Venda de veículos cresce 10,2% em janeiro, segundo Anfavea

A venda de veículos no Brasil cresceu 10,2% em janeiro de 2019 e o volume de licenciamentos chegou a 199,8 mil unidades. Foi o melhor mês de janeiro desde 2015 para o mercado. Os números são da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

“Teríamos ultrapassado as 200 mil unidades não fosse o feriado [do aniversário da cidade] de São Paulo”, disse o presidente da Anfavea, Antonio Megale. A associação divulgou os dados nesta quarta (6). A boa oferta de crédito para automóveis e caminhões fez o mercado de veículos manter o ritmo de crescimento em 2019. O ano começou com uma média diária acima de 9 mil licenciamentos, de acordo com Megale. Esse volume, segundo ele, não era alcançado há alguns anos.

O mercado de caminhões também teve um crescimento expressivo. O volume de licenciamentos em janeiro aumentou 53,2% na comparação com o mesmo mês de 2018.

“A melhora na economia tem feito com que o mercado de caminhões se reative”, declarou Marco Saltini, vice-presidente da Anfavea para a área de caminhões. Ele disse também que o mercado de ônibus se encontra aquecido.

Saiba mais: Exportação de veículos cai frente a crise argentina

Saiba mais: Inflação na Argentina é a segunda maior do continente em 2018

Produção e a crise argentina

Da mesma forma que em dezembro, a indústria de veículos no Brasil sofreu grande impacto em razão da crise na Argentina. O volume produzido pelas montadoras recuou 10% em janeiro, em relação ao mesmo mês de 2018. A produção foi de 196,7 mil unidades.

A redução no ritmo das linhas de carros foi uma das responsáveis pela baixa. Apesar disso, a produção de caminhos cresceu 1,6%. Megale disse que o resultado da produção em janeiro ficou em linha com o mercado interno. “Mas teria sido melhor se tivéssemos exportado mais”, declarou.

Em dezembro passado, a produção automobilística caiu 23,5% em comparação com o mesmo período de 2017. O impacto não poderia ser diferente. As exportações para a Argentina representam aproximadamente 75% no total dos embarques do setor automotivo brasileiro.

Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião