Pix pode chegar ao exterior em 2022 ou 2023, diz Pinho de Mello

Segundo o diretor de Organização do Sistema Financeiro do Banco Central (BC), João Manoel Pinho de Mello, a autoridade monetária central do País está avaliando a possibilidade de permitir transferências internacionais por meio do Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos. Segundo ele, em declaração dada na última terça-feira (6), esse processo pode entrar em funcionamento entre “2022 e 2023”.

O diretor pontuou que o maior prazo para o lançamento do Pix se deve, por um lado, à priorização dada pelo Banco Central a outros recursos ligados à ferramenta, como os possíveis saques através do comércio varejista. Ele, por outro lado, diz que fará mais sentido permitir o funcionamento internacional a partir do momento em que a nova legislação cambial, que está sendo analisada pelo Congresso, for aprovada.

“Dada a agenda abrangente, a internacionalização do Pix fica para depois. E também faz sentido ter a internacionalização do Pix após a lei cambial”, disse Pinho de Mello, em evento virtual de lançamento das coletâneas “Fintechs, Bancos Digitais e Meios de Pagamento”, promovido por Focaccia Amaral Lamonica (FAS) Advogados.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Junto a Pinho de Mello, o diretor de Regulação do BC, Otavio Ribeiro Damaso, também disse que a legislação cambial brasileira “é muito antiga, arcaica”. Para ele, a aprovação no Congresso abrirá espaço para o Brasil “enfim poder fazer uma regulação mais flexível, alinhada aos tempos modernos”. “Hoje, a legislação cambial atrapalha muito o fluxo internacional”, frisou o diretor.

10 milhões de chaves já foram registradas no Pix

O Banco Central comunicou, na última terça-feira, o Pix já superou a marca de 10 milhões de chaves registradas. De acordo com publicação da autoridade monetária, em sua conta oficial no Twitter, foram registradas 10.148.629 chaves do Pix no sistema, aberto apenas na última segunda-feira (20).

O cadastro para utilização do novo meio de pagamento da autarquia federal exige informações como número de telefone celular, CPF, CNPJ ou e-mail.

O Pix deve entrar em funcionamento no dia 16 de novembro. O BC estima mudar a forma com que as pessoas realizam o pagamento de contas e fazem compras, eliminando a necessidade de dinheiro ou cartão. A plataforma trará vantagens como usar o número de celular, por exemplo, para fazer uma transferência sem precisar recorrer a todas as informações exigidas atualmente para a realização de uma remessa de recursos. Também será possível sacar dinheiro em uma loja sem precisar ir ao caixa eletrônico.

Com informações do Estadão Conteúdo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião