Acesso Rápido

    O que é Asset Allocation? Entenda como funciona essa estratégia

    O que é Asset Allocation? Entenda como funciona essa estratégia

    Algumas estratégias de investimentos são extremamente importantes para minimizar o risco de quem está querendo investir. Uma delas é Asset Allocation.

    Conhecer a estratégia Asset Allocation é importante para diminuir o risco do investimento e por consequência aumentar o patrimônio líquido do investidor.

    O que é Asset Allocation?

    Asset Allocation é uma estratégia de alocação de investimento que visa diversificar os investimentos entre ações, renda fixa, fundos de investimento imobiliário etc.

    A principal finalidade dessa estratégia é procurar obter o máximo retorno, minimizando o risco por meio da diversificação.

    No entanto, a estratégia Asset Allocation não possui uma fórmula pré-estabelecida visto que a diversificação de investimento segue o perfil de cada investidor.

    Como funciona a estratégia de Asset Allocation?

    A estratégia começa identificando o perfil do investidor, ou seja, se ele é mais arrojado, moderado ou conservador. Isso influenciará na escolha dos ativos.

    Após encontrar o perfil de investidor é formada a Asset mix que é a proporção que cada ativo terá dentro da carteira de investimentos, ou seja, a alocação de ativos.

    Por exemplo, em uma carteira para um investidor com perfil conservador haverá um peso maior de investimentos que costumam ter menor volatilidade, como a renda fixa.

    Já em uma carteira para investidores com perfil mais arrojado, haverá mais peso em ativos como ações e fundos imobiliários que costumam apresentar mais volatilidade no curto prazo mas costumam ser investimentos seguros para o longo prazo.

    Quais são as vantagens do Asset Allocation?

    A principal vantagem dessa estratégia para o investidor é que ela minimiza o risco do investimento.

    Há muitas formas de diversificar o portfólio de investimento, sendo que se pode calcular inclusive a correlação de ativos para evitar o risco.

    Ou seja, investir em ativos que historicamente se valorizam ou desvalorizam inversamente.

    Um desses exemplos é a bolsa de valores brasileira contra o dólar. Essas 2 opções historicamente tiveram uma correlação negativa, indicando que ter investimentos no brasil e investimentos em dólar tende a diminuir o risco da carteira.

    Quem faz a definição dessa estratégia?

    Normalmente as corretoras de valores, assim como os próprios bancos, possuem os gerentes de portfólio que constroem esse tipo de recomendação aos clientes.

    Essas corretoras realizam uma pesquisa de suitability antes de realizar esse tipo de recomendação ao investidor.

    Vale ressaltar que muitas vezes o próprio investidor pode realizar esses testes e organizar sua própria alocação de ativos.

    Como fazer a alocação de ativos?

    Para fazer a alocação de ativos em uma carteira de investimentos é preciso levar diversos aspectos em consideração, principalmente o risco que se pretende correr.

    Por exemplo, uma carteira de investimentos que tenha 90% dos ativos em ações e 10% dos ativos em renda fixa tende a ser mais volátil que uma carteira que tenha 50% dos ativos em ações e 50% de ativos em renda fixa.

    Vale ressaltar que mais importante que uma definição da alocação da carteira, é entender muito bem as características e os riscos de cada tipo de ativo.

    Um investidor que tem grande parte da sua carteira em renda variável e entende o funcionamento desse mercado, pode estar mais protegido que um investidor de renda fixa que não entende o funcionamento desses investimentos.

    Foi possível entender o que é a estratégia Asset Allocation? Então deixe o seu comentário e sua dúvida abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *