o valor contábil dos ativos ou do Patrimônio Líquido da empresa que, normalmente, vem apresentado nos seus balanços trimestrais.

    Para calculado, divide-se o valor do Patrimônio Líquido da companhia pela sua quantidade de ações.

    Vantagem desse processo é a facilidade de calculá-lo, ao passo que sua desvantagem se faz no fato de o balanço ser uma fotografia momentânea da empresa, podendo não corresponder, fielmente, à realidade do empreendimento naquele momento e, dessa forma, não reflete o potencial de geração de caixa e nem os possíveis benefícios futuros que aquele negócio pode gerar.

    Avaliação de empresas por Valor de Mercado

    Também conhecido como VWAP (Volume Weighted Average Price), é definido como sendo a média ponderada do preço das ações pelo seu volume negociado na bolsa de valores.

    Nesse cálculo, é preciso se estipular uma janela de tempo (3 meses, 6 meses ou 1 ano, por exemplo) e calcular a média ponderada do preço das ações da empresa naquele período e dividir pelo volume.

    As vantagens dessa metodologia é a sua praticidade e facilidade de ser calculado, e também a consideração da perspectiva do mercado sobre os fluxos de caixa futuros da companhia.

    As suas desvantagens se fazem na limitação de ser utilizado apenas para empresas de capital aberto e ainda, para ações com alta liquidez, além de apresentar, também, muita variação de valores no curto prazo e considerar, ainda, a premissa de que o mercado precifica de maneira justa e coerente os ativos, o que sabemos que pode ser uma grande inverdade.

    Avaliação de empresas por Múltiplos

    Este modelo estima o valor de um ativo analisando-se a sua precificação de outros ativos comparáveis – normalmente empresas do mesmo segmento – em relação a uma variável comum.

    As vantagens são a praticidade do método, a utilidade num universo de um grande número de empresas comparáveis e, ainda, a praticidade quando o preço médio do mercado está coerente.

    Já as desvantagens são que a definição de empresas comparáveis é, normalmente, uma tarefa muito subjetiva, além de os valores também poderem ser manipuláveis.

    Avaliação de empresas por Fluxo de Caixa Descontado

    Esse cálculo basicamente utiliza a projeção de todo o fluxo de caixas futuros da companhia e considera-os ao valor presente.

    Suas vantagens se fazem devido a, normalmente, serem métodos que exigem dos analistas uma compreensão aprofundada dos negócios que estão avaliando, o que diminui o nível de amadorismo no estudo e, por conta disso, força os analistas a buscarem fundamentos sólidos a respeito das companhias.

    As desvantagens é a alta demanda de tempo no seu desenvolvimento, além da consideração de pressupostos que, em muitas vezes, podem não condizer com a realidade naquele momento.

    Qual o melhor método para avaliar uma empresa?

    Apesar de serem diferentes entre si, essas quatro metodologias de valuation são complementares. Isto porque cada uma acaba por tender a se chegar até outra a fim de se confirmar algum resultado.

    Por isso, é importante que o investidor compreenda muito bem todos esses processos de avaliação de empresas de modo que uma margem de segurança satisfatória possa ser estabelecida no âmbito de um investimento de longo prazo.

    Tiago Reis
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