S&P 500 engata alta após divulgação do PIB norte-americano

O S&P 500 opera em alta na manhã desta quinta-feira (29), engatando uma tendência positiva após a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos no segundo trimestre.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Por volta das 11h, o S&P 500 subia 0,41%, para 4.406,20 pontos. A Nasdaq, por sua vez, avançava 0,38%, para 15.014,20 pontos. Os investidores inverteram a mão e agora mostram-se mais otimistas com a recuperação econômica estadunidense. Mais cedo, o mercado futuro operava em baixa.

A economia dos Estados Unidos cresceu à taxa anualizada de 6,5% no período entre abril e junho deste ano, de acordo com a primeira leitura do indicador, divulgada nesta quinta. Agora, a economia já está no mesmo patamar do pré-pandemia.

Os dados divulgados pelo Departamento do Comércio mostram que os gastos do consumidor foram fortes no segundo trimestre, por mais que o avanço geral tenha ficado abaixo das expectativas do mercado.

Além disso, o Departamento do Trabalho informou que na semana encerrada no último sábado (24), foram registrados 400 mil pedidos de seguro-desemprego no país, seguindo a tendência de baixa das últimas semanas.

Esses dados vem à tona após a reunião do Federal Reserve (Fed) nos últimos dois dias. Como esperado, a autoridade monetária decidiu manter a taxa de juros básica na banda entre 0% e 0,25%.

O BC norte-americano, contudo, já entende que o momento em que poderão discutir a diminuição de compra de títulos está se aproximando, pois ainda há um caminho a percorrer de recuperação. Além disso, o Fed criou dois programas de “auxílio aos mercados monetários”.

“As incertezas na China foram reduzidas, ao passo que dados econômicos na Europa foram positivos e as perspectivas para novos balanços corporativos são positivas”, diz o economista Roberto Padovani, do Banco BV. “Após a fala de Jerome Powell, o mercado entendeu que o ambiente de liquidez nos mercados deve continuar.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

S&P 500 e as bolsas internacionais

Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 11h10:

Julho caminha para ser mais um mês positivo para os mercados internacionais, por mais que os investidores mantenham-se atentos às variantes da Covid-19. O S&P 500 e as bolsas, entretanto, ainda digerem o desdobramento das pressões inflacionárias norte-americanas e a recuperação econômica global.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião