BC tem projeto para que PIX faça transferências a outros países

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto reafirmou nesta sexta-feira (14) que há um projeto para que o PIX possa ser usado para realizar transferências para outros países, no futuro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Ao participar de uma palestra no Latin America Disruptive Tech Founders & CEO Virtual Summit 2021, promovido pelo Bank of America, o dirigente afirmou que “temos um projeto para que, no futuro, o PIX possa fazer transferências para outros países, mas dependemos do avanço nas discussões sobre o lançamento de moedas digitais por outros bancos centrais”.

Campos neto reforçou que a autoridade monetária central está avançando na discussão sobre uma moeda digital, mas destacou a importância de que os bancos centrais atuem de maneira integrada para que essas diferentes moedas possam ser negociadas entre diversos países.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Além disso, vale lembrar que no início dessa semana, o chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC, Carlos Eduardo Brandt, afirmou que o Pix Saque e Troco devem ser lançados em agosto desse ano.

Na última segunda-feira (10) o Banco Central colocou em consulta pública as regras para as duas novas funcionalidades do sistema de pagamentos. Até o dia 9 de junho, a autarquia estará recebendo pela internet sugestões na consulta pública, inclusive em relação aos limites propostos.

Pix Troco e Pix Saque

Por meio dos serviços de saque e troco, será possível aos usuários do sistema de pagamentos do BC sacar recursos em estabelecimentos comerciais ou prestadores de serviços, o que amplia as opções às agências bancárias e aos caixas eletrônicos.

Brandt afirmou ainda que o cronograma do sistema de pagamentos prevê o lançamento de mais serviços em 2021 e 2022.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“Daqui a alguns dias entra o Pix Cobrança com Vencimento. Até o fim do ano, tem o iniciador de pagamento no Pix, que vem no projeto de Open Banking“, citou Brandt, em referência ao sistema de compartilhamento de dados de clientes entre instituições financeiras. “Pix por Aproximação chega até o fim do ano também.”

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião