Saque PIX será lançado no final do primeiro semestre, diz coluna

O Saque PIX, sistema que permite saques de dinheiro em espécie usando o PIX, será lançado pelo Banco Central no final deste semestre, segundo informações de coluna da revista Veja. A inovação sobre saques já havia sido divulgada, mas sem uma previsão exata sobre a data de lançamento.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

Segundo informações reveladas pelo Banco Central no ano passado, o plano é permitir que o PIX não permita apenas transferências e pagamentos instantâneos, mas também o saque em espécie em lojas físicas de redes varejistas – que não fazem parte do sistema bancário.

Atualmente, apenas bancos e lotéricas operam este tipo de serviço. Uma das vantagens do Saque PIX será facilitar a vida dos moradores de cidades menores, onde existe uma quantidade mais reduzida de bancos e lotéricas. Além disso, a mudança permitirá que bancos escolham melhor onde ficarão seus postos de saque, que são muito visados por criminosos.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Confira como deverá funcionar o saque PIX

Confira o passo a passo da nova funcionalidade:

  • O usuário irá até o caixa de uma loja varejista, onde informará o valor que deseja sacar.
  • O responsável pelo atendimento vai gerar um QR Code do PIX, que será lido pelo celular do usuário.
  • Depois dessa operação, o cliente poderá receber o valor pedido em espécie.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Uma das inovações recentes em relação ao PIX foi a possibilidade de os usuários conectarem as listas de contato de seus celulares à ferramenta. A mudança é válida desde 1º de abril.

Outra novidade que entrou em funcionamento no PIX em abril é a possibilidade de os usuários, em caso de mudança no nome, solicitarem alteração das informações, como nome completo, nome empresarial e título do estabelecimento, sem a necessidade de excluir e registrar novamente a chave. Para o Banco Central, isso vai facilitar por exemplo, o ajuste quando uma pessoa alterar o nome após o casamento ou uma empresa alterar o nome fantasia do estabelecimento.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Natalia Gómez

Compartilhe sua opinião