Suno FIC FIA segue descolando do Ibovespa e entrega 43% de performance

O Suno FIC FIA, fundo de ações da Suno Asset, entregou uma performance notável durante o quarto trimestre de 2023, com ganho de 11,7%, além de ter somado 37% de alta em 2023, ante 22% do Ibovespa. Com isso, desde que o fundo nasceu, em meados de junho de 2022, a performance acumulada chega a 43%, ante 34% do índice no mesmo período.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Conforme a casa, a performance do Suno FIC FIA reflete “o respeito pelos ditames da efetiva diversificação de ativos selecionados com base nos preceitos do Value Investing, estratégia de longo prazo que tem em Warren Buffett e Charlie Munger dois grandes baluartes”.

Além disso, a gestora de recursos reitera que as alocações racionais em meio a um ano turbulento – especialmente com muitos ruídos vindos de Brasília – foram suficientes para entregar um bom retorno aos cotistas.

“Podemos afirmar que nossa leitura do momento foi correta e por isso fomos premiados com um novo pico de valorização do fundo, em parte porque não expressamos nossa confiança apenas em grandes empresas de qualidade inquestionável, mas também no amadurecimento da nossa democracia”, destaca a casa.

Performance acumulada do Suno FIC FIA
Performance acumulada do Suno FIC FIA

A gestão relembra que ao fim de 2022 o mercado estava precificando momentos de turbulência e incertezas com o resultado das eleições, o que poderia resultar em retrocessos em relação à influência do governo federal nas grandes estatais, além da pressão no Planalto sobre o Banco Central (BC) por uma queda artificial de juros – que se verificou no início do ano, mas não resultou nenhuma mudança, dada a independência da autoridade monetária.

“Algo semelhante foi visto nas diretorias das empresas estatais, cujos estatutos resultantes do período de saneamento da sangria de recursos em meados da década de 2010 se mostraram eficazes até o momento, restringindo a atuação de novos diretores e conselheiros indicados por critério mais políticos do que técnicos”, relembra a Suno Asset.

“Do ponto de vista do equilíbrio necessário entre os três poderes da República, o Poder Executivo já não tem tanta força como tinha há vinte anos. Agora, a necessidade de negociar constantemente com representantes do Poder Legislativo aumentou”, prossegue.

Os gestores ainda chamam atenção para o fato de que os papéis decisivos dos senadores e deputados federais também se destacaram, com suas bancadas suplantando o fator de bússola dos antigos partidos políticos, em termos de votação em bloco de projetos importantes.

O que esperar do Suno FIC FIA em 2024

Para este ano, a casa mantém uma postura cautelosamente otimista, na toada do bull market dos últimos meses e da renovação das máximas históricas do Ibovespa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“A diminuição da Selic tem impulsionado a migração de investidores pessoa física da renda fixa para a renda variável, incluindo a categoria de ações, refletindo positivamente no fluxo de recursos para fundos como o nosso. Adicionalmente, observamos um aumento no valuation das empresas devido à redução das taxas de desconto, influenciadas pela diminuição das taxas de juros futuros dos títulos públicos“, observa a Suno Asset.

Além disso, a expectativa é de que no âmbito microeconômico 2024 seja “excelente”.

“Nossos investimentos no setor agro continuam executando estratégias de crescimento orgânico, com a estabilidade nos preços da soja reduzindo o risco de fluxo de caixa. Acreditamos que ainda há um desconto significativo nos múltiplos do setor”, acrescenta.

Fundo global da Suno também bate indicador, o S&P

No acumulado de 2023, o fundo de ações global da Suno – o Suno Global Equities – também mostrou um desempenho que descolou para cima do seu índice de referência, o S&P (em moeda local)

A casa entregou 23% de performance em 2023, ante uma rentabilidade de 15% do S&P. Desde o início do fundo, em meados de dezembro de 2022, a performance beira os 20%, ao passo que o índice de ações dos EUA apresentou 9% de rentabilidade na moeda local.

Ou seja, assim como o Suno FIC FIA, o fundo de ações global mostra uma geração de alfa substancial, com performance acima da média.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião