Renault estaria negociando laços com a Fiat Chrysler, segundo jornal

A montadora francesa Fiat Chrysler Automobiles (FAC) está negociando a possibilidade de criar laços com a Renault SA. As informações são do “Financial Times”.

De acordo com o jornal, ainda é cedo para dizer que as negociações entre a Fiat Chrysler e a Renault resultariam em uma fusão. Contudo, as empresas tem focado na cooperação entre as montadoras.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O motivo das negociações entre a Fiat Chrysler e a Renault seria a união de forças para lidar com desafios estruturais que o mercado global de automotivos deve vir a encarar.

Ainda conforme o jornal, um acordo poderia fazer com que a Fiat Chrysler se juntasse à Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi no futuro.

Também neste sábado, o presidente do Conselho de Administração da Renault, Jean-Dominique Senard, afirmou que a companhia, a Nissan e a Mitsubishi devem discutir a fusão mais para frente.

Ex-CEO da Renault discutia fusão com Fiat Chrysler

O ex presidente da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, e ex-CEO das duas primeiras montadoras da aliança, Carlos Ghosn, mantinha conversas referentes à fusão da Renault com a Fiat Chrysler. Isto há dois ou três anos atrás. Contudo, na época, o governo da França não apoiava a fusão.

Carlos Ghosn, foi preso em 19 de novembro de 2018, preventivamente. Sob as acusações:

  • Sonegação de renda;
  • Transferência de prejuízos pessoais para a Nissan;
  • Uso pessoal de imóveis comprados pela Nissan.

Foi solto sob fiança em 6 de março deste ano. Em 3 de março, o brasileiro foi preso novamente. Em 24 de abril, o executivo foi solto, e permanece nesse estado.

Saiba mais – Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi deve mudar, diz ministro francês

Histórico profissional de Ghosn

Confira abaixo os principais pontos do histórico profissional do primeiro homem a tornar-se presidente-executivo de mais de uma montadora de carros, simultaneamente:

  • 1999: a aliança Renault-Nissan nascia, com a fabricante francesa adquirindo 36,8% da montadora japonesa. Na época, a Nissan tinha dívida na casa dos US$ 20 bilhões. Ghosn chegou na multinacional nesse momento. Em seu currículo, já havia a passagem de 18 anos na Michelin, e o recente auxílio às atividades sul-americanas da Renault.
  • 2001: foi nomeado presidente-executivo da companhia, após utilizar suas habilidades em cortar custos. Em pouquíssimo tempo, o executivo transformou a Nissan, que estava à beira da falência, em uma companhia de vendas anuais na casa dos 100 bilhões de euros.
  • 2005: o então presidente da Nissan passou também a controlar a parceira francesa Renault. Esse foi o momento no qual se consagrou como a única pessoa na história a assumir a presidência de duas montadoras simultaneamente.
  • 2008: Ghosn foi nomeado presidente e diretor-executivo da Nissan.
  • 2009: desta vez, foi nomeado também presidente e diretor-executivo da Renault.
  • 2016: a Nissan completou a aquisição controladora de 34% na Mitsubishi Motors. Dessa forma, Ghosn tornou-se presidente da Mitsubishi além de seus postos nas outras montadoras.
Amanda Gushiken

Compartilhe sua opinião