PMI da Zona do Euro chega ao maior nível em cinco meses

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro subiu de 47,8 em novembro para 49,3 em dezembro. Os dados são de pesquisa final divulgada nesta quarta-feira (4) pela S&P Global. Com essa nova alta, o PMI da região chega ao maior nível em cinco meses.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

O PMI Composto da Zona do Euro é um índice que engloba os setores industrial e de serviços.

O número definitivo de dezembro também ficou acima da leitura preliminar, de 48,8.

O PMI de serviços da zona do euro, por sua vez, avançou de 48,5 para 49,8 no mesmo período, tocando o maior patamar em quatro meses e também superando a estimativa inicial, de 49,1.

Os PMIs abaixo da barreira de 50, no entanto, indicam que a atividade econômica no bloco permanece em contração.

PMI da Alemanha

O PMI de serviços da Alemanha subiu de 46,1 em novembro para 49,2 em dezembro, atingindo o maior nível em cinco meses.

A leitura definitiva de dezembro ficou levemente acima da estimativa prévia e da projeção de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, de 49 em ambos os casos.

O resultado abaixo de 50, no entanto, indica que a atividade no setor de serviços alemão permaneceu em contração no mês passado, ainda que em ritmo mais contido do que em novembro.

O PMI composto alemão, que engloba serviços e indústria, avançou de 46,3 para 49 no mesmo período, tocando o maior patamar em seis meses. O dado final também ficou acima da estimativa inicial, de 48,9.

França também mostra avanço

A França também contou com a divulgação dos seus PMIs nesta quarta (4). O País europeu mostrou alta para 49,1 no PMI Composto, acima dos 48,0 de expectativa do mercado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/11/1420x240-Banner-Materias-1-Consultoria.png

O PMI do Setor de Serviços, por sua vez, subiu para 49,5, ante projeções de 48,1.

Agenda Econômica

Além da divulgação dos indicadores dos PMIs da Europa, feita pouco antes das 6h (horário de Brasília), a agenda econômica desta quarta-feira (4) conta com a divulgação do PMI Industrial ISM dos Estados Unidos às 12h. Às 16h, serão divulgadas as Atas da Reunião do FOMC (Federal Open Market Committee, o órgão vinculado ao Fed que altera a taxa de juros dos EUA).

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião