Weg (WEGE3): XP contraria tese de ‘ação cara’ e recomenda compra

Mesmo após uma queda de 30% nos últimos seis meses, uma fatia relevante do mercado ainda aponta a Weg (WEGE3) como uma ação ‘cara’, próxima do seu preço justo. Estaria pouco atrativa, com remota perspectiva de alta. Os analistas da XP Investimentos, contudo, deram um parecer ‘contra a maré’, afirmando que as ações da Weg não estão caras. Recomendam compra para os papéis.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

“Embora uma contração dos múltiplos deva ser razoável após o aumento recente das taxas de juros, não vemos os níveis atuais de valuation refletindo as fortes perspectivas de crescimento e spreads de retorno da Weg, quando comparado às tendências recentes. Reforçamos nossa visão positiva em relação à ação da Weg, vendo a empresa como um raro alinhamento de crescimento e retorno”, dizem os analistas.

A recomendação de compra tem como preço-alvo R$ 45 por ação, praticamente o dobro da cotação atual do papel WEGE3.

Os analistas veem múltiplos atrativos considerando:

  • Altas expectativas de crescimento, dado o sólido posicionamento da empresa em mercados em expansão (“Esperamos que os lucros de 2022-25 cresçam em um CAGR [crescimento composto] de cerca de 19%”, diz a XP)
  • Altos retornos sustentáveis ​​(retorno sobre o patrimônio líquido, ou ROE (Retorno sobre o patrimônio), em 2022 de cerca de 26% vs. um custo de capital próprio de cerca de 13%)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Além disso, os analistas Lucas Laghi e Pedro Bruno destacam a recente contração dos múltiplos da WEG como excessiva, dado o consenso atual indicando um preço por lucro de 24,7x ante um pico de 65x.

Múltiplos atuais não refletem ‘spread forte’ da Weg

Segundo a casa, isso ocorre porque o múltiplo é visto em função de dois fatores principais: o crescimento dos lucros nos próximos anos e os spreads de retorno (a diferença entre o retorno sobre o patrimônio líquido da empresa e seu custo de capital próprio).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

“Enquanto o custo do capital próprio também reflete fatores macroeconômicos relacionados ao ambiente de risco em que a empresa está imersa (como taxas de juros de longo prazo), o crescimento e os retornos aparecem como variáveis ​​relacionadas aos fundamentos de uma empresa”, ressaltam os analistas.

Dito isso, a XP enxerga “que o atual múltiplo PEG (Índice de Crescimento de Ganho de preço) da WEG de 1,8x não reflete o forte spread de retorno atual da empresa quando comparado às tendências histórica”.

“Nesse sentido, vemos nosso preço-alvo de R$ 45/ação, refletindo melhor o raro alinhamento de crescimento e retorno que esperamos para a empresa”, concluem os analistas sobre a Weg.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião