XP (XPBR31) inicia transações com bitcoin e ether na sua plataforma, a Xtage

A XP Investimentos (XPBR31) começa a negociar bitcoin e ether em sua própria plataforma nesta segunda-feira (15). A holding de investimentos já havia anunciado em maio a novidade, chamada de Xtage.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Com parceria com a Nasdaq, a funcionalidade que permite comprar bitcoin na XP está agora disponível para a base de 500 mil clientes que tem conta digital na corretora. Isso pois, até então, a Xtage funcionava somente como teste.

A expectativa é de que a companhia tenha, até o fim de 2022, um total de 200 mi clientes na Xtage.

A plataforma, vale lembrar, surge em meio aos lançamentos de concorrentes – como o Mynt, do BTG Pactual (BPAC11), que também inicia negociações nesta segunda (15), ou Nubank Cripto (NUBR33) e a carteira digital do PicPay, que permite negociação de criptoativos.

Além disso, vem em um momento de aumento na desconfiança dos investidores acerca das corretoras tradicionais, especialmente após a crise da Celsisus Network e dos prejuízos bilionários de corretoras como a Coinbase (C2OI34).

“A XTAGE representa um marco importante na democratização do acesso ao mercado de ativos digitais no Brasil. Construída com base na tecnologia de negociação líder da Nasdaq, a plataforma da XP está posicionada de forma única para escalar com flexibilidade à medida que cresce e introduz novos produtos e serviços. Espera-se que a plataforma esteja operacional até o final do segundo trimestre”, diz o comunicado da corretora.

A plataforma de negociação está totalmente integrada ao ecossistema da XP Inc, visando “um processo sem atritos para investir” por meio dos serviços atuais.

Assim como os concorrentes, o leque de ativos – ainda restrito ao bitcoin e ao ether – deve ser expandido ao longo do tempo com o aumento do apetite dos investidores e as tendências de mercado.

Uma pesquisa interna da corretora revelou que cerca de 50% dos clientes já tinham alguma exposição ao setor e mais de 80% desejavam fazer as transações por meio da XP.

“Somos movidos por nossa missão de democratizar o acesso a investimentos, proporcionando aos investidores um portfólio ampliado e diversificado de produtos financeiros que estão na vanguarda da inovação global”, afirma Lucas Rabechini, Diretor de Produtos Financeiros da XP Inc.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

XP terá negociação 24h por dia

Assim como nas exchanges tradicionais, a XP permitirá negociações 24h por dia, com transações feitas em Reais. Além disso, os preços devem ser dados por formadores de mercado contratados para dar liquidez às negociações.

Dois anos atrás, a companhia já havia mirado entrar no setor, com a XDEX – que acabou sendo encerrada por conta do arcabouço regulatório. Desde lá, o legislativo brasileiro já aprovou medidas de regulamentação às criptomoedas.

Contudo, vale lembrar que a XDEX era ‘separada’ da XP, ao passo que a Xtage funcionará de forma totalmente integrada.

Roland Chai, vice-presidente executivo e chefe de tecnologia de infraestrutura de mercado da Nasdaq, afirma que a parceria com a Nasdaq para dar luz à plataforma “é um pilar fundamental em sua expansão para ativos digitais e abrirá novas oportunidades”.

“A criação da XTAGE representa um grande marco no avanço do mercado de ativos digitais e em nossa capacidade de oferecer aos investidores maior acesso ao ecossistema emergente. Por meio da parceria tecnológica com a Nasdaq, estamos confiantes de que a XP operará em um mercado de capitais inovador e robusto infraestrutura”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião