Uber desembolsa US$ 19 milhões em assistência a motoristas

A Uber Technologies Inc. informou nesta quinta-feira (21) que gastou US$ 19 milhões (cerca de R$ 106 milhões) em medidas de auxílio a motoristas e entregadores durante a crise causada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19).

A companhia de transporte privado despendeu o valor em meados do mês de maio com a assistência financeira direta de duas semanas a um total de 48.892 motoristas e entregadores. A Uber publicou em seu site que a assistência chegou, em todo o mundo, a essas pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus ou estavam seguindo o regime de quarentena, pois apresentavam condições preexistentes que poderiam colocá-las em risco maior pela covid-19 .

Segundo a empresa, a quantia foi paga a 12.350 motoristas e entregadores nos Estados Unidos e no Canadá, onde a Uber possui o maior mercado e cerca de 1,3 milhão de motoristas cadastrados  na plataforma.

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De acordo com o programa anunciado no último mês março, os motoristas estadunidenses receberam quase US$ 650 em média. Os valores dos pagamentos, no entanto, variaram em função da localidade, enquanto a Uber limitava o pagamento máximo por cidade e calculava o auxílio com base nos ganhos anteriores do motoristas.

O porta-voz da empresa ainda comunicou que a procura pelo apoio também varia conforme o país e sua rede de segurança social. A Uber informou que a assistência financeira foi concedida em todos as mais de 70 nações onde opera, porém não preferiu não fornecer maiores detalhes sobre os pagamentos realizados em outros países.

Uber fornece EPIs a motoristas e entregadores

Além do auxílio, a companhia de tecnologia providenciou equipamentos de proteção individual (EPIs) aos motoristas e entregadores cadastrados na plataformas, como forma de aumentar a segurança no trabalho.

De acordo com a Uber, foi alocado um valor de US$ 50 milhões para o fornecimento desses equipamentos em todo o mundo. Dessa forma, segundo a empresa, foram atendidas 450.00 motoristas e entregadores até o momento da divulgação.

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Além disso, a companhia lançou o COVID Resources Hub, uma plataforma onde estão reunidas as últimas informações e suporte para a pandemia do novo coronavírus.

“A disseminação do COVID-19 tem sido difícil para todos, mas tem sido particularmente difícil para pessoas que dirigem e fazem entregas com empresas como a nossa. Muitos desses trabalhadores independentes estão prestando serviços cruciais durante esta crise – desde levar trabalhadores essenciais a seus empregos, até entregar comida para as pessoas em casa. A Uber lançou várias novas iniciativas para apoiá-las enquanto elas apoiam nossas comunidades”, comunicou a empresa.

Arthur Guimarães

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