Trump assina novo acordo comercial entre EUA-México-Canadá

O presidente estadunidense Donald Trump assinou, na última quarta-feira (29), o acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA, a sigla em em inglês). Com isso, o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta) será substituído.

A renegociação do antigo acordo comercial era uma das promessas-chave da campanha de Trump. O mandatário disse que o acordo privava trabalhadores norte-americanos de conseguirem empregos.

O presidente dos EUA afirmou que “esta é uma vitória colossal de nossos agricultores, pecuaristas, funcionários de companhias de energia e de fábricas, e de todos os trabalhadores americanos nos 50 estados”.

Saiba mais: Trump sobre OMC: Entidade precisa de mudanças “drásticas”

O novo acordo cria padrões mais sólidos para os benefícios do pacto com tarifas diferenciadas. Com isso, existirá a obrigatoriedade de que a maioria dos produtos no acordo sejam fabricados na América do Norte. Além disso, os trabalhadores de fábricas que estão inclusas no acordo deverão ganhar ao menos US$ 16 por hora.

O novo pacto USMCA deve entrar em vigor ainda neste ano. E provavelmente terá efeitos sobre montadoras de automóveis oriundas do Japão, já que muitas tem suas operações fabris no México, com o intuito de se beneficiarem do Nafta.

Trump isenta Brasil de aumento de tarifas

O presidente dos EUA assinou, na última sexta-feira (24), um documento sobre aumento de tarifas em produtos derivados de aço e alumínio. Entretanto, o mandatário afirmou que alguns países estão isentos dos impostos, como o Brasil.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

As tarifas sobre os produtos de aço serão elevadas em 25% e sobre o alumínio em 10%. Segundo o mandatário, o aumento tem como objetivo aumentar a produção do país norte-americano. Os impostos vão entrar em vigor no dia 8 de fevereiro de 2020.

“Os produtores estrangeiros desses artigos derivados aumentaram os envios desses artigos para os EUA, a fim de contornar os impostos sobre artigos de alumínio e artigos de aço”,  salientou Trump ao assinar o documento.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião