Acesso Rápido

    Ancord: saiba o papel dessa instituição e como tirar sua certificação

    Ancord: saiba o papel dessa instituição e como tirar sua certificação

    A ANCORD é uma associação criada para representar os profissionais do mercado financeiro e de capitais no Brasil. Desse modo, para se tornar um agente autônomo de investimento é necessário obter a certificação oferecida pela Ancord.

    Ou seja, quem deseja atuar no mercado financeiro com a distribuição de investimentos precisa saber o que é a ANCORD e como ser aprovado na prova.

    O que é a ANCORD?

    A ANCORD (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbios e Mercadorias) é uma associação que atua como reguladora e agregadora das entidades do mercado financeiro.

    Além disso, ela é responsável pelo controle e certificação dos agentes autônomos de investimento (AAI) que atuam no Brasil.

    Planilha de Controle de Investimentos

    Faça o controle completo das suas ações, FIIs e todos os seus investimentos com a nossa planilha gratuita de Controle de Investimentos!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Com o objetivo de desenvolver o mercado de capitais no país, a entidade oferece uma série de cursos e treinamentos relacionados ao mercado. Adicionalmente, oferece cursos preparatórios para os profissionais do setor em busca de certificações.

    Hoje, a associação é reconhecida como a principal entidade da indústria de intermediação do país. Por isso, representa desde Bancos e Corretoras de Câmbio até  Distribuidoras de Valores Mobiliários, empresas e pessoas físicas diversas.

    A ANCORD também é a única organização autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários  (CVM) a oferecer a certificação e credenciamento dos agentes autonomos de investimentos.

    A certificação para AAI é obrigatória para aqueles que desejam trabalhar como agente de investimentos junto a uma corretora de acordo com a Resolução nº2.838 de 2001 do Banco Central do Brasil (Bacen).

    Por fim, a ANCORD é protagonista na defesa dos interesses da indústria de intermediação junto aos órgãos reguladores e autorreguladores, autarquias e demais entidades.

    A associação possui comitês setoriais que se reúnem constantemente e debatem tendências, produtos, serviços e temas relevantes para os mercados financeiro e de capitais.

    Funções da ANCORD

    Ancord 1

    A ANCORD tem por objetivo reunir e incentivar as relações entre empresas e profissionais autorizados a atuar no mercado financeiro.

    Dessa forma, a entidade desempenha esse papel através das seguintes funções:

    • Defender os interesses das associadas perante entes públicos e privados, bem como colaborar com estes, sugerindo medidas de aperfeiçoamento e desenvolvimento dos mercados financeiro e de capitais;
    • Manter permanente contato com entidades como bolsas de valores, de mercadorias, de futuros, mercados de balcão organizados, câmaras de registros, de depósitos, entre outros. No intuito de fortalecer o mercado de capitais nacional;
    • Representar judicialmente as associadas em ações que versem sobre direitos coletivos, individuais e demais ações coletivas;
    • Apoiar as associadas por meio de assistência jurídica, contábil e técnica em temas ligados aos mercados financeiro, de capitais, de mercadorias e de câmbio, de forma geral, dentro de enfoques técnico, gerencial e comercial;
    • Estabelecer e promover a manutenção de padrões éticos nas relações, negociações e operações desenvolvidas nos mercados financeiro, de capitais, de câmbio e de mercadorias;
    • Realizar estudos e pesquisas de natureza técnica relacionados aos mercados financeiro, de capitais, de câmbio e de mercadorias com o objetivo de prestação de informações e de assessoramento aos associados;
    • Organizar, orientar, coordenar e realizar cursos e ou programas de ensino destinados à formação de técnicos e demais profissionais do mercados de capitais, bem como, para o público em geral;
    • Atuar como entidade certificadora e credenciadora de profissionais que exerçam atividades nos mercados financeiro, de capitais, de câmbio e de mercadorias. De modo a coordenar; elaborar e aplicar exames de certificação;
    • Manter e prover acesso aos associados à documentação de seu interesse, incluindo dados relativos a cadastros e registros exigidos pelos órgãos reguladores;
    • Manter um conselho de ética para receber, analisar e se necessário instruir e julgar denúncias que envolvam a conduta das associadas referentes às matérias relativas aos mercados financeiro e de capitais.

    O que é a certificação da ANCORD?

    A ANCORD é uma certificação necessária para quem deseja atuar como assessor de investimentos no Brasil.

    Em um contexto mais amplo, as certificações financeiras em geral são muito importantes para o mercado de capitais, pois atestam que um profissional pode atuar naquela área.

    As certificações financeiras são emitidas apenas para os habilitados em exames específicos que possuem questões de finanças, economia e investimentos.

    Sendo assim, ter bons conhecimentos sobre os temas tratados na prova facilitam muito na hora de conseguir a aprovação.

    Entretanto, vale lembrar que as certificações são exigidas somente para quem deseja trabalhar na área.

    Então, para aqueles que desejam entrar no mercado financeiro como investidor, não há a necessidade de nenhuma certificação financeira.

    O que faz um Agente Autônomo de Investimentos?

    Ancord 2

    O Agente Autônomo de Investimentos faz a intermediação entre a parte ofertante (corretoras de valores) e a parte demandante (clientes investidores).

    Também conhecido como corretor ou assessor, o AAI é o profissional que atua no atendimento e suporte de todas as operações que os clientes realizam.

    Portanto, é o AAI quem tira as dúvidas, explica as características de cada produto, cadastra os clientes, recebe ordens de negociação e transmite para o sistema da corretora de valores.

    Cabe ainda ao agente realizar a prospecção e captação de clientes.

    Para ser caracterizado como agente autônomo de investimentos, é obrigatório a habilitação na prova da ANCORD e o registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

    Isso é importante para assegurar que o agente está capacitado para exercer a função. Além de dar segurança ao investidor de que está confiando seus investimentos nas mãos de um profissional qualificado.

    Dentro desse contexto, os profissionais que atuam como agentes autônomos estão entre os mais interessados em conhecer bem a ANCORD.

    Isso porque, eles necessitam de aprovação da entidade para que possam exercer a profissão.

    Alguns dos requisitos básicos para atuar como um AAI são:

    • Conhecer profundamente o mercado;
    • Estar atualizado com as regras de investimento, os riscos e os retornos;
    • Conhecer o funcionamento de cada tipo de aplicação (incluindo desde ações até fundos de investimento, derivativos e fundos imobiliários, entre outros).

    Minicurso: Valuation e Precificação de Ativos

    Inscreva-se no nosso minicurso gratuito de Valuation e aprenda os principais conceitos sobre como avaliar ativos e empresas do jeito certo!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Quais são os requisitos para ter o certificado ANCORD?

    De acordo com o manual do candidato disponibilizado no site da ANCORD, é necessário o cumprimento dos seguintes requisitos para tirar a certificação:

    • Efetuar o pagamento da taxa de inscrição;
    • Ter o ensino médio completo;
    • Não ter antecedentes criminais;
    • Encontrar-se em pleno exercício dos direitos civis, sem qualquer processo que impeça o candidato de atuar no mercado financeiro;
    • Obter, pelo menos, 70% de acerto na prova;

    Como funciona a prova da ANCORD?

    Ancord 3

    A prova da ANCORD é obrigatória para quem quem deseja atuar no mercado financeiro.

    Isso porque, é por meio dela que o futuro agente autônomo consegue tirar a certificação que irá habilitá-lo para trabalhar no mercado financeiro por meio de uma corretora de valores.

    A inscrição é feita diretamente no site da ANCORD e, após o pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá selecionar o melhor local para a realização do exame.

    Atualmente a prova é aplicada pela FGV em mais de 150 locais em todo Brasil. Além da prova presencial, a partir do segundo semestre de 2020 o exame passou a ser aplicado de forma online.

    A prova é composta por 80 questões de múltipla escolha e deve ser realizada no prazo de até 2h30.

    Para ser aprovado, o candidato deve acertar, no mínimo, 70% do total de questões da prova, respeitado o mínimo de 50% de acertos nos seguintes temas:

    • Atividade do agente autônomo de investimento;
    • Ética profissional e aspetos comportamentais;
    • Lavagem de dinheiro;
    • Mercado de capitais;
    • Mercado de derivativo.

    Vale destacar que a prova é eletrônica, ainda que realizada na modalidade presencial. Além disso, pode ser aplicada em todo território nacional, conforme a disponibilidade de locais homologados pela Fundação Getúlio Vargas.

    E-book: Investir em Fundos de Investimento

    Baixe gratuitamente nosso ebook aprenda como escolher e investir nos melhores Fundos de Investimento do mercado.

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Conteúdo do exame ANCORD

    O exame da ANCORD é distribuído em 14 módulos que versam sobre os seguintes assuntos e número de questões:

    1. Economia, 2 questões;
    2. Matemática financeira, 4 questões;
    3. Clubes de investimentos, 2 questões;
    4. Sistema financeiro nacional, 3 questões;
    5. Instituições e Intermediadores Financeiros, 3 questões;
    6. Atividade do Agente Autônomo de Investimento, 12 questões;
    7. Administração de riscos, 4 questões;
    8. Fundos de investimentos, 4 questões;
    9. Securitização de recebíveis, 1 questão;
    10. Mercado de derivativos, 12 questões;
    11. Mercado de capitais, 20 questões;
    12. Lei nº 9.613/98; Circular BACEN 3461/09; 3654/13; Instrução CVM nº 301/99, 4 questões;
    13. Mercado Financeiro, 7 questões;
    14. Outros Fundos de Investimento Regulados pela Comissão de Valores Mobiliários, 2 questões.

    Preço da prova ANCORD

    O valor da inscrição, em 2020, é de R$ 460,00, sem possibilidade de reembolso ainda que em valor superior ou em duplicidade.

    Além disso, a ANCORD não aceita qualquer tipo de pedido de isenção de pagamento da inscrição.

    Agendamento da prova ANCORD

    Após se inscrever no site e pagar a taxa de inscrição, o candidato precisa realizar o agendamento da prova.

    Isso precisa ser feito no prazo de 60 dias a contar da data de inscrição.

    Vale lembrar que, se passado o prazo, a inscrição será cancelada e o candidato precisará fazer nova inscrição e pagar outro boleto.

    Aplicação da prova ANCORD

    A avaliação realizada na forma presencial será feita nos centro de testes, sendo monitorada pelos fiscais escolhidos pela FGV.

    Dessa forma, o candidato deverá comparecer no dia e horário definidos com 30 minutos de antecedência. Além disso, deverá estar munido de documento oficial de identidade, com foto, bem como ter a senha de acesso ao site da ANCORD/FGV.

    Uma vez que a identificação tenha sido feita, o candidato será encaminhado ao laboratório preparado para a aplicação da prova, onde será monitorado por um fiscal durante todo o exame.

    Vale destacar que a ANCORD autoriza a utilização de calculadora financeira. Porém, na modalidade de realização remota, não é necessário se deslocar até um centro de testes.

    Entretanto, para aqueles que optarem por realizar o exame em casa, uma estrutura mínima é exigida para que o candidato possa fazer a prova.

    Assim sendo, o candidato receberá por e-mail o link para o download da plataforma para realização da prova remota.

    A instalação deve ser feita, obrigatoriamente, com dois dias úteis de antecedência, caso contrário, o agendamento será cancelado.

    Assim como na prova presencial, o candidato deverá acessar a plataforma 30 minutos antes do exame.

    Outros requisitos necessários para a realização da prova em casa são:

    • Notebook com acesso à internet;
    • Sistema Operacional Windows 10;
    • Microfone;
    • Som habilitado;
    • Webcam embutida;

    Além de ambiente exclusivo, bem iluminado, sem a presença de terceiros.

    A ANCORD garante que esse método de aplicação do exame é extremamente seguro, pois, além da tecnologia desenvolvida, a prova é controlada por um fiscal.

    Resultado e aprovação

    Ancord 4

    O resultado provisório do exame será divulgado no site em até 7 dias corridos após a prova.

    Já o resultado definitivo, após interposição de recursos, sai em até 30 dias corridos após o exame.

    Emissão da certificação ANCORD

    Os candidatos habilitados na prova deverão acessar o site da ANCORD para solicitar o certificado, mediante o preenchimento da solicitação da emissão de certificado.

    Deverão também apresentar a carteira de identidade, CPF, certificado ou diploma  de conclusão do ensino médio ou equivalente e comprovante de endereço, através de cópias autenticadas. E-mail e telefone para contato também devem ser informados.

    Os documentos exigidos pela instituição deverão ser entregues pessoalmente ou por via postal, através de Sedex, para a ANCORD.

    É importante ressaltar que o candidato que não comprovar as exigências estabelecidas não receberá o certificado de habilitação. Logo, não poderá pleitear o credenciamento junto à ANCORD.

    Assim que for deferido o pedido de emissão de certificado, pela ANCORD, o certificado digital de aprovação no exame poderá ser gerado em formato PDF pelo candidato, no site da instituição.

    O prazo de validade do exame para obtenção do credenciamento junto a ANCORD é de 1 ano, contado a partir da data de divulgação do resultado do exame.

    Planilha de Controle de Investimentos

    Faça o controle completo das suas ações, FIIs e todos os seus investimentos com a nossa planilha gratuita de Controle de Investimentos!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Como se preparar para o exame da ANCORD?

    A principio, ler todo o regulamento e o manual do candidato é fundamental para entender quais são as regras do jogo.

    Aliás, o próprio manual a ANCORD disponibiliza algumas sugestões de bibliografias e endereços eletrônicos da legislação que cai na prova.

    De fato, há muito conteúdo a ser estudado, então a recomendação é que o candidato comece a se preparar para prova pelo menos 45 dias antes.

    Outra dica para quem não sabe por onde começar é buscar um curso preparatório para a certificação da ANCORD.

    Atualmente é possível encontrar uma série deles disponíveis na internet, que pode ser frequentado tanto na modalidade presencial quanto online.

    Para aqueles que optarem por estudar por conta própria, a dica é procurar sempre um material atualizado e de qualidade.

    Uma programação de estudos bem planejada também ajuda a chegar no dia da prova com o conteúdo na ponta da língua.

    Agora, independentemente de estudar por meio de curso preparatório ou sozinho, jamais desconsidere o poder do simulado da ANCORD.

    Isso porque, além de ele ajudar a fixar melhor os conceito estudados, prepara melhor o candidato para o momento de realização da prova.

    Por fim, para gerenciar melhor a ansiedade no dia da prova, procure marcar o exame na primeira hora do dia.

    Vale a pena tirar a certificação da ANCORD?

    Ancord 5

    Em primeiro lugar você precisa saber se tem interesse em trabalhar para uma corretora de valores, caso contrário não vale a pena.

    Por outro lado, para aqueles que desejam trabalhar como agente autônomo de investimentos, tirar a certificação ANCORD vale a pena sim.

    Sobretudo no atual cenário, onde o mercado de trabalho do AAI vem crescendo de maneira intensa.

    Para se ter uma ideia, em 2019 o país contava com 10.798 agentes autônomos de investimentos credenciados, segundo dados da CVM.

    Na época, os números representavam uma alta de 38,8% sobre 2018.

    Ao mesmo tempo, ao final de 2019, o número de investidores na Bolsa avançou 95% na comparação com 2018.

    Apesar de dobrar o número de investidores, a quantidade ainda é pequena visto que ao final de 2019 havia pouco mais de 1,5 milhão de pessoas investindo em renda variável, ou seja, menos de 1% da população.

    Por isso, além da ANCORD, existem outras instituições que regulam essas certificações financeiras.

    É o caso da ANBIMA por exemplo, responsável pela certificação mais comum do mercado financeiro: o CPA-10 e o CPA-20.

    Com a taxa Selic baixa, a tendência é de que mais pessoas comecem a investir na Bolsa de Valores.

    Muitas delas, por serem iniciantes, possuem pouco conhecimento sobre o mercado financeiro.

    Com todas essas questões em pauta, mercado de trabalho não falta, então vale a pena tirar a certificação ANCORD, desde que a pessoa tenha interesse em trabalhar no mercado financeiro.

    Ficou alguma dúvida sobre a ANCORD? Deixe nos comentários abaixo.

    Perguntas Frequentes sobre a ANCORD
    Quem pode fazer a prova da Ancord?

    Desde 2002 a Ancord é autorizada pela CVM a realizar o exame de certificação para agente autônomo de investimentos.
    Já Fundação Getulio Vargas (FGV) é a responsável pela aplicação, correção e divulgação dos resultados do exame.

    Quanto custa a prova da Ancord?

    O Conselho de Administração da ANCORD decidiu que, a partir de 01/01/2018, o valor da taxa de inscrição para realização do exame de certificação de agentes autônomos de investimentos será de R$ 460,00.

    Como tirar a Ancord?

    Inicialmente, o candidato precisa se inscrever no site da ANCORD e pagar a taxa de inscrição. Após essa etapa ele deverá realizar o agendamento da data da prova.
    Para tirar a certificação ANCORD é necessário ser aprovado no exame da Instituição.

    O que significa Ancord?

    ANCORD significa Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias.

    Quantas questões têm a prova da Ancord?

    A prova para obter a certificação da Ancord possui ao todo 80 questões objetivas de múltipla escolha com quatro alternativas, sendo apenas uma correta.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    2 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Adriana 11 de julho de 2019

      A Ancord faz cursos de capacitaçao?
      Gostaria fé fazer!

      Responder
      • Suno Research 30 de julho de 2019

        Existem várias empresas que fornecem cursos para quem quer obter uma certificação da ANCORD.

        Responder