Tesla (TSLA34): Elon Musk anuncia robôs no lugar de trabalhadores em tarefas repetitivas

Elon Musk, o dono da Tesla (TSLA34), anunciou que a empresa terá robôs no lugar de alguns trabalhadores. O empresário disse que as máquinas serão utilizadas em tarefas repetitivas ou perigosas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

“A Tesla é a maior empresa de robótica do mundo. Temos, por exemplo, carros que são robôs semi-sensíveis sobre rodas. Portanto, faz algum sentido colocar mais equipamentos no formato humanoide”, acrescentou Musk.

As “tarefas chatas” designadas por Musk, que devem ser feitas pelos robôs, incluem trabalhos de esforço manual ou atividades como ir a um supermercado próximo. Ainda não há previsão de lançamento ou mesmo exibição prática do projeto da Tesla.

O modelo apresentado pelo CEO da Tesla em uma conferência tem 1,72 metro de altura e pesa 55 kg. Com a sua capacidade mecânica, consegue carregar cerca de um terço do próprio peso. No rosto, há uma tela embutida que exibe informações para facilitar a configuração.

O movimento de automatização é compatível com a cultura corporativa da Tesla, que disputa com demais gigantes americanas uma corrida tecnológica. Periodicamente são anunciadas novas máquinas do gênero.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

A mudança de paradigma, prevê Musk, é irreversível e não terá riscos. O executivo lembrou que um robô, chamado de Tesla Bot, terá mãos com cinco dedos e “enxergará” em preto e branco, podendo ser desligado em caso de acidente ou emergência.

“Espero que isso nunca aconteça, mas nunca se sabe”, brincou. O robô terá também câmeras e um “computador de bordo” baseados no sistema de piloto automático da própria Tesla.

A máquina deverá vir com um conjunto de câmeras e sensores que alimentam uma rede neural que se autodesenvolve.

Entrada do robô traz mais empregos em outras áreas

Musk pretende ter um corpo técnico suficiente para impulsionar o lançamento.

“Desenvolva a próxima geração de automação, como um robô humanoide bípede de uso geral, capaz de realizar tarefas inseguras, repetitivas ou chatas”, diz um anúncio de emprego em seu site.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

“Estamos procurando engenheiros mecânicos, elétricos, de controles e de software para nos ajudar a alavancar nossa experiência em inteligência artificial, além de nossa frota de veículos”, diz outro.

Tesla está sendo investigada por piloto automático

A automatização vista no robô recém-anunciado também é o motivo de preocupação de Musk. Sua companhia está na mira das autoridades judiciais dos EUA.

O Senado dos Estados Unidos quer abrir investigação na Tesla por meio da Comissão Federal de Comércio (FTC, pela sigla em inglês). A razão: “possíveis práticas enganosas de marketing” sobre o piloto automático. Na segunda (16), reguladores de segurança automotiva revelaram estar examinando o desempenho do Autopilot, depois de um histórico de acidentes ocorridos desde 2018 que envolvem veículos da Tesla equipados com o recurso.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião