Bolsonaro diz que reforma da Previdência pode ser fatiada

O presidente eleito Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (04) que a reforma da Previdência será fatiada. Assim, em um primeiro momento, o setor público será o primeiro a ser impactado pela reforma.

Segundo Bolsonaro, a primeira medida de implantação da reforma da Previdência no setor público será a adoção de idade mínima para o recebimento dos benefícios. Desta forma, será mais fácil de ser aprovada.

Saiba mais – Governo Bolsonaro anuncia fim do Ministério do Trabalho 

“Então a ideia é por aí, começar pela idade, atacarmos os privilégios e tocar essa pauta para frente. A Previdência é uma realidade, ela cresce ano após ano e não podemos deixar o Brasil chegar à situação que chegou a Grécia para tomar uma providência”, disse o presidente eleito.

Propostas

No atual regime previdenciário, o funcionário pode se aposentar sem idade mínima preestabelecida, apenas a contribuição mínima de 35 anos para homens, e 30 anos para mulheres.

Já na modalidade que exige idade mínima, a idade é 60 anos para as mulheres e 65 para os homens. Também é necessário que o funcionário tenha 15 anos de contribuição.

Parada no Congresso Nacional, a proposta de reforma da Previdência do presidente da República, Michel Temer, propõe idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens.

O presidente eleito encontrou-se com parlamentares do MDB e do PRB na tarde de ontem. Em entrevista coletiva no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Bolsonaro afirmou que, em grande parte, os parlamentares se mostraram dispostos a aprovar as propostas de seu governo.

Saiba mais – Bolsonaro terá reuniões com parlamentares do MDB, PRB, PR e PSDB

“Nós buscamos é o entendimento. É o que eu tenho falado para eles, posso não saber a fórmula do sucesso, mas do fracasso é essa que foi usada até o momento, é distribuir ministérios, bancos para partidos políticos, isso não deu certo”, declarou Bolsonaro.

Amanda Gushiken

Compartilhe sua opinião