Exportação de veículos cai frente a crise argentina

A produção automobilística caiu 23,5% no último mês em território brasileiro. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) explica que resultado é decorrente da crise argentina que refletiu no Brasil.

Segundo o presidente da Anfavea, Antônio Megale, a associação prevê queda de 8,6% nas exportações desse ano, apontando que a indústria se prepara para um novo ciclo.

As exportações para a Argentina representam aproximadamente 75% no total do setor automotivo. Em setembro, houve uma queda para 50%. Sendo que as vendas de veículos caíram para 35%, aproximadamente, em comparação ao mesmo mês em 2017.

Em um cenário em que o dólar está em alta as exportações são prejudicadas também. “A pior coisa no dólar é a volatilidade. Trouxe alguma preocupação na importação de peças e não teve um grande impacto positivo nas exportações”, afirma Megale.

No que diz respeito as vendas deste ano, a expectativa da associação é que as eleições não tenham impacto sobre o número. Contudo, as vendas no mercado nacional dependem da oferta de crédito, porém Megale está otimista com o cenário.

Comparando setembro de 2017 a produção caiu 6,3%. Com o resultado, o acumulado de janeiro a setembro, o volume de produção foi de 2,19 milhões de unidades, 10,5% acima do total montado no mesmo período do ano passado.

Paulo Jaschke

Compartilhe sua opinião