Vale (VALE3) está entre as ações do Ibovespa que mais caíram em julho; Veja a lista

O Ibovespa, principal índice de ações no Brasil, encerrou julho com uma valorização mensal de 4,69%, a 103.164 pontos. A pontuação máxima do mês foi de 103.389 pontos, já a mínima foi de 95.267 pontos.

Recessão ajuda bolsas nos EUA; entenda!

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Essa foi maior variação mensal positiva do Ibovespa desde março de 2022, quando se teve uma alta de 6,06%. O índice recuperou uma parcela de suas perdas de junho, quando registrou uma queda mensal relevante de 11,50%.

A cotação do Ibovespa também voltou a terminar o mês acima dos 100 mil pontos, sobretudo pela melhor performance de algumas ações brasileiras com peso relevante ao índice, como a Petrobras (PETR4).

Exceto pelo mês de junho, o valor do Ibovespa está em seu menor fechamento mensal desde dezembro de 2021.

Com isso, o mercado viu uma recuperação parcial das ações de empresas varejistas e também de crescimento. Porém, as companhias ligadas às commodities metálicas, como minério de ferro, e as aéreas apresentaram desempenhos mais negativos.

A queda das ações da Vale (VALE3) foi fez com que a empresa figurasse entre as principais baixas do Ibovespa no mês, puxando o índice para baixo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Ações do Ibovespa que mais caíram em julho

Das ações do Ibovespa com as maiores quedas no mês de julho se inclui a Qualicorp, com uma desvalorização de 11,66%, liderando as perdas mensais. Importante destacar que a empresa já acumulou quatro baixas seguidas no cenário mensal. Na segunda posição ficou a Bradespar, que caiu 10,94%.

A CSN Mineração também ficou entre os principais destaques de baixa em julho, com uma variação de -9,33%. Além disso, as ações da Vale caíram 8,89%, impulsionando o Ibovespa para baixo. Enquanto isso, a Gol se desvalorizou 7,83%, se colocando na quinta posição.

As maiores quedas do Ibovespa em julho foram:

  1. Qualicorp (QUAL3): -11,66%
  2. Bradespar (BRAP4): -10,94%
  3. CSN Mineração (CMIN3): -9,33%
  4. Vale (VALE3): -8,89%
  5. Gol (GOLL4): -7,83%

O que impulsionou as maiores quedas de julho?

A maior queda do Ibovespa no mês de julho foi uma empresa do setor de saúde, a Qualicorp. Alguns analistas do mercado financeiro apontam que as tendências de resultados mais fracos de empresas do setor podem ter continuidade, sobretudo por conta da inflação e de custos de capitais mais altos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

O Banco Citi diz que as operadoras de planos de saúde estariam com maior pressão sobre sua sinistralidade, sobretudo com o retorno dos procedimentos eletivos, assim como uma piora no número de casos de síndrome respiratória, mesmo que as tendências comerciais sejam positivas.

Além disso, as ações de mineradoras ou empresas relacionadas ao setor, estiveram entre as principais quedas do Ibovespa do mês de julho, incluindo Bradespar, que é uma holding da Vale, CSN Mineração e a própria Vale.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Mesmo com o preço do minério de ferro tendo encerrado o período com uma baixa de apenas 5,08%, cotado a US$ 114 a tonelada, inferior a alta acumulada até 19 de julho, que foi de quase 20%, o cenário de volatilidade do segmento foi uma das razões que levaram as ações de mineradoras a terminar o mês em queda.

No entanto, o mercado de minério de ferro continua volátil, dependendo de mais notícias que vierem da China, havendo alternância entre dias de baixa com as sinalizações de permanência de medidas de combate da Covid-19, assim como iniciativas governamentais com o intuito de estímulo econômico, que poderiam levar a uma alta.

Além disso, as ações da Gol acabaram sendo impactadas pela alta no preço das passagens, assim como o aumento dos custos, que continuam influenciando no setor, mesmo com a demanda se recuperando. Outro fator foi que a empresa registrou uma baixa de 7,83% em seu resultado no mês de julho.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

João Vitor Jacintho

Compartilhe sua opinião