Fed lança dois programas de ‘auxílio aos mercados monetários’

O Federal Reserve (Fed) anunciou, nesta quarta-feira (28), o estabelecimento de dois programas de acordos de recompra de ativos (repo).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Um deles, segundo o Fed, é um instrumento doméstico permanente (SRF, na sigla em inglês), e o outro um instrumento de repo para autoridades monetárias do exterior e internacionais (FIMA, na sigla em inglês).

“Esses instrumentos servirão como auxílio aos mercados monetários para apoiar a efetiva implementação da política monetária e o funcionamento adequado do mercado”, diz o BC, em comunicado à parte de sua decisão de hoje de manter os juros.

No âmbito do SRF, o Fed realizará operações diárias de repo no overnight contra Treasuries, títulos de dívida de agências e ativos lastreados em hipotecas, com tamanho máximo da operação de US$ 500 bilhões, diz a nota.

O juro mínimo para a oferta para os repos no instrumento será inicialmente de 25 pontos-base, “um pouco acima do nível geral das taxas de juros do overnight”, detalha.

Fed trabalha com instituições em busca de estabilidade dos mercados

Já no FIMA, o Banco Central norte-americano entrará em acordos de recompra no overnight conforme for necessário com instituições oficiais estrangeiras, “contra suas carteiras de Treasuries mantidos sob custódia no Fed de Nova York”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

A taxa inicialmente também será de 25 pontos-base, com limite de US$ 60 bilhões por contraparte. Ao criar uma fonte temporária de liquidez em dólar para os detentores de contas no FIMA, o instrumento pode ajudar a lidar com pressões nos mercados globais de financiamento em dólar

Com isso, o instrumento ameniza os impactos dessas pressões no mercado financeiro dos Estados Unidos, segundo a autoridade monetária central em comunicado.

Nesta quarta, o Fed decidiu, por unanimidade, manter a taxa básica de juros da economia na banda entre 0% e 0,25%. Os integrantes do BC disseram que “não parece adequado por ora” subir a taxa de juros.

(Com informações do Estadão Conteúdo)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião