Do Banco do Brasil (BBAS3) à B3 (B3SA3): quais bancos e instituições financeiras aumentarão dividendos em 2024?

Segundo as projeções da XP, somente alguns players dentre bancos e instituições financeiras devem aumentar seu patamar de distribuição de dividendos em 2024.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

A casa espera que players como o Banco do Brasil (BBAS3) mostrem certa estabilidade nos dividendos, mantendo o dividend yield (DY) na casa dos 10%.

Por outro lado, o Bradesco (BBDC4) deve mostrar 4,7% de dividend yield no ano que vem, reduzindo seu patamar atual na casa dos 6%.

Segundo os especialistas, Santander (SANB11), Itaú (ITUB4) e B3 (B3SA3) devem aumentar suas distribuições de proventos.

No caso do Santander, a expectativa é de que o banco salte de 1,7% para 3,5% em termos de yield. Enquanto isso o Itaú deve elevar de 3,2% para 5,1%.

Por fim, a B3 deve aumentar seus dividendos para um yield de 7,4%, ao passo que as ações ficam na casa dos 5% de yield no momento atual.

Outros bancos digitais e fintechs devem seguir sem pagar proventos aos seus acionistas, incluindo Nubank (ROXO34), Inter (INBR32) e Méliuz (CASH3).

“A primeira das quatro aspirações do Santander é ser o maior banco no Brasil em geração de valor aos acionistas. Em linha com esse objetivo, o Santander pretende remunerar seus acionistas com a distribuição de 50% de seu lucro líquido anual, ajustado e apurado de acordo com as normas brasileiras contábeis”, diz a casa sobre o Santander.

“Tal percentual é superior ao mínimo determinado pela legislação, que são 25% dos ganhos. Tendo isso em mente, projetamos para o final de 2023 um payout de 50% e dividend yield de 4%”, completa

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Já o Itaú figura como o ‘banco favorito’ dos analistas da casa.

Segundo a XP, o Itaú tem grandes vantagens ao ‘combinar o cíclico e estrutural e aproveitar o melhor dos dois mundo’.

“Com isso, mantemos uma perspectiva positiva para as perspectivas da empresa, e seu valuation abaixo da média histórica reforça nossa convicção de que se trata da nossa preferência no setor”, disseram os especialistas em um relatório recente.

Banco do Brasil seguirá com dividendos na casa dos 10%

Conforme as projeções da casa, os dividendos do Banco do Brasil devem somar 10,4% de dividend yield (DY) em 2024.

Atualmente, conforme dados do Status Invest, as ações BBAS3 mostram um DY de 9,8%.

Isso porque as ações do Banco do Brasil deram direito a R$ 4,5951 em proventos por ação no acumulado dos últimos 12 meses.

“Nas ações do setor bancário é muito comum vermos pagamentos de dividendos e JCP expressivos como forma de remunerar o acionista. Para as ações do Banco do Brasil, essa dinâmica se mantém”, diz a XP.

“No início do ano a companhia divulgou que irá distribuir 40% do seu lucro através do payout, remunerando seus acionista pelo pagamento de dividendos e/ou JCP. Para 2023, projetamos um payout ainda maior de 45% podendo atingir 12% de dividend yield”, completa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião