Totvs (TOTS3) pode ir à Justiça por Linx (LINX3) e mostra ata da reunião

A Totvs (TOTS3) informou nesta segunda-feira (17) que pretende ir à Justiça pela Linx (LINX3) e diz se manter confiante na proposta apresentada, assim como no valor que pode gerar para ambas as companhias.

Nesse sentido, a Totvs reforçou sua intenção de apurar, pelos meios legais, a legalidade do ônus e a lesão ao interesse e à soberania dos acionistas da Linx, “indevidamente usurpada pela administração, que criou a inusitada situação em que, malgrado a rejeição de uma proposta aos acionistas, como consensualmente entendida, tal proposta rejeitada imporia efeitos altamente onerosos para os mesmos acionistas”.

Para a companhia, isso representa uma violação dos termos da lei societária, em vista da busca para estabelecer uma “inexistente” distinção entre entre o benefício particular, onde haveria impedimento de voto, e a deliberação tomada pelos mesmos beneficiários sobre a incorporação.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“Cabe aos acionistas e aos órgãos regulatórios decidirem se a deliberação proposta consulta aos interesses da companhia e aos interesses gerais, sem prejuízo do questionamento judicial posterior e da apuração das responsabilidades”, acrescentou a empresa.

Totvs se diz “surpresa”

A Totvs ainda se disse surpreendida pela entendimento manifestado de que as negociações mantidas entre os executivos das duas companhias, com vistas à apresentação de uma proposta cuja urgência foi solicitada e combinada para após a divulgação de resultados, tenha sido vista como “ausência de expectativa ou elemento concreto”.

A empresa ainda comunicou que o argumento “infundado” serviu para que, depois das tratativas serem levadas ao conselho de administração da Linx, não se buscasse dar continuidade às negociações, alegando procura do que valor para os acionistas.

E publicou a ata da reunião, argumentando que as conversas entre as administrações das duas companhias contesta o argumento.

Linx diz que fez contato com Totvs sem elemento de proposta

Mais cedo nesta segunda-feira, a Linx comunicou que executivos da empresa de softwares tiveram contatos preliminares com a Totvs , porém qualquer proposta ainda estaria em estudos preliminares e demoraria semanas para ser apresentada.

A Totvs divulgou, na última sexta-feira (17), uma oferta para união dos negócios com a Linx, após esta anunciar acordo vinculante com a StoneCo apenas uma semana antes. A Totvs chegou que já haveriam “entendimentos vinham sendo mantidos” com a empresa e que uma oferta seria feita no dia 11.

“Esclarecemos, primeiramente, que a presente proposta foi preparada para apresentação a V.Sas. no dia 11 de agosto p.p., após a divulgação dos resultados do segundo trimestre pela Linx, conforme entendimentos que vinham sendo mantidos com o vice-presidente do conselho de administração e diretor presidente da companhia, quando fomos surpreendidos pela suspensão da publicação dos resultados e pelos fatos relevantes publicados no curso e após o pregão, que davam conta de que a Linx já teria contratado outra combinação de negócios com a StoneCo Ltd., preferindo não tomar conhecimento do que tínhamos a apresentar”, comunicou a Totvs.

Linx se diz “surpreendida”

Em resposta, a Linx se disse “surpreendida” com o trecho divulgado e que, quando o seu conselho de administração aprovou a oferta da Stone no dia 10, “não havia qualquer expectativa ou elemento concreto a respeito de uma eventual proposta da Totvs” que justificasse levar o tema ao conhecimento da gerência.

A Linx ainda ressaltou que os conselheiros independentes avaliarão a oferta da empresa, porém afirmou ter notificado a Totvs para que “interrompa imediatamente a utilização sem autorização da marca da Linx em suas divulgações”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião