Bolsonaro decidirá reforma da Previdência na semana que vem, diz Onyx

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou nesta quarta-feira (09) que planeja apresentar na próxima semana um novo projeto completo de reforma da Previdência. A apresentação ocorrerá em conjunto com o ministro da Economia Paulo Guedes, ao presidente da República Jair Bolsonaro.

Em entrevista à rádio Jovem Pan, Onyx explicou que a intenção do governo é apresentar pacote único da reforma da Previdência ao Congresso. Deste modo, o País não precisará discutir novamente a reforma nos próximos 20 a 30 anos.

Assim, os ministros afastam-se a ideia de uma reforma fatiada, como Bolsonaro havia sugerido.

Saiba mais – Bolsonaro diz que reforma da Previdência pode ser fatiada 

Saiba mais – Reforma da Previdência: confira quais são os cenários para 2019 

Capitalização

De acordo com Onyx, a reforma tem o intuito de recuperar o sistema atual e criar um novo regime de capitalização para as futuras gerações.

“Nós vamos consertar esse navio que todos nós estamos dentro chamado Previdência, que está com o casco furado, temos que dar condição de que esse navio continue flutuando e navegando, para poder atender a aposentadoria de milhões de pessoas… e nós queremos criar um sistema novo para as futuras gerações”, afirmou Onyx à Rádio.

Segundo o ministro da Casa Civil, a criação de um novo regime de capitalização terá como benefício o estímulo à poupança interna brasileira, que impactaria positivamente no PIB.

Saiba mais – Proposta da reforma da Previdência terá capitalização, diz Guedes 

“O Brasil hoje tem uma poupança interna na ordem de 15,5 por cento do seu PIB, o desejado é que tivesse algo em torno de 20 por cento, e no dia que a gente atingir esse patamar o Brasil tem condição de crescer sustentavelmente 3 por cento ao ano no mínimo, inclusive em anos ruins”, disse o ministro.

Além de responder acerca da reforma da Previdência, Onyx anunciou que o presidente está considerando a possibilidade de ter um porta-voz. No momento, a tendência é que o presidente decida por ter um um.

Amanda Gushiken

Compartilhe sua opinião